Quando se fala em internet móvel, a primeira coisa que vem a cabeça é: qual é a operadora que tem a melhor internet 4G? Afinal, não queremos ficar offline bem na hora que chamamos um táxi de aplicativo móvel ou estamos enviando um e-mail importante.
A Opensignal, empresa de análise móvel especializada em quantificar a experiência, divulgou em julho de 2019 o resultado da pesquisa das principais operadoras no Brasil. Este estudo contempla a análise da qualidade de desempenho de 5 itens:
- disponibilidade do 4G;
- experiência de vídeo;
- velocidades de download;
- velocidade de upload;
- latência.
A OpenSignal testou mais de 1 milhão de aparelhos entre os dias 1º de março e 29 de maio de 2019. Assim como em 2018 houve um investimento muito grande no sinal 4G. Isso aumentou significativamente a disponibilidade da rede devido à expansão da frequência de 700 MHz porque ela melhora a entrada de sinal. Assim, era de se esperar que em 2019 as operadoras tivessem um desempenho melhor.
A Claro foi a líder em mais avaliações e, portanto, ocupa o posto de melhor internet 4G no Brasil, seguida pela TIM. A Oi teve a pior performance em todo o estudo. Mas todas as operadoras melhoram o desempenho de 2018 para julho de 2019.
Confira mais detalhes do estudo e saiba como as operadoras se posicionaram em cada um dos itens estudados.
Qual a melhor internet 4G do Brasil
Em 2018, na pesquisa divulgada em janeiro de 2019 pela Opensignal, a Claro foi líder de 4 dos 5 quesitos. Neste ano, no estudo divulgado em julho, a Claro aparece de novo em primeiro lugar. Porém, desta vez ela está liderando a performance em 3 dos 5 itens analisados. Enquanto isso, a TIM conquistou seu espaço e a Oi teve o pior desempenho.
Entenda o que é cada um dos quesitos estudados e como funciona a avaliação de cada um deles:
Disponibilidade 4G
A disponibilidade do 4G no estudo, segundo a Opensignal, considera a quantidade de tempo que um usuário consegue permanecer conectado na internet 4G sem perder qualidade e estabilidade de sinal.
Nesta última pesquisa, a TIM, operadora brasileira com maior área de cobertura de 4G, se destacou atingindo 82,4% do tempo com 4G disponível comparado a 78,6%, alcançado em 2018. Em seguida apareceram a Vivo e a Claro, enquanto a OI ficou na última posição.
Comparado ao ranking da pesquisa divulgada em janeiro de 2019, todas as operadoras evoluíram na disponibilidade do 4G em função da liberação da frequência 700 Mhz e expansão do alcance da conexão 4G.
Leia também: Quando a internet 5G chegará no Brasil?
Experiência de vídeo
A avaliação da experiência de vídeo é medida em pontos em uma escala de 0 a 100, onde de 0 a 40 pontos é Ruim; de 41 a 59 pontos é Razoável; de 60 a 69 pontos é Bom; de 70 a 79 pontos é Muito Bom e de 80 a 100 pontos é Excelente.
A experiência de vídeo avalia se, ao ser transmitido para um usuário, ele tem o tempo de carregamento curto e baixo número de interrupções. Comparando os resultados de janeiro e julho, a Onesignal afirma que a qualidade de vídeo no Brasil vem melhorando. Isso tem ocorrido porque houve aumento da frequência e otimização de conexões 4G para vídeo.
Nesta pesquisa, a Claro apareceu como a única operadora com boa performance, se mantendo como a melhor internet 4G para experiência em vídeo, com 56,9 pontos (Razoável), seguida pela Tim e pela Vivo, que conseguiu conquistar 4 pontos a mais desde a última pesquisa, mas também com pontuação na escala Razoável. A Oi aparece novamente com a pior performance.
Leia também: 4G em São Paulo é a mais rápida da América Latina
Velocidade de download
O download é quando baixamos algum conteúdo da internet. A pesquisa mostra a que velocidade isso acontece quando usamos a conexão 4G. O estudo mede as redes 3G e 4G, o que acaba puxando a média para baixo. Isso porque a velocidade no sinal 3G é bem menor.
Os resultados desde a última pesquisa sobre a melhor internet 4G se mantiveram parecidos, com a Claro mostrando a média de velocidade de download mais alta, em 19,8 Mbps, seguida pela Vivo com 14,2 Mbps ( mais de 5 Mbps a menos). Todas as operadoras melhoraram a velocidade de download, mas nenhuma delas conseguiu alcançar a líder, Claro. A Oi, mais uma vez, ocupa a lanterna com 8,6 Mbps.
A melhoria na velocidade de download de todas as operadoras acontece porque a medida que o 4G fica mais acessível, o usuário pode encontrar conexões 4G mais rápidas que melhoram esta velocidade.
Velocidade de upload
A velocidade de upload mede a velocidade para subir arquivos para a internet, como publicar fotos e conteúdos nas redes sociais.
A Claro também se manteve na liderança nesta avaliação com 6,4 Mbps, com diferença de mais de 1,5 Mbps da Vivo e da TIM, que vêm logo em seguida, quase empatadas. Mesmo a TIM tendo sido a que mais evoluiu, a Claro aparece bem à frente das concorrentes. A Oi permanece com o pior desempenho, com 2,9 Mbps.
Comparado ao download, a velocidade de upload é sempre menor. Mas isso tem se tornado cada mais importante para quem navega nos aplicativos móveis. As redes sociais, chats e vídeos exigem cada vez mais qualidade deste recurso. Além disso, a criação de conteúdo tem crescido significativamente entre as pessoas mais conectadas.
Latência
Latência é o tempo de resposta que um pacote de dados leva para ir de um ponto ao outro. Neste estudo, todas as operadoras apresentaram crescimento entre janeiro e julho. Porém, desta vez há um novo líder no ranking. A TIM ultrapassa a Claro nesse quesito com 60,9 milésimos de segundo (ms), cerca de 0,06 segundos, a Claro fica em segundo lugar com 2 ms a menos.
Resultado da pesquisa de experiência móvel Brasil, 2019. Latência
O tempo de resposta pode variar bastante de região para região. Por isso, a Onesignal sinaliza que consumidores do Sudeste e Sul, como São Paulo e Porto Alegre tendem a experimentar tempo de resposta inferior a 60 ms. Já no Norte e no Nordeste a latência variou de 90 a 100 ms. Essa diferença se dá pela infraestrutura de fibra óptica mais concentrada no Sul e Sudeste do país.
Como foi realizado o estudo
A Opensignal analisou 24 das maiores cidades brasileiras para traçar a média do país. Também foi realizado um estudo isolado das cidades principais. Segundo a pesquisa, a experiência de vídeo trouxe divergências entre Claro e Vivo nos centros urbano. A latência foi diferente em todo o território devido a fibra óptica.
O estudo traz os resultados por cidade pesquisada e para saber mais basta acessar a pesquisa da Opensignal. O levantamento foi feito nas cidades: Aracaju, Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, São Bernardo do Campo, São Luís e Teresina.
Agora você já sabe como cada operadora performa nos principais quesitos que definem a melhor internet 4G. Assim, fica fácil escolher a melhor operadora para navegar com tranquilidade.
Gostou deste conteúdo? Fique por dentro de todas as novidades no mundo tecnológico e da telecomunicação no blog do Portal Compara Plano.