Hoje em dia, não temos mais motivos para mantermos arquivos dentro de nossos dispositivos, de tal forma que ficam ocupando espaço e gerando lentidão no sistema. As diversas opções de armazenamento em nuvem vieram justamente para nos auxiliar nessa função. Mas e quando você precisa baixar um dos arquivos que estão na nuvem? Para isso, vamos ensinar hoje a fazer o Google Drive download.
Precisar fazer o download de arquivos que estão no Google Drive, principalmente em grande quantidade, pode ser uma dificuldade para algumas pessoas. Para isso, vamos repassar um tutorial para cada dispositivo e falar um pouco mais sobre esse tipo de armazenamento em nuvem.
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Leia também: Saiba qual a diferença entre o Google Drive e o Google One
O que é o Google Drive
Google Drive é um serviço de nuvem, ou seja, um disco virtual gratuito que permite um espaço de armazenamento para seus usuários. O drive foi lançado em 2012 e oferece 15 GB de espaço grátis que podem ser utilizados não apenas através do computador, como também pelo celular.
Além disso, o serviço oferece mecanismos de backup automático e o cliente que precisa de mais espaço, pode contratar GB extras.
O Google Drive também funciona como uma plataforma colaborativa, já que integra documentos com o Google Docs, planilhas e slides e uma série de aplicativos. Além disso, é possível compartilhar arquivos através de links gerados, permitindo diferentes níveis de acesso à terceiros, onde estes podem até editar, caso seja autorizado.
Então, para os que precisam mais de 15 GB de espaço, o Google Drive oferece quatro planos de armazenamento: cerca de R$ 6,99/mês (R$ 69,99/ano) para contratar 100 GB, R$ 9,99/mês (R$ 99,99/ano) para 200 GB e R$ 34,99/mês (R$ 349,99/ano) para 2 TB de espaço.
Os planos, além de mais espaço também tem acesso a suporte e possibilidade de compartilhá-lo com até cinco pessoas.
E agora, como fazer para fazer o Google Drive download? Vamos falar a seguir.
Como utilizar o Google Drive download
Existem principalmente quatro possibilidades de fazer o Google Drive download, conheça agora:
Google Drive download no computador com sistema Windows
Para fazer o download no Google Drive no sistema Windows, não adianta arrastar o arquivo para a área de trabalho. Desta forma, é necessário que você siga o passo a passo:
- Acesse o Google Drive em drive.google.com;
- Faça login na página;
- Clique no arquivo que você deseja baixar;
- Se você quiser baixar mais de um arquivo, pressione e segure a tecla Shift e os outros documentos que você deseja baixar se estiverem todos em sequência, ou a tecla Ctrl se estiverem espaçados;
- Clique com o botão direito sobre a seleção de arquivos e vá em “Fazer download” e ele começará automaticamente.
Lembrando que, se você for baixar mais de um arquivo, seu computador irá compactá-los. Dessa forma, você vai precisar de uma ferramenta de descompactação, como o WinZIP ou o WinRAR.
Google Drive download no computador com sistema MacOS
Para fazer o download no Google Drive no sistema MacOS, é necessário que você siga o passo a passo:
- Acesse o Google Drive em drive.google.com;
- Faça login na página;
- Selecione um arquivo com ou mouse, ou mais de um, segurando a tecla Comando enquanto seleciona os arquivos. Também é possível clicar no primeiro arquivo, segurar a tecla Shift e clicar no último arquivo, caso eles estejam todos juntos;
- Clique nos três pontinhos na vertical no menu superior direito e depois em “Download”.
Assim como no sistema Windows, se você for baixar mais de um arquivo, seu computador irá compactá-los. Dessa forma, você vai precisar de uma ferramenta de descompactação, como o WinZIP ou o WinRAR.
Google Drive download no celular ou tablet com sistema Android
Se você tem um celular ou tablet com sistema operacional Android, você vai precisar seguir conforme o passo a passo abaixo para fazer o seu Google Drive download:
- Se você não tem ainda o aplicativo do Google Drive, baixe aqui;
- Abra o app e faça login;
- Toque no arquivo que você deseja baixar. Fique segurando até aparecer um menu no rodapé da tela;
- Clique no ícone de seta para baixo para baixar o arquivo;
- Se você deseja baixar mais de um, vá selecionando os arquivos tocando neles e no final, clique no ícone de download (de seta para baixo) e pronto.
Leia também: Google One: qual a diferença para o Google Drive?
Google Drive download no celular ou tablet com sistema iOS
Se você tem um celular ou tablet com sistema operacional iOS, você vai precisar seguir o passo a passo abaixo para fazer o seu Google Drive download:
- Se você não tem ainda o aplicativo do Google Drive, baixe aqui;
- Abra o app e faça login;
- Toque nos três pontinhos ao lado direito do arquivo que você deseja baixar;
- Clique em “Enviar uma cópia” e depois em “Abrir no”;
- Escolha o aplicativo que você quer usar e aguarde a transferência
- Se você deseja baixar mais de um, fique segurando um dos arquivos até ele ficar selecionado e vá selecionando os demais arquivos tocando neles;
- Clique no menu superior direito no ícone de uma pastinha com uma seta para a direita;
- Selecione o destino e pronto.
Baixar arquivos usando o programa de backup e sincronização
Se você for baixar arquivos que tenham mais de 5 GB, uma boa opção é sincronizar seus arquivos com o computador. Para isso, você vai precisar baixar o programa Backup e Sincronização.
Dessa maneira, todas as alterações feitas no Google Drive, refletirão automaticamente no seu computador. Para essa opção, siga os seguintes passos:
- Vá até a página de download do Google Drive, clicando aqui;
- Clique em “Download” no aplicativo Backup e Sincronização para Indivíduos;
- Clique em “Concordar e fazer download”;
- Se seu computador tiver o sistema operacional Windows, clique duas vezes no arquivo de instalação, selecione a opção “Sim” e depois “Fechar” quando a instalação finalizar. Se seu sistema é MacOS, clique duas vezes no arquivo e confirme a instalação. Arraste o ícone do app para a pasta “Aplicativos” e aguarde o término do download;
- Quando o app terminar de baixar ele abrirá uma página para você fazer o login da sua conta do Google;
- Escolha as pastas do computador que você deseja sincronizar com o Google Drive (se não quiser nenhuma, ignore esse passo) e clique em “Próxima”;
- Escolha os arquivos ou pastas do Google Drive que você deseja baixar em seu computador;
- Marque a opção “Sincronizar tudo em Meu Drive” na parte superior e clique em “Iniciar” e pronto.
O processo pode ser um pouco demorado
Se você tiver muitos arquivos no seu Google Drive ou se eles forem muito pesados, esse processo pode ser um pouco demorado. Será criada uma pasta no seu computador chamada “Google Drive”, onde estarão os arquivos selecionados.
Para acessá-la, clique no ícone do app Backup e Sincronização e depois no ícone da pasta no canto superior direito do menu.
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Quais arquivos eu posso baixar no Google Drive?
Em todas as opções de download, somente é possível baixar os arquivos com as seguintes extensões:
- Apresentações: PDF, PPTX e TXT;
- Documentos: HTML, RTF, DOCX, OpenOffice, PDF, EPUB e arquivos de texto;
- Imagens: PNG, JPEG, SVG e PDF;
- Planilhas: CSV, HTML, ODS, PDF, XLSX e TSV (para uma única página).
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Em conclusão, você gostou dessas opções que passamos? Conta pra gente se você sentiu alguma dificuldade ao tentar baixar mais de um arquivo do seu Google Drive.
Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.
Até a próxima!