Compara Plano

Melhores TVs 4k: conheça 4 opções realmente potentes

Se você está pensando em dar um upgrade na sua TV, provavelmente já sabe que os melhores produtos do mercado atualmente são as TVs 4k – ou Ultra HD. Com definição e nitidez muito acima das suas predecessoras, as melhores TVs 4k do mercado prometem entregar ao usuário experiências imersivas audiovisuais dignas de quem pretender levar pra casa uma sala de cinema particular.

Com o intuito de facilitar a sua vida, nós preparamos uma lista! Nela, vamos mostrar TVs com a descrição de sua tecnologia, OLED, QLED, LCD, seu custo-benefício e suas características personalíssimas, aquilo que cada uma oferta de melhor.

Vale antecipar que, por conta as atualizações do mercado, esse tipo solução é uma das mais avançadas existentes, ou seja, há, em todos os casos, um valor agregado de inovação, e você deve estar preparado para não se assustar com o preço alguns dos modelos.

Também, que, no caso do 4k, a maior riqueza de detalhes chega com as maiores telas, em polegadas. Isso, porque o número de pixels aumenta, consequentemente otimizando a imersão visual. Então, para usufruir de tudo o que esse tipo de tecnologia pode proporcionar, no nível da excelência, devem ser gastos alguns milhares de reais a mais.

E, como as melhores TVs 4k contam com altíssima definição, se você estiver vindo de gerações tecnológicas anteriores, como HD ou Full HD – as quais quase não dá pra acreditar que já estejam ultrapassadas -, todas suas as surpresas no primeiro uso serão positivas!

Então, à lista, televiseiros!

Leia mais: Você sabia que já existe TV 8k apresentada ao mundo?

As 4 melhores TVs 4k do mercado

Além de 4 opções realmente potentes dentre as melhores TVs 4k do mercado, vamos referenciar outras duas, sobre as quais já falamos em outros posts, completos sobre os modelos. Então, segue a lista:

  1. LG C9

Entre as melhores TVs 4k do momento, a LG C9 se destaca. Trata-se de um modelo premium da LG, com algumas tecnologias bem bacanas, que proporcionam uma experiência um pouco superior à das concorrentes.

Se a principal concorrente da LG for a Samsung, que cada vez mais aprimora sua tecnologia QLED, com relação ao contraste a LG faz bonito com essa TV. O maior destaque fica por conta do contraste infinito, uma tecnologia inovadora que não está presente em outras TVs.

Com ela, quando a imagem é escura, a TV simplesmente desliga os pixels que deveriam ser pretos, deixando-os ainda mais pretos. Ou seja, algo próximo de um preto absoluto. Com ele, um filme de terror ou um jogo de alto rendimento promete ser cada vez mais intenso.

TV 4k preto total

Ela chega com OLED, HDMI 2.1, 4k a 120 frames por segundo (fps) e taxa variável de quadros.

Com um tempo de input lag bem baixo (tempo entre a ação e a resposta no monitor), ela é perfeita para esportes e filmes de ação, sobretudo. Porém, o efeito burn in é seu ponto baixo: se uma imagem for estática por muito tempo, pode ser que o desgaste do pixel orgânico deixe essa imagem na tela.

Isso acontece com condições anormais de uso: se você deixar o logo estático do Premiere Play na tela de um bar desde de manhã esperando um jogo começar à noite, pode ser que isso aconteça. Então, o uso residencial é mais indicado.

Sobre os preços:

 

  1. Samsung Q80R

Se você está procurando uma das melhores TVs 4k disponíveis, porém é daqueles que vai de Samsung desde o celular até a geladeira, você pode apostar na Samsung Q80R. Isso, porque ela é o melhor dispositivo com tecnologia OLED. Ademais, você não fica sujeito ao problema do burn in da C9 ou de outras QLEDs da LG.

Se você não sabe, o OLED é uma versão avantajada do LCD, com pontos quânticos de maior volume de cor, mesmo com brilho intenso. Ou seja, uma imagem de alta qualidade.

Ainda que não tenha o preto absoluto da LG, esse modelo possui um escurecimento local bem proeminente, com uma uniformidade maior do que a de outros modelos de LCD disponíveis ao consumidor.

Se o OLED leva vantagem em algum ponto, trata-se do nível de brilho mais elevado, o que aumenta o desempenho da tecnologia HDR. Além disso, o input lag dela também é bem baixo, o que otimiza a experiência dos gamers.

Conectando PlayStation 4, XBox, PC ou outro console de alto rendimento, como o PS5 que está por vir, a jogatina fica bem fluída.

A desvantagem é que não há HDMI 2.1, uma tecnologia que está chegando, então pode ser que gadgets mais modernos careçam de entrada no futuro.

Com relação ao preço:

 

  1. Sony XBR-X905F

A Sony parece que nunca deixa de concorrer nas frentes mais avançadas da tecnologia, e entre as melhores TVs 4k não seria diferente. Por isso, temos o melhor modelo de TV LCD Smart do mercado em termos de custo-benefício.

Entre as alternativas que a marca japonesa oferta ao usuário, a Sony XBR-X950F concorre diretamente com as QLED da gigante sul-coreana Samsung.

Sua imagem 4k é de excelente qualidade, com um brilho bastante alto, que, assim como a TV acima, ajuda a desempenhar melhor o sistema HDR. Além disso, a tela com filtro reduz consideravelmente o nível de reflexos, sendo ideal para ambientes iluminados em demasia, como salas com grandes aberturas externas.

Com painel full-ray, o escurecimento de zonas pretas da imagem fica garantido, resultando em uma excelente opção para gamers e cinéfilos sombrios.

Em desvantagem em relação aos modelos anteriores, temos o input lag, um pouco mais elevado, e a qualidade sonora, o que parece contraintuitivo quando falamos de Sony. Para uma experiência digna do padrão de que estamos falando, pode ser necessário investir em soundbars para a composição sonora.

Contudo, o preço pode garanti-la como uma alternativa à altura:

  1. LG SM8600

Se você estiver a fim de outra alternativa ainda e considerar que as melhores TVs 4k acima estão pra lá do que você esperava, a LG SM8600 pode ser uma boa opção de compra.

Trata-se da TV IPS mais avançada para consumo no mercado interno brasileiro. O modelo conta com input lag baixo, o que a qualifica como alternativa para gamers.

O som até pode deixar a desejar, porém o sistema operacional WebOS é mais fluido do que o Android TV em modelos Sony, por exemplo. Além disso, o ângulo de visão é bem amplo, o que agrada a muitos consumidores.

Os pontos baixos são o nível de brilho baixo, o que não permite que o HDR tenha todo seu potencial explorado, além de uma uniformidade de pontos pretos carente, o que pode ser incômodo para quem assiste a filmes e séries no escuro. Sobretudo se fatalistas.

Outra vantagem, voltando o turno, é que o preço compensa:

 

  1. Outras opções

Se você acha que ainda não encontrou a TV que deseja obter, fizemos um review sobre a Samsung RU7100, que concorre na mesma faixa de mercado, com suas particularidades! Vale a pena conferir, pois ela irá figurar na maioria das listas que você vai encontrar por aí.

Além dessas, vale destacar que há, também, outra TV chegando ao mercado nacional: a Mi TV Pro, da gigante chinesa Xiaomi. Apesar de ainda não haver chegado ao Brasil, esse modelo vai contar com inteligência artificial para elevar os 4k a absurdos 8k, patamar que só a Samsung havia apresentado ao mercado até o momento. Entretanto, há outras que já apresentaram seus modelos: Sony, TLC, Panasonic, LG.

O que também vale destacar é que, apesar de ainda não ter valores declarados por aqui, a Mi TV Pro, na conversão direta e sem taxas ou impostos, custa aproximados R$1.960. E você não leu errado! Então, podemos presumir que ela vá custar (mesmo depois de taxada) bem menos do que os modelos que já circulam pelas lojas brasileiras. Obrigado, Xiaomi!

 

Leia mais: Você sabe como ganhar dinheiro com redes sociais?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Sair da versão mobile