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As melhores ferramentas para automação de mídias sociais

automação de mídias sociais

Convenhamos que gerenciar a rede social da empresa não é nada fácil. E, se ela tiver mais de um para administrar, para diferentes marcas, só piora. Para não nos confundir, temos que estar bem atento e focados. Mas, mesmo assim, acabamos trocando algumas informações. Ainda mais com o Instagram, que não permite que sejam postagens pelo desktop. Por isso, você tem que conhecer a automação de mídias sociais.

Com este tipo de serviço, sua vida vai ficar muito mais fácil, e bem menos complicada. Ainda não conhece? Bom, está mais de na hora de você saber tudo sobre essas ferramentas, que auxiliam – e muito – nossas vidas. Confira!

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Redes Sociais

Segundo o estudo feito pelo Hootsuite e We Are Social, o Brasil é o terceiro país a passar mais tempo conectado. Em média, o brasileiro passa 9 horas do seu dia na internet. Fica atrás apenas da Tailândia e das Filipinas. Somente nas redes sociais, são mais de três horas, em média, de conexão diária. 

Os dados de 2019, retirados do relatório Comscore, mostrou que dos países da América Latina, o Brasil é o mais conectado. São quase 88% da população acessando as redes sociais, como YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, Linkedln, Pinterest e Snapchat. Em segundo lugar vem a Argentina com 83%, e depois o México com 80%.

O relatório mostrou também que a faixa etária que está mais conectada são adultos com mais de 45 anos, representando 27%. Logo depois, vêm as pessoas entres 25 a 34 anos, com 25%.

Além disso, a maioria dos acessos à todas as redes sociais se dá através do celular. São mais de 68 milhões de brasileiros se conectando. Já em relação aos conteúdos pagos, o Brasil também lidera na América Latina, com 38% das publicações. Seguido pelo México com 26%, Argentina e Chile empatados com 20%.

Das redes sociais com maior engajamento, vemos o Instagram, com 74% dos conteúdos. Em segundo lugar, o Facebook, com 21%, e em terceiro o Twitter, com apenas 5%. Porém, a rede social mais usada pelo brasileiro é o YouTube, seguido pelo Facebook, WhatsApp e Instagram. Na comparação com o mundo, o Facebook lidera, seguido pelo YouTube e WhatsApp. O Instagram aparece em sexto lugar.

São tão importantes para nossas vidas, que tanto as eleições brasileiras, quanto as americanas, foram muito influenciadas por elas. Utilizando anúncios pagos, direcionados a cada perfil de usuário. Esse é uma das polêmicas do Facebook, e você pode ler mais aqui.

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O que é automação de mídias sociais?

Com base nesses dados, já fica claro para a empresa, de qualquer ramo, a importância de estar nas redes sociais hoje em dia. Vemos que o brasileiro gosta e está muito engajamento com elas, e dessa maneira, sua marca encontrará novos clientes, expandindo o negócio.

Claro que para cada segmento, seu público estará mais em uma rede do que em outra. Por exemplo, para uma agência de turismo, estar no Instagram é fundamental, já que essa é uma mídia que se vende por fotos. E, esse é justamente o caso de uma viagem.

Por isso, pessoas que trabalham na área de marketing, ou redes sociais, dependem muito da automação de mídias sociais. Mas, o que são? Bem, conheça tudo agora!

São ferramentas que auxiliam a produção, publicação e análise de todos os dados, de todas as redes sociais que você trabalha. Elas facilitam a vida do profissional, realizando determinadas tarefas automaticamente.

Dessa forma, a automação de mídias sociais consegue realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. E, o melhor, para clientes e redes diferentes. Isso ajuda e simplifica muito a rotina de agências de marketing. Sobrando mais tempo para o que importa: pensar em novas estratégias, e olhar com mais cuidado para seu cliente.

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Melhores ferramentas de automação de mídias sociais

mLabs

É uma das ferramentas de automação de mídias sociais mais conhecidas. É capaz de gerenciar as redes sociais de até 10 marcas diferentes. Com o mLabs, você consegue gerar relatórios completos, filtrados por plataformas diferentes, ou nas datas que preferir.

O dashboard se apresenta de forma bem simples e intuitiva, onde você conecta as contas da empresa. Dessa forma, o site irá mostrar como estão os números naquela semana, mês, semestre ou ano. Além disso, você pode publicar ou agendar qualquer tipo de conteúdo.

Com essa ferramenta é possível acessar todos os comentários e mensagens que a marca recebeu. Assim, você consegue gerenciar tudo num mesmo lugar. É uma plataforma paga.

O mLabs tem planos de R$ 12,90 por mês para uma conta e de até R$548,25 por mês para 50 contas.

Following Like 

Uma ferramenta onde você pode conectar várias redes sociais, como Facebook, Instagram, Google +, Tumblr, Pinterest, Linkedln, etc. Além disso, é possível agendar, publicar imediatamente, compartilhar, comentar e seguir em quaisquer uma das mídias.

Essa ferramenta tem mais opções, como publicar até em grupos do Facebook. Ela tem planos de uma conta, cinco ou ilimitado. Sendo assim, é uma ferramenta paga.

O preço dos planos varia de US$ 66 ate US$ 163, porém esse valor é por rede social, variando com a quantidade de contas diferentes.

Hootsuite 

Assim como as outras, você pode gerenciar mais de uma conta com essa ferramenta. Seu diferencial é ter um recurso de retorno de investimento, analisando as métricas que deram certo ou não. 

Também traz gráficos e a possibilidade de gerenciar mensagens das redes sociais. Além de, claro, publicar a agendar conteúdos. Também é uma ferramenta paga.

Você consegue planos de US$ 19 por mês até US$ 99

SocialPilot 

Essa ferramenta de automação de mídias sociais consegue conectar mais de 200 perfis de redes sociais, em uma única conta. Além dos recursos visto nas outras plataformas, como agendamento, monitoramento de comentários e relatório.

Conta com uma extensão para o navegador, ajudando no gerenciamento de conteúdos e facilitando o trabalho. O SocialPliot é pago, assim como as outras ferramentas.

O SocialPilot tem planos de US$ 25 por mês até uS$ 83,33.

Vantagens e dicas da automação de mídias sociais

Um das vantagens é a praticidade. Pois normalmente um profissional não trabalha apenas com o Facebook, ou só um cliente, por exemplo. 

Ter uma ferramenta que ajuda a programar postagens, nas principais redes sociais, e para marcas diferentes é uma mão na roda. Dessa maneira, você pode fazer todo o planejamento do mês, agendar para todas as mídias, e pronto.

O tempo que sobrará, você pode usar para pensar em novas estratégias, ler mais sobre o setor e analisar as métricas. Afinal, o que hoje é certo para um social media, amanhã já será completamente diferente.

Além disso, a periodicidade de publicações nunca será um problema, já que esse é um ponto fundamental para suas estratégias nas redes sociais funcionarem. Assim, você tem a certeza de estar sempre postando artigos, eBooks, comemorações, entre outras, movimentando a rede. Isso passa mais confiabilidade para seu cliente.

Outro ponto muito importante que podemos citar é a possibilidade de publicar em finais de semana ou feriados. Pois, como a automação de mídias sociais podemos programar qualquer tipo de publicação, para qualquer data. Então, a marca nunca ficará sem comemorar o Natal nas mídias, por exemplo.

E, por fim, não podemos esquecer que as ferramentas de automação de mídias sociais traz a opção de chat. Assim, você terá reunido em uma mesma plataforma todas as mensagens, comentários e marcações que a empresa receber, fazendo melhor a gestão, e não esquecendo de responder ninguém. 

Esse é o ponto mais fundamental de todos. Pois, estar presente – não apenas publicando, mas também respondendo – torna sua marca muito mais humana e próxima do cliente. E não é ver apenas os elogios. Temos que saber lidar com as críticas e reclamações, e procurar resolvê-la da melhor forma possível.

É válido usar automação de mídias sociais?

Quem vê de primeiro alguma dessas ferramentas, já logo pensa no Instagram. Afinal, ele é a única rede social que não te permite fazer publicações pelo navegador. Isso é uma reclamação antiga dos profissionais. Para publicar no Instagram você tem que fazer pelo celular, ou através de algumas dessas plataformas de automação.

O que pode ser um problema para alguns, pois você acaba usando seu celular pessoal, para postar coisas do trabalho. E ainda, tem de salvar a conta da empresa no smartphone, o que pode ser um risco.

Para não ficar refém da automação, o Instagram liberou a publicação através do Estúdio de Criação do Facebook. Para isso, é necessário ter uma conta comercial vinculada a uma página do Facebook. Dessa maneira, podemos agendar conteúdos tanto para o Instagram, quanto para o IGTV. Porém, como é um recurso recente, ele pode demorar para chegar a todas as contas.

Agora que você viu os benefícios de usar uma ferramenta para automação de mídias sociais, sua rotina vai ficar muito mais simples. E, não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas!

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