Ícone do site Compara Plano

Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria TIM

Este post é voltado para quem possui alguma conta TIM e tem um tipo de pendência para resolver. Neste espaço, vamos te ajudar a falar com a Ouvidoria TIM para que seu problema seja resolvido da melhor maneira.

Pois, quem possui um plano de celular com alguma operadora sabe que normalmente acontece alguma coisa fora da ordem. Seja no sinal, na cobrança, no serviço prestado, enfim, quase sempre há algum item que precisamos acertar com a operadora.

E é sempre muito desconfortável ficar sem ter resposta ou tentando solucionar algum problema e não conseguir falar com a empresa contratada. Ainda bem que hoje em dia existem muitos canais de contato, e isso facilita a comunicação.

Leia mais: Veja planos da TIM, a maior cobertura nacional.

Não há Ouvidoria TIM específica

Um detalhe importante é saber que, ao contrário de outras operadoras, a TIM não possui um canal exclusivo para ouvidoria. Mas, nós vamos lhe mostrar o caminho para chegar no canal certo.

Antes de entrar direto na Ouvidoria TIM, o cliente pode passar por outras etapas de atendimento para tentar solucionar sua questão. Vejamos abaixo.

Atendimento TIM Online

O chat online geralmente é uma opção muito boa para quem prefere solucionar suas dúvidas de maneira rápida e prática.

Disponível no site da TIM em qualquer página em que você estiver navegando, o atendimento online TIM é a opção ideal caso você esteja pesquisando algum produto e não consiga compreender direito aquela oferta.

Central de Atendimento TIM

Se depois de consultar o Meu TIM (veremos a plataforma mais à frente) e o Chat Online o seu problema ou dúvida persistir, o melhor a se fazer é consultar um atendente. Para isso, basta ligar para:

Saiba quais são os horários de atendimento

Em qualquer um dos números acima, o atendimento está disponível 24h por dia, 7 dias por semana. Ou seja, o atendimento estará sempre disponível para você.

Atendimento via rede social

É claro que uma grande operadora, que oferece serviços de comunicação, não poderia ficar fora das redes sociais. Então, se você é daqueles que não gosta de falar no telefone e está super familiarizado com as redes sociais, fique tranquilo, pois a TIM também oferece atendimento nessa plataforma. A operadora atende em quatro redes sociais: Twitter, Instagram, YouTube e também Facebook.

O Twitter é o @TIM_ajuda. Para falar sobre o serviço TIM Live especificamente é necessário acrescentar a hashtag #LIVETIM no tweet publicado.

No Facebook basta acessar o perfil oficial TIM Live e enviar uma mensagem, e o atendimento fica disponível de segunda à sexta, das 08h às 20h20, exceto em feriados.

No Instagram da TIM basta procurar por @timbrasil. Já o YouTube da TIM é só buscar por “TIM”.

Aplicativo Meu TIM

Seguindo nessa levada digital, os clientes TIM Live passaram também a ter acesso ao Meu TIM, plataforma de autoatendimento da operadora. Por meio desse canal é possível conferir a sua fatura, conseguir segunda via dela, acompanhar os seus gastos e mapear o uso dos serviços contratados.

Para acessar o App da TIM, você precisar ser cliente pré-pago ou pós-pago (voz, fixo ou internet). Se você faz parte de algum desses planos, basta entrar com o número de telefone TIM como login e senha (inicialmente são os 4 primeiros dígitos do PUK registrado no cartão do seu TIM chip).

Ouvidoria TIM através do SAC

Agora, caso o seu problema não tenha sido resolvido nas etapas anteriores, chegou o momento de entender como funciona a Ouvidoria TIM.

A Ouvidoria TIM pode ser acionada pelo consumidor após a tentativa de solução de seu problema através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Somente com o número do protocolo de atendimento do SAC será possível acionar a ouvidoria.

O SAC tem como objetivo oferecer atendimento de qualidade ao consumidor, para que ele possa fazer reclamações, esclarecer dúvidas e solicitar serviços.

Ouvidoria TIM via telefone

Seguindo os passos apresentados abaixo, o cliente irá conseguir contato com a Ouvidoria TIM pelo telefone:

Ligue em algum dos números abaixo:

Depois disso, escolha a opção falar com um atendente.

Ao ser atendido, informe que assunto precisa ser resolvido pela Ouvidoria TIM. É fundamental ter em mãos o protocolo de atendimento do problema que não foi resolvido no SAC, seus documentos pessoais e demais informações sobre o caso.

A partir dessa etapa, o atendente te informará o procedimento necessário para solucionar sua questão.

Ouvidoria TIM pelo Chat

Também é possível entrar em contato com o serviço de ouvidoria através do chat TIM. Para isso, você precisar seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o Chat da TIM
  2. Preencha o formulário de contato com dados solicitados
  3. Clique em Enviar
  4. Uma nova caixa de diálogo será aberta
  5. Escolha falar com um assistente
  6. Informe que precisa falar com a Ouvidoria TIM
  7. Tenha em mãos o protocolo de atendimento do SAC, documentos pessoais e informações sobre o problema

Internacional

Se você está no exterior ou pretende fazer uma viagem internacional, atenção. Em todos os casos de troca de TIM Chip o serviço de Roaming Internacional é desativado. Para ativar novamente o serviço basta ligar para *144 ou acessar o Meu TIM.

No exterior é possível também ligar grátis do seu TIM para a central especializada em roaming internacional +55 11 2847-6144.

Como cancelar plano da TIM

Para quem quer apenas cancelar um plano ou promoção da TIM, mas não vai sair da operadora, o processo é bem simples. O ideal é que você já tenha um novo plano em mente, para não ficar dias sem usar o serviço. Siga o passo a passo abaixo:

Cancelando o TIM Pós-pago

Se você está descontente com o serviço que adquiriu do TIM Pós-pago, saiba que existe uma maneira rápida de cancelamento.

Para cancelar o TIM Pós-pago ligue para a TIM através dos seguintes números:

Lojas: a Ouvidoria TIM presencial

As lojas físicas TIM não servem apenas para realizar compras e testar aparelhos. Elas também são uma fonte para tirar dúvidas e resolver os seus problemas. Algumas pessoas preferem falar cara a cara, então os pontos de venda são uma ótima opção para você.

Deficientes Auditivos

A TIM também tem o canal de atendimento para deficientes auditivos. Ele funciona 24h todos os dias da semana, e é feito a partir do TDD (Telephone Device for Deaf – Dispositivo Telefônico para Surdos).

Basta ligar para o número 0800 741 2580. O atendimento da TIM também pode ser feito via torpedo, para o número 2580.

Site da TIM

Antes de qualquer coisa, uma dica importante é olhar o site da TIM. Lá, você pode encontrar todas as informações básicas sobre os planos que a operadora oferece, os serviços e as vantagens.

Além disso, vale sempre a pena conferir a sessão de perguntas frequentes disponíveis no site. Quem sabe por ali mesmo você não consegue tirar sua dúvida ou até mesmo resolver um problema que está te incomodando bastante.

Outro estágio

Agora, se o seu problema não foi resolvido na Ouvidoria TIM, saiba que você pode reclamar na Anatel. Basta seguir os seguintes passos:

Tenha o número de protocolo fornecido pela TIM quando tentou acessar o atendimento;

Entre em contato com a Anatel e registre sua reclamação;

Depois disso basta monitorar o processo pelo canal de atendimento da própria Anatel.

Leia mais: Quais os planos de internet da TIM?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Sair da versão mobile