Ícone do site Compara Plano

Como criar uma loja no Instagram? 6 passos para começar

como criar uma loja no instagram

Você que trabalha com venda de produtos, sabe como criar uma loja no Instagram? Pois se não sabe, está mais do que na hora de aprender! Primeiramente, porque as lojas do Instagram são uma forma muito boa de ganhar dinheiro. Segundo, porque ela facilita a vida de quem vende por conta das suas diversas funcionalidades.

Dessa forma, vamos ensinar o passo a passo para você aprender a criar uma loja no Instagram. E, com isso, ir além da OLX e outras plataformas de venda.

Acompanhe!

Saiba maisInstagram Reels: veja todos os passos para criar o seu

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O crescimento das lojas no Instagram

A criação da loja do Instagram foi uma “mão na roda” para as lojinhas menores. Isso porque colocar um link de direcionamento nos stories hoje em dia só é possível para quem tem mais de 10 mil seguidores.

Com isso, que tem menos, ficava sem ter opções para levar seus seguidores até a loja, a não ser patrocinando os links. Agora, com a loja, todos os usuários podem se utilizar desse recurso.

O Instagram é hoje uma das maiores plataformas de interação social online. Ele conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo, ao mesmo tempo que mais de um terço deles utiliza a rede social para fazer compras, segundo pesquisa da Global Webindex.

O resultado da pandemia

O isolamento social causado pela pandemia no novo coronavírus mudou principalmente a dinâmica de consumo no Brasil e no mundo. As vendas online cresceram muito, onde, segundo números de junho de 2020 da ABComm, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 107 mil lojas aderiram à venda online, fazendo esse tipo de negócio praticamente dobrar.

Moda, alimentos e serviços foram os setores que mais cresceram, no entanto, esporte, lazer, brinquedos e games também tiveram crescimento, por conta da necessidade de estar em casa.

Acredita-se que esse tipo de hábito de comprar online vai persistir mesmo depois da pandemia, o que, dessa forma, gera a constante necessidade das lojas se adequarem.

Leia também: Saiba quais as maneiras de usar o Instagram no PC sem mistério

Alternativa para quem perdeu o emprego

Quem perdeu o emprego no início da quarentena teve que, acima de tudo, batalhar muito pra conseguir seu sustento. De tal forma que uma ótima opção para essas pessoas foi a alternativa de vendas nas redes sociais.

Ao passo que, o empreendedorismo foi estimulado nessa época justamente pela necessidade de complementar ou até de ser a renda principal. De bolos caseiros a roupas usadas, muitos negócios foram criados com o auxílio das redes sociais.

E os consumidores, por estarem mais em casa, estão mais conectados às redes sociais, ou seja, fazendo com que a divulgação do trabalho chegue diretamente a quem precisa.

E aí? Se animou para aprender como criar uma loja no Instagram agora? Acompanhe para saber como fazer isso.

Como criar uma loja no Instagram

Hoje, o usuário do Instagram pode mudar sua conta de acordo com o seu propósito. São 3 opções: conta pessoal, criador de conteúdo e Instagram for Business. Para trabalhar com a loja virtual, é necessário escolher o for business, já que oferece mais funções para um e-commerce.

Na opção comercial, você pode incluir seu contato, site, links diretos, preços em imagens, biografia personalizada e botão para redirecionamento do perfil.

Além disso, você tem acesso a métricas para analisar o que seu público quer, entender que tipo de pessoa compra seu produto, horários que acessam, faixa etária, entre outros.

Leia também: E-book gratuito: como se tornar um digital influencer no Instagram

Passo a passo de como criar sua loja no Instagram

Primeiramente, você precisa atualizar seu aplicativo, pois é necessário que você tenha a última versão do Instagram. Em seguida você deve fazer os seguintes passos:

1. Mudar o perfil do Instagram para comercial

  1. Entre no aplicativo do Instagram;
  2. Clique nos 3 traços no canto superior direito;
  3. Clique em “Configurações”;
  4. Vá até “Conta” e clique em “Mudar para conta profissional”;
  5. Escolha “Empresa”.

Lembrando que, se o seu perfil for fechado, você deve alterar indo em “Privacidade” e depois desabilitando o “Conta privada”.

2. Vincular a sua conta do Instagram a uma fanpage do Facebook

  1. Entre no aplicativo do Facebook;
  2. Clique nos 3 traços no canto inferior direito;
  3. Clique em Páginas;
  4. Escolha a opção “Criar”.

Após a criação, você deve vincular a conta do Instagram à do Facebook, da seguinte forma:

  1. Entre no aplicativo do Instagram;
  2. Clique em “Editar perfil” na sua página principal;
  3. Vá até “Página” e escolha “Conectar Página existente”.

Se você preferir, pode criar por ali mesmo a sua página no Facebook.

3. Criar uma loja na sua fanpage do Facebook

Esta etapa não é necessária se você já tem um e-commerce, pois você pode vinculá-lo diretamente ao Instagram.

Dessa forma, basta você integrar o Gerenciador de Negócios à sua plataforma e habilitar a opção de plugins de redes sociais na sua loja virtual. Para isso, você deve selecionar a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando for adicionar os produtos no Instagram.

Entretanto, se você não tem uma loja pronta, você pode criar uma no Facebook. Para isso, siga os passos:

  1. Entre no aplicativo do Facebook;
  2. No perfil que você criou, clique em “Loja” na página principal;
  3. Clique em “Começar” e depois em “Avançar”;
  4. Habilite a opção “Finalização da compra em outro site” para que você possa marcar os produtos no Instagram;
  5. Clique em “Avançar”;
  6. Conecte à conta comercial do Instagram, preencha com seu e-mail e clique em “Avançar”;
  7. Escolha um nome para o seu catálogo;
  8. Assinale que você concorda com o “Acordo do Comerciante” do Facebook;
  9. Clique em “Concluir configuração da loja”.

4. Criar catálogo de produtos na sua fanpage do Facebook

  1. Acesse www.facebook.com/products;
  2. Clique na fanpage que você deseja criar o catálogo, caso você tenha mais de uma;
  3. No menu do lado esquerdo, clique em “Catálogo”;
  4. Clique em “Itens”;
  5. Clique em “Adicionar itens”;
  6. Opte entre “Adicionar manualmente”, se você prefere preencher um produto de cada vez ou “Usar o carregamento em massa”, se você tem uma planilha pronta com a lista de produtos;
  7. Clique em “Avançar” e preencha os dados dos produtos conforme solicitados.

5. Configure as compras no Instagram

  1. Entre no aplicativo do Instagram;
  2. Clique nos 3 traços no canto superior direito;
  3. Clique em “Configurações”;
  4. Vá em “Empresa”;
  5. Clique em “Configurar Compras no Instagram”;
  6. Conecte a sua conta do Facebook e aguarde aprovação.

Esse processo pode levar alguns dias, então você deve esperar para dar continuidade. Acesse o perfil “Compras” de vez em quando para poder acompanhar.

6. Marque os produtos no Instagram

  1. Faça um post. Pode ser no seu feed ou nos stories;
  2. Escolha a opção “Marcar produtos” abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas no feed ou dentro da aba de adesivos nos stories;
  3. Marque no mínimo 9 produtos para poder habilitar a aba Loja no seu perfil.

Dessa forma, toda vez que alguém entrar no seu Instagram, poderá clicar em cima das suas imagens, saber o preço dos produtos e comprá-los através direcionamento que poderá ser para o seu site ou sua fanpage no Facebook.

Como ter sucesso ao criar uma loja no Instagram

Agora que você sabe como criar sua loja no Instagram, algumas atitudes podem fazer você, com toda a certeza, ter mais chances de vendas, saiba quais:

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Procon lista lojas online acusadas de golpes

Conclusão: aprendeu como criar uma loja no Instagram?

Agora que você já sabe todos os passos de como criar uma loja no Instagram, não perca essa oportunidade de criar seu negócio!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Sair da versão mobile