WhatsApp parou: saiba o passo a passo de como resolver!

WhatsApp parou

O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais essenciais na nossa vida. Usamos no dia a dia para falar com amigos e família e também no trabalho. Afinal, ele é rápido, dinâmico e qualquer um consegue usar sem tantas dificuldades. Porém, pode acontecer de o aplicativo travar e parar de funcionar. Por isso, vamos mostrar porque o seu WhatsApp parou e como resolver o problema.

As razões para a paralização variam conforme cada caso. Acontece da plataforma parar para todos os usuários e essas situações são as mais difíceis de resolver. Porém, quando é algo mais particular, existem diversas maneiras de fazer o App voltar a funcionar tranquilamente.

Assim, continue lendo esse texto para entender o que fazer em cada caso. Vamos te mostrar quais os possíveis problemas e como tentar resolver cada um deles. Lembre-se que o Whats não é o único aplicativo de conversas no mercado e vale a pena tentar outros como complemento na hora do aperto. Vamos lá?

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Leia também: Perdi meu chip, como recuperar o WhatsApp? Veja o passo a passo

WhatsApp parou: o que pode ter acontecido?

Ao entrar no App, com certeza você já se deparou com aquele momento onde envia as mensagens e elas não são confirmadas. A situação aperta ainda mais se é uma questão urgente e precisamos de uma resposta rápida. Bom, a razão para a queda depende de vários fatores, por isso, vale a pena testar algumas possibilidades.

WhatsApp parou? Pode ser sua internet!

Primeiro de tudo, verifique se sua rede está funcionando. Caso esteja usando a WiFi, desligue ela e tente conectar sua 3G ou 4G. Se sua mensagem foi enviada ao trocar de internet, talvez deva verificar o problema com sua WiFi.

Outra possibilidade, caso já esteja usando a 4G, é da sua franquia ter acabado. Assim, verifique no App da sua operadora como andam seus dados móveis e se você precisa contratar mais para mandar suas mensagens.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Uma dica: sempre que estiver com dúvidas sobre sua rede, acesse outras plataformas. Vá para seu Instagram, ou entre no navegador. Se, mesmo assim, estiver sem conexão, provavelmente está sem internet.

Problemas no App

Se a conexão de internet não é o problema, talvez seja o momento de considerar que o aplicativo apresenta alguma falha. É comum o usuário receber mensagens como “o WhatsApp parou de funcionar”, se essa for a questão.

Como já comentamos, existem várias possibilidades para a paralização do Whats. Porém, vamos considerar as mais comuns:

1. Atualização

Acontece da plataforma estar defasada e precisando de uma atualização. Muitos deixam essas questões já automáticas, mas outros usuários preferem fazer manualmente, independente do aplicativo.

Com isso, verifique como está a situação da plataforma no seu App ou Play Store. A atualização é importante, pois cada vez que o usuário a realiza, contorna situações complicadas, como algum bug apresentado na versão anterior. Por isso, nunca deixe de fazer essa ação.

Vamos facilitar sua vida e te mostrar um passo a passo de como fazer:

  1. Entre no seu Play Store ou App Store e procure o WhatsApp;
  2. Ao entrar na interface do App, selecione a opção “Atualizar”;
  3. Pronto, é só aguardar e utilizar.

2. Conversas pesadas

Outra possibilidade é o usuário estar com o aplicativo muito pesado, ou seja, com excesso de mensagens, imagens ou figurinhas. Isso é bem comum, considerando como usamos bastante o WhatsApp.

Porém, se você não arquivar ou apagar conversas com frequência, seu App vai ficando mais pesado, e pode travar constantemente. Assim, apague conversas muito antigas ou arquive as mais importantes.

Também existe a chance de arquivar todos os dados do WhatsApp e deixar ele zerado e pronto para utilizar. Nesse caso, você terá as conversas quando quiser, se fizer o backup. Quer saber como fazer o arquivamento?

  1. Selecione o menu dos 3 pontos, no canto superior direito;
  2. Vá em “Configurações”;
  3. Acesse a aba “Conversas”;
  4. Clique em “Histórico de Conversas”;
  5. Selecione a opção “Arquivar todas as conversas”.

WhatsApp parou por questões judiciais?

Então, essa é uma possibilidade também. Há alguns anos, o aplicativo chegou a ficar um dia inteiro sem funcionar por uma questão legal aqui no Brasil. E nesse caso não foi apenas o aplicativo de uma pessoa, mas do país inteiro.

Em dezembro de 2015 e maio de 2016, a justiça brasileira determinou o bloqueio do App pois alguns processos solicitaram acesso a conversas para continuarem suas investigações. Porém, o Whats é bem rígido quanto às questões de Política de Privacidade e não libera diálogo de usuários facilmente, mesmo em questões legais.

Por essa razão, a justiça determinou o bloqueio do aplicativo. Entretanto, não demorou muito para o Whats voltar, funcionando normalmente.

Antes de acontecer, você provavelmente vai ser informado pelo App, ou ler nas redes sociais e portais de notícias. E, caso role isso mesmo, o usuário vai precisar esperar voltar, não há muito o que fazer.

Entre em contato com o App

Se você já descartou as possibilidades anteriores, talvez seja importante entrar em contato com o Whats para conseguir resolver o problema. O usuário pode fazer isso por meio do “Fale Conosco”. Vamos te mostrar como:

  1. Clique no menu dos 3 pontos;
  2. Acesse a opção “Configurações”;
  3. Selecione a aba “Ajuda”;
  4. Depois disso, escolha entre “FAQ” ou “Entre em Contato”.

Na primeira opção, você será levado a uma página com as principais dúvidas dos usuários. Já na segunda, o cliente deve descrever o problema e as dificuldades. Uma parte legal dessa opção é que você pode incluir screenshots da sua tela e mostrar qual o problema. Além do mais, quem for te ajudar consegue ver o que aparece na tela, ao entrar no WhatsApp.

Leia mais: Quer proteger seu WhatsApp? Saiba como colocar senha no app!

WhatsApp parou? Veja algumas alternativas!

Agora, se você precisa de outra forma de contato, existem vários aplicativos com as mesmas funcionalidades do WhatsApp. Muitos deles você já têm no seu aparelho, mas não utiliza com tanta frequência. Porém, vamos te dar uma mão e mostrar as melhores alternativas.

Telegram

Esse aplicativo ficou conhecido numa das quedas do WhatsApp. Porém, ele não perde em nada em comparação. Muita gente até prefere o Telegram.

Como comentamos, os Apps são bem similares. Para começar uma conversa, o usuário deve instalar e se registrar. Assim, os contatos do seu celular, com conta no Telegram, vão aparecer automaticamente. Com isso, você consegue conversar, sem maiores dificuldades.

Além disso, o Telegram tem outras vantagens, como a possibilidade de editar fotos antes e depois de enviar, além de mudar ou cancelar completamente mensagens já enviadas.

Facebook Messenger

O Facebook Messenger tem relação direta com a rede social. Isso significa que ao ter o App vai poder conversar com todos os seus amigos do Facebook.

Além disso, você pode entrar em contato com qualquer usuário da rede social, caso a pessoa aceite falar com você. Com o Messenger, o usuário pode enviar mensagens de texto, de voz, além de imagens e vídeos.

Viber

Semelhante ao WhatsApp e Telegram, o Viber também permite adicionar contatos por meio do número de telefone. Esse App habilita o envio de mensagens de texto e imagens, chamadas de áudio e vídeo e outras funcionalidades básicas.

Porém, pouca gente utiliza o Viber em comparação com outros aplicativos. Por isso, não é muito comum recorrermos a essa possibilidade.

Skype

O Skype já é conhecido pelas chamadas em vídeo. Entretanto, o App permite outras atividades, como chamadas de voz e envio de mensagens de textos para uma pessoa ou um grupo. Além do mais, você consegue mandar correio de voz e enviar SMS para os usuários com conta no Skype.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Leia também: Como tirar o online do Whatsapp? Descubra aqui!

Resolvemos seu problema?

Agora ficou mais fácil de entender porque o WhatsApp parou e como fazer para contornar a situação. Além disso, você já sabe quais aplicativos ter no seu celular para evitar ficar sem falar com seus contatos. Continue acessando o Compara Plano e fique por dentro de tudo quando o assunto é telefonia e tecnologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *