Considerado um dos melhores tablets já produzidos pela sul-coreana Samsung, o Galaxy Tab S4 é o primeiro tablet da marca compatível com a conexão do DeX. Tal tecnologia é capaz de habilitar o aparelho a atuar como um desktop. E, assim, devido ao DeX, o usuário tem uma experiência única de um aparelho híbrido, ou seja, um tablet com PC.
Além disso, o Galaxy Tab S4 se destaca pelo desempenho do hardware, pela autonomia da bateria, e pela qualidade da tela e dos alto-falantes.
Também vem acompanhado da S Pen, que apresenta funções diferenciadas. Apesar de ser vendido separadamente, o teclado, em formato de capa, garante maior produtividade, transformando-se em um notebook.
Confira em detalhes as características do Galaxy Tab S4.
Leia mais: Veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias
Destaques do Galaxy Tab S4
Vamos começar abordando os pontos positivos do poderoso tablet da Samsung.
Design do Tab S4
Na cor preta, o Galaxy Tab S4 não possui um botão frontal (home), tendo a câmera frontal e outros sensores projetados de forma bem discreta.
No topo do tablet encontram-se três botões, com as seguintes funções: ligar, desligar e alterar o volume, além de uma entrada para um cartão microSD. No outro extremo, estão as entradas para os acessórios.
Tela
A tela do Galaxy Tab S4 é do tipo Super AMOLED de 10,5 polegadas, com resolução de 2560×1600, no formato 16:10. A capacidade de reprodução é em 4K.
As bordas da parte frontal do tablet são mínimas, podendo o display ser aproveitado quase na íntegra. Já a taxa de brilho é em torno de 500cd/m2.
Hardware
O hardware vem com um processador Snapdragon 835 de oito núcleos. Sobre essa escolha, falaremos, novamente, mais tarde nesse post.
Capacidade de armazenamento e memória RAM Galaxy Tab S4
A capacidade de armazenamento interno é de 64GB, sendo expansível até 400GB, desde que, utilize-se um cartão. Enquanto que, a memória RAM é de 4GB.
Câmeras do Galaxy Tab S4
Começando com a câmera frontal, muito usada para selfies ou videochamadas, a do Tab S4 tem 8 megapixels, com foco fixo, sendo a qualidade de vídeo Full HD. No entanto, a câmera traseira tem uma maior resolução, com 13MP.
Apesar de serem câmeras aceitáveis para um tablet, é possível fazer gravação de vídeo em 4K a 30fps, e ainda tem auto focus.
Reconhecimento facial
Além da opção de de senha, o Galaxy Tab S4 oferece o reconhecimento por íris, através da unidade frontal, a qual funciona também como um desbloqueador.
Porém, o tablet não apresenta o desbloqueio pela impressão digital.
Áudio
Até o som é equilibrado, apresentando quatro colunas dedicadas para isso. Significa que o som é composto, na sua maioria, por graves e médios bem presentes. É claro que, se deixar o som no máximo, a qualidade poderá ser abalada devido à distorção dos agudos.
Nas laterais encontramos os 4 alto-falantes, sendo a experiência auditiva do nível da AKG, marca escolhida pela Samsung para desenvolver o áudio do tablet. Ainda, tem suporte ao padrão do Dolby ATMOS, segundo afirma a própria Samsung.
Mesmo que você mude a posição do tablet, será difícil cobrir todas as saídas de áudio, já que, elas estão posicionados em cada um dos lados do aparelho. Outro detalhe é que, ao girar o tablet, os alto falantes são redefinidos, tanto o lado esquerdo quanto o direito do som estéreo.
S Pen
A caneta S Pen já vem com o produto e foi aprimorada, ou seja, ela tem um tamanho maior e uma sensibilidade extrema. Assim sendo, são 4096 níveis de pressão.
Com essa Stylus, as atividades ficam ainda mais versáteis. Afinal, a caneta pode ser usada não somente para ilustrações como também para trabalhos de escritório.
Ela é compatível com mais softwares de terceiros e vem acoplada ao Galaxy Tab S4. Infelizmente, ao adquirir a capa teclado, esse deixa a desejar no quesito guarda da S Pen. Até porque, bem que poderia ter um espaço reservado para guardar ou apoiar a caneta.
Bateria
Tendo uma bateria de 7.300mAh, essa é capaz de suportar uma carga completa por até 16 horas, incluindo reprodução de vídeo.
A bateria pode ser considerada grande e o tempo de carregamento, de zero a cem por cento, demora em torno de 3 horas.
Opções de setup para o Galaxy Tab S4
O Galaxy Tab S4 é bem versátil e pode ser utilizado de diversas formas.
Veja algumas possibilidades:
- Modo tablet: mantendo-o no modo tablet, você pode dobrar a tela em um monitor, assim como pode desconectar tudo e ligar o DeX, ficando com um notebook mais compacto, desde que tenha uma capa teclado.
- Tablet como uma segunda tela: é possível usar duas áreas de trabalho, ligando o modo DeX e usando um mouse e teclado externos. Assim, nessa configuração, o tablet acaba virando uma segunda tela, ainda com o sistema operacional Android e touch.
- Tablet como um computador: para isso, é necessário instalar o Linux Ubuntu, a fim de ter uma experiência completa de computador. Nesse caso, ainda terá o tablet como uma segunda tela, com o sistema operacional Android.
Pontos negativos
No entanto, nem tudo é perfeito nesse tablet da Samsung, o qual é, praticamente, um PC mobile. Elencamos cinco características que poderiam ser bem melhores no Galaxy Tab S4.
Processador é da geração anterior
O Galaxy Tab S4 foi fabricado em 2018, sendo que o processador utilizado foi do ano anterior. Inclusive, não é o primeiro caso, em se tratando da Samsung.
Em suma, o processador bem que poderia ser um Snapdragon 845, e não 835. Além disso, são apenas 4GB de memória RAM. Por fim, a memória de armazenamento inicial é de 64GB, diferente do oferecido na Coréia do Sul, que é de 256GB.
A questão que fica é: até quando o processador dará conta do recado, perante tantas outras atualizações e versões que estão por vir?
Ausência de NFC
Mesmo com tanta tecnologia considerada na produção do produto, o sistema NFC não foi priorizado, uma grande utilidade nos dias de hoje.
Leitor de íris deixa a desejar
Se não tem um leitor de digitais, o scanner de íris deve garantir a substituição. No entanto, no Galaxy Tab S4, esse quesito parece não funcionar muito bem em baixa luz ou quando o usuário está deitado, conforme relatos de alguns usuários que se mostraram descontentes. Nesse aspecto, o iPad sai na frente, pelo fato de reconhecer o dono do equipamento em qualquer posição.
Peso
Se você busca um tablet para facilitar algumas funções que não são realizadas no celular, porém não quer carregar um notebook, saiba que o poderoso tablet da Samsung pesa 483 gramas, desconsiderando a capa/teclado.
Preço
Outro ponto que também pesa, porém no bolso, é o preço do Galaxy Tab S4. No Brasil, em meados de janeiro de 2020, o preço pode chegar à R$4.300.
Ficha técnica do Galaxy Tab S4
Para finalizar, vamos elencar as especificações técnicas do tablet da Samsung.
Confira os detalhes em números:
- dimensões: 249,3 x 164,3 x 7,1 mm;
- câmeras: 13MP a traseira e 8MP a frontal;
- conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11ac, GPS, GLONASS, Beidou, Galileo, Bluetooth 5.0, USB-C no padrão 3.1;
- GPU: Adreno 540;
- memórias: a externa pode chegar até 400GB com o suporte do cartão microSD, enquanto que a interna é de 64GB e a RAM de 4GB.
- bateria: 7.300 mAh;
- peso: 483 gramas;
- plataforma e sistema operacional: Android 8.1 Oreo;
- processador: octa-core Snapdragon 835 de 2,35 GHz;
- sensores: bússola, acelerômetro, giroscópio, luminosidade, proximidade e leitor de íris;
- tela: Super AMOLED de 10,5 polegadas, com resolução de 2560×1600 pixels (287 ppi).
Leia mais: Conheça planos da Claro, a melhor internet do Brasil, segundo o Speed Awards Test.
Gostou desse artigo? Então, continue lendo outros post do blog Compara Plano e saiba tudo o mundo da tecnologia.