Pular para o conteúdo

Waze ou Google Maps: qual é o melhor?

waze ou google maps

A popularização do GPS mudou a forma como nos locomovemos na estrada e nas cidades. Os aplicativos de mapas para dispositivos móveis permitem que qualquer trajeto seja feito com facilidade e segurança. Por isso, comparamos dois apps que são referência em localização via satélite para você escolher. Qual será o melhor, Waze ou Google Maps?

Confira neste artigo como funciona cada uma das plataformas e qual se adapta melhor às suas necessidades.

Veja mais: A Claro passou a oferecer 240MB por R$99,99, incrementando em muito a experiência de conectividade residencial.

Sistema militar acessível na palma da mão

Antes de ser integrado aos smartphones e estar acessível a qualquer pessoa, o sistema de posicionamento global, GPS, do inglês global positioning system, era para uso exclusivo dos militares. O recurso passou a estar disponível gratuitamente para civis há pouco tempo, e desde então não parou de se expandir.

O sistema de GPS americano é o mais utilizado no mundo e entrou em atividade oficialmente em 1995. Ele conta com 24 satélites que garantem o funcionamento do recurso de localização. Somente em 2000 o uso do sistema por civis foi completamente liberado e passou a não ter mais nenhuma restrição.

O GPS, além de mostrar exatamente a sua posição no mapa, permite determinar o caminho entre dois pontos, assim como acompanhar a direção e a velocidade do deslocamento.

Waze ou Google Maps como ferramentas de GPS

Toda essa tecnologia de localização por satélite é o que garante a eficiência de aplicativos tão populares hoje em dia, como o Waze e o Google Maps. Essas plataformas viraram ferramentas tão essenciais para os motoristas que você, possivelmente, nem se lembre mais de como era dirigir sem eles.

Esses dois aplicativos são os mais utilizados pelos brasileiros, seja para o dia a dia nas cidades, seja para uma viagem de férias. Eles são gratuitos e estão disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS. Mas, qual app será o melhor?

Google comprou Waze e manteve as duas plataformas

Em 2013 o Waze estava no auge do sucesso, e o Google comprou a plataforma por nada menos do que US$1,3 bilhão. A transação gerou especulações do que aconteceria com o aplicativo que naquele momento era um dos principais concorrentes do Google Maps.

Passados mais de seis anos, os dois apps seguem ativos e dividem o gosto dos usuários. O posicionamento da empresa em manter as duas plataformas das pistas é que elas atendem a públicos com perfis diferentes, e talvez até se complementem.

Waze ou Google Maps: qual funciona melhor?

Enquanto o Google Maps tem informações eficientes sobre transporte público, condições de trânsito em tempo real e imagens de satélite, o Waze tem uma função social importante, que permite o compartilhamento entre os usuários.

Mas, essas não são as únicas diferenças entre os dois aplicativos que claramente atendem a necessidades distintas. Veja como funciona cada plataforma e entenda quando usar Waze ou Google Maps.

Google Maps para motoristas, pedestres e ciclistas

Com uma abrangência incrível de serviços, o Google Maps é insuperável. Ele atinge um público amplo ao oferecer ferramentas que são úteis não apenas para motoristas, mas também para pedestres e ciclistas.

A versatilidade do Maps faz dele um dos aplicativos essenciais para viagens. Com mapas e imagens de satélite detalhadas, é possível se locomover por qualquer lugar do planeta. Para isso basta acessar o mapa da plataforma, que automaticamente rastreia a sua localização.

Leia mais: Como aproveitar todos os recursos do Google Maps

Pontos de interesse, navegação detalhada e dados de transporte público

Ao encontrar a sua localização o Google Maps oferece mais que um sistema de GPS. Com ele é possível buscar locais de interesse no mapa e encontrar restaurantes, mercados, bares, lojas de varejo, postos de gasolina, entre outros.

Se a sua necessidade for uma navegação detalhada, o recurso Street View coloca a sua visão praticamente dentro do mapa e acompanha cada detalhe do trajeto. Para isso são usadas imagens reais da rua captadas pelo serviço exclusivo do Google.

Informações sobre o transporte público são outro recurso interessante do Google Maps. Nas principais cidades do mundo é possível consultar em tempo real, pelo mapa, detalhes precisos sobre as linhas de ônibus, trem e metrô que circulam pelo local.

A ferramenta facilita a vida tanto de moradores quanto de turistas, que podem se locomover de forma barata, com a facilidade e a segurança de que escolheram o melhor trajeto.

Informações de trânsito, rotas alternativas e navegação offline

Para os motoristas, o Google Maps também é uma ferramenta de navegação eficiente. Com ele é possível ver as melhoras rotas para chegar um destino e obter informações do trânsito em tempo real. Engarrafamentos, acidentes e obras no caminho são sinalizados no mapa.

Um recurso incrível e exclusivo do Maps é a navegação offline. Com o aplicativo você pode baixar uma área do mapa para navegar quando estiver sem acesso à internet. A ferramenta é superútil em viagens quando é comum ficar sem conexão no celular.

Waze o grande mapa social

A grande sacada do Waze é a formação de um mapa colaborativo em que os usuários podem trocar informações sobre trajetos e trânsito em tempo real. Além disso, o aplicativo aprende os caminhos que você costuma fazer e busca as melhores rotas e todas as informações sobre trajeto.

Um perfil pessoal, com avatar e pontos por participação, dá ainda mais cara de rede social ao app. Entre as informações compartilhadas pelos usuários, estão bloqueios e barreiras no caminho e o envio alertas sobre blitzes e problemas no trânsito, tudo com a possibilidade de postar fotos dos locais citados.

Colaboração como base do mapa

Enquanto o Google Maps trabalha com uma base de dados pré-estabelecida, o Waze conta com a participação dos motoristas para a montagem de um banco de informações.

A colaboração é o ponto-chave, e o que mantém o funcionamento do aplicativo. Claro que ele corresponde com eficiência às funções básicas de navegação, mas tem como maior diferencial a troca de informações e experiências entre os usuários.

Rastreador de amigos

Imagine que você e seus amigos estão saindo de diferentes pontos em direção a um mesmo destino. O Waze ajuda você a localizar cada um deles e mostra a distância que está de cada um deles, além do tempo estimado para que cheguem ao local combinado.

Neste tutorial completo que publicamos, você pode aprender a usar todas as funcionalidades do Waze. Confira!

Afinal, devo escolher Waze ou Google Maps?

Como o próprio Google mostrou ao manter as duas plataformas ativas, Waze e Google Maps funcionam de maneiras bastante distintas. Isso significa que elas atendem a públicos com perfis diferentes e são mais ou menos eficientes em situações específicas.

Se você está viajando, por exemplo, e precisa de informações e detalhes sobre o local em que está, o Google Maps será mais útil. Seja pela busca de pontos de interesse, pela possibilidade de abrir o Street View ou pelas informações sobre o transporte público.

Agora, se o que você procura é um GPS para navegar com tranquilidade e segurança pelos trajetos de uma cidade e que fazem parte do seu dia a dia, é possível que o Waze seja a melhor opção.

Com ele você poderá receber informações em tempo real de quem acabou de passar pelo caminho pelo qual você está se deslocando. Além, é claro, de poder colaborar compartilhando as suas próprios informações.

Se você não dirige e está mais para o banco do carona, veja os principais aplicativos de caronas e comece a compartilhar trajetos!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Campara Plano e fique por dentro de todos as novidades do mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *