Pular para o conteúdo

Smart TV 8K: saiba tudo sobre a nova tecnologia

smart TV 8K

Se você acabou de comprar uma TV 4K, temos uma notícia que pode te deixar querendo um novo aparelho. As smart TV 8K estão chegando com força ao mercado brasileiro e são a grande aposta das fabricantes nos mais diversos âmbitos tecnológicos.

A tecnologia 8K consiste em uma resolução de ultra alta resolução, para que se possam receber imagens com a mais alta fidelidade. Outro nome que é dado a essa tecnologia é 4320p, devido a suas linhas horizontais que formam um padrão não entrelaçado, resultando em imagens mais limpas e reais.

Essa tecnologia tem sido estudada há bastante tempo e, mais recentemente, vem ganhando destaque por seu sucesso estrondoso. A resolução veio para ficar, e alguns celulares e fabricantes de TVs já estão experimentando com a novidade. Para entender bem como funciona o 8K e quais TVs no mercado já estão adotando essa tecnologia, fizemos um apanhado geral sobre ela. Confira!

Leia mais: Quais os melhores celulares com a tela grande em 2019

O que é resolução 8K

Bem, como já falamos, a resolução 8K é uma transmissão de alta fidelidade de algum tipo de conteúdo. Ela é, então, 4 vezes mais definida do que a tecnologia 4K.

Ela pode ser aplicadas em câmeras e telas de celulares, televisores, computadores e outras tecnologias que trabalham com alta resolução, como, por exemplo, fotografias e materiais audiovisuais.

A tecnologia foi idealizada pela emissora japonesa NHK nos longínquos anos de 1995, que investiu mais de 1 bilhão de dólares para o desenvolvimento do 8K. Isso abriu espaço para outras emissoras e empresas que vêm experimentando com a tecnologia desde então.

Hoje, em 2019, o uso de 8K já pode ser visto de forma concreta em TVs e em alguns celulares que possuem gravações que a utilizam.

Para que serve 8K

A tecnologia 8K proporciona imagens de alta resolução, para experiências mais vívidas com as imagens. Além disso, a tecnologia também pode ser aplicada para gravação de filmes e séries, tornando o material mais rico em detalhes.

Um exemplo disso foi a exibição em 8K do curta metragem “Beauties À La Carte”, no festival de Cannes. Mas, a tecnologia também pode ser aplicada a jogos, filmagens de celular, fotos e afins, ficando para a criatividade de cada usuário descobrir suas nuances.

O que são o QLED e o OLED

Essas duas tecnologias são o que fazem a magia do 8K acontecer. São os formatos adotados pelas fabricantes para as smart TV 8K, já que conseguem abraçar bem as necessidades da tecnologia.

A QLED foi desenvolvida pela Samsung e utiliza pontos quânticos para absorver e mandar frequências de luz para a tela e formar a imagem. Essa tecnologia é muito indicada para quem deseja obter fotografias mais nítidas e fiéis ao original. As telas em QLED possuem mais brilho e contraste, tendo um bom desempenho em qualquer tipo de ambiente e iluminação.

Além disso, a Samsung apostou no design dos seus aparelhos em QLED e eliminou as diversas entradas que geralmente existem nas televisões para conectar outros dispositivos. Todos os aparelhos externos à TV podem ser conectados em um único hub, que, por sua vez, se conecta à TV. O resultado é uma TV que se comporta como uma verdadeira obra de arte na sua parede. Outra solução interessante foi a unificação dos controles em um só lugar com o Q Smart, de forma que o usuário pode acessar a aba smart da TV e ter acesso a todos os dispositivos conectados a ela.

Outras empresas adotaram o OLED como formato para suas Smart TV 8K. Diferente do QLED, o OLED possui uma tecnologia em que os próprios pixels se iluminam. A TV controla a atividade dos pixels e determina a ativação e desativação dos subpixels para que as imagens sejam formadas na tela.

A tecnologia OLED possui uma alta taxa de contraste e pureza de cores, o que faz com que as mesmas não precisem de backlight. Essa vantagem permite que as Smart TV 8K com OLED sejam extremamente finas, de forma que são perfeitas para serem colocadas na parede, como em um quadro.

TV 8K precisa de espaço

Para conseguir o feito de uma imagem com resolução perfeita, as smart TV 8K devem possuir um padrão de tamanho. O mínimo esperado de uma TV 8K é que ela tenha 65 polegadas, para que se possa aproveitar a tecnologia ao máximo. A tendência é que sejam fabricadas TVs ainda maiores, e empresas como a Sony já anunciaram aparelhos no tamanho de 98 polegadas.

Então, pense bem antes de adquirir uma TV 8K. Verifique se você possui o espaço necessário na sua casa, e se a distância entre TV e sofá ou cama é adequada, para que você possa aproveitar toda a capacidade gráfica da sua TV.

Conteúdos em 8K

Para que a TV funcione 100%, é necessário que o conteúdo também seja em 8K. Atualmente quase nenhuma produtora de TV adaptou seu conteúdo para esse formato, o que é entendível, já que estamos falando de algo muito recente.

Para resolver esse problema, a Samsung apostou em um pequeno truque envolvendo inteligência artificial (IA) em suas TVs. Essa solução permite que o usuário escolha passar a qualidade dos seus conteúdos de menor resolução para 8K de forma simples e prática. Assim, a IA trata de realizar os contornos e efetuar os preenchimentos faltantes, de modo a serem todos e quaisquer conteúdos passíveis dessa ultra alta resolução.

Leia mais: Qual a melhor tela de cel do mercado: Pixel 4 XL ou iPhone 11 Pro Max?

 

Smart TVs 8K: quais são os modelos lançados em 2019

Se você se interessou e quer descobrir os modelos de Smart TV 8K disponíveis no mercado brasileiro, aqui estão:

Smart TV 8K Samsung Q9000

O modelo da Samsung de TV 8K está disponível em três tamanhos e usa a tela de QLED desenvolvida pela empresa. Além de todas as características já citadas, o diferencial dela está na sua potência sonora, que pode alcançar até 60W e tem suporte para Dolby Digital Plus.

A TV também conta com conectividade bluetooth, excelente para quem deseja conectar um fone de ouvido ou outros dispositivos a ela. O comando de voz é outro de seus diferenciais. Seu preço médio fica em torno de R$25.999.

Smart TV 8K TCL X10S

A TV 8K da TCL conseguiu o feito de usar as telas QLED da Samsung. A TV promete riquezas de detalhes e uma sonoridade incrível.

Ao corpo da TV está integrado um soundbar com suporte a Dolby Atmos, que pode ser usada separadamente da TV.

O bluetooth é outro chamariz interessante da TV, que permite conectividade entre diversos aparelhos. Além disso, possui um Chromecast integrado, que disponibiliza espalhamento de tela entre a TV e o smartphone.

Smart TV LG

Utilizando telas OLED em suas soluções, a LG apresentou a primeira TV OLED 8K do mercado. A TV usa processador Alpha de nona geração, que possui reconhecimento de ambiente, fazendo ajustes automáticos.

Ela também conta conta com 4K Cinema HDR e Ultra Luminance Pro, os quais garantem a otimização das cores, do brilho e do contraste para obter o melhor nível de detalhes possível. Além disso, a TV também conta com comando de voz e integração com o Google Home e Alexa.

Smart TV 8K Sony Z9G

A Sony nunca falhou nos quesitos qualidade e design, e dessa vez não foi diferente.

A Smart TV 8K da Sony já está causando burburinho com seu tamanho extensivo de 98 polegadas. Suas características seguem sendo as mesmas das TVs 4K da gigante japonesa, então espere encontrar funções como 8K X-Reality Pro e Dolby Digital Plus, que transformarão sua sala de estar em uma verdadeira sala de cinema.

Além disso, a TV utiliza o sistema Android e tem integração com Assistente do Google, Alexa e Airplay. Comandos de voz também estão habilitados, dando um charme a mais para o aparelho.

Leia mais: Séries estrangeiras da Netflix que são imperdíveis

 

As Smart TV 8K ainda estão sendo lançadas no Brasil, e, por isso, vale a pena ficar ligado nas notícias sobre o assunto antes de fazer o investimento em uma. Sobretudo, pois é importante conferir quais conteúdos estarão disponíveis para essa tecnologia.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *