Pular para o conteúdo

Veja dicas de programas para limpar o PC

programas para limpar o pc

Ao comprar um notebook ou depois de fazer uma reinstalação no seu Windows tudo funciona bem e rapidamente.  Mas, conforme o tempo passa o desempenho do computador não é mais o mesmo. Nesse momento, você precisa limpar os dados e informações acumuladas do computador. Separamos a seguir algumas ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa. Conheça programas para limpar seu PC e dicas de como manter seu HD limpo. 

Por que o computador fica sem espaço de armazenamento?

Os computadores têm armazenamentos diferentes, que normalmente variam entre 100GB, 500GB, 1000GB ou 1TB.  Mas o que isso significa? Para responder essa pergunta, é preciso entender como o computador funciona e como armazena dados.

De modo prático, o computador nada mais é do que uma longa e complicada série de circuitos eletrônicos. Portanto, o que entendemos como letras, números, textos, imagens e qualquer outro tipo de informação é salvo da mesma forma. Por meio da passagem ou não de corrente elétrica, o que o PC entende é um 0, em caso negativo, ou 1, em caso positivo. A partir daí, temos padrões para definir o que uma sequência de 0 ou 1 significa.

Em arquivos de texto, por exemplo, cada letra é composta por 8 bits, ou seja, 8 binary digits (dígitos binários). Em um código ASCII (uma das possíveis formas de se codificar letras), a letra A é representada pelo número decimal 65 ou 01000001 em binário. Cada letra, ponto, espaço ou número nesse arquivo de texto corresponde, portanto, a 8 bits.

Se você criar um arquivo no Bloco de Notas e digitar uma letra e salvar, poderá ver no ícone  propriedades que tem apenas um byte. O byte é o nome dado a esse conjunto de 8 bits.

Curiosidade

Para visualizar um byte, você precisa utilizar o Bloco de Notas ou algum programa similar. Isso porque editores de texto como o Microsoft Word armazenam informações adicionais sobre o estilo da fonte, tamanho, se é negrito ou não, etc. Dessa forma, o tamanho do arquivo de outras ferramentas é muito maior. 

A capacidade de armazenamento do seu computador tem relação direta a isso, sendo que:

  • 1 KB, ou kilobyte, corresponde a 1000 bytes;
  • 1 MB, ou megabyte, corresponde a 1000 KB ou 1000000 bytes;
  • 1 GB, ou gigabyte, consequentemente, corresponde a 1000 MB, ou 1000000000 bytes.
  • Um computador de 1000 GB ou 1 TB tem, portanto, 1.000.000.000.000 bytes de armazenamento. 

É muita coisa. Mas como poupar espaço no seu HD? Nos próximos tópicos  te damos algumas dicas de programas para limpar o pc e também outras formas de armazenamento.

Limpeza do computador


O problema é que esses bits e bytes aplicados para armazenar dados a serem usados depois, geram diversos arquivos no computador. Por exemplo, os navegadores de internet, criam a todo instante vários desses arquivos. O objetivo é que funções com uso mais frequente possam ser facilmente abertas e, consequentemente, poupar tempo e poder de processamento. 

Mas, às vezes, criam-se GB dessas informações, chamadas de cache ou arquivos temporários. E os navegadores não são os únicos. O próprio sistema operacional (Windows, macOS, Linux, etc…) que você usa cria esses arquivos.

Dessa forma, acabamos ocupando muito espaço com arquivos que não são realmente necessários. É justamente nesta situação que os programas de limpeza do computador devem ser usados. Assim, você evita a memória cheia e a lentidão do seu computador.

O ideal é fazer uma limpeza periódica nos arquivos do computador. E vários programas têm a opção de agendar limpezas. Além disso, reúnem também todas as limpezas padrões necessárias.

Confira cinco dicas de programas para limpar o PC

  • CCleaner

    É um programa de limpeza disponível gratuitamente para Windows. Com uma interface bastante intuitiva, remove arquivos temporários. Nele você pode limpar o registro, desabilitar programas da inicialização do Windows. Além de poder remover arquivos duplicados, dentre outras funções.

  • PrivaZer

    É um excelente programa para fazer a limpeza do Windows. Aqui é oferecido um modo fácil para liberar espaço em disco e proteger sua privacidade. É possível limpar a atividade da internet e arquivos antigos. Outra função é o agendamento de limpeza automático.

  • BleachBit

    Limpe arquivos temporários do Windows e proteja sua privacidade com esse programa gratuito. Outra função, é a de remover lixo de diversos programas como Google Chrome, Microsoft Office, Adobe Reader, e vários outros.

  • Glary Utilities

    Com uma grande de ferramentas para limpar o computador, este programa protege o Windows e sua privacidade. Você pode limpar o disco, o registro, otimizar a memória, desinstalar a inicialização de programas, dentre outras ferramentas.

  • PrivacyEraser

    É outro excelente programa gratuito de limpeza do Windows. Nele você pode liberar espaço do HD e proteger sua privacidade. Use para limpar arquivos temporários e atividade da internet. Nele também é possível agendar a limpeza automática.

Os programas apresentam algumas variações entre eles, mas as diferenças mesmo se concentram em seu design. Por isso, busque aquele que você acha mais confortável e mais fácil de se usar. Alguns optam por exibir mais informações sobre o seu computador, enquanto outros pretendem ser mais clean

Além dos programas focados especificamente na limpeza do computador, existem outros, com diferentes utilidades, que também realizam a função.

É o caso do antivírus 360 Total Security , que além da busca por vírus no sistema, limpa e acelera o computador. E o melhor de tudo, a função de limpeza está disponível na versão gratuita!

Outras ações para manter o computador limpo

Realizar a limpeza dos arquivos temporários já é uma grande ajuda. Mas se a situação do seu computador está difícil, pode não ser o suficiente. Os programas não irão interferir nos seus arquivos pessoais, ou seja, aqueles que você mesmo criou. Então, se você quer liberar ainda mais espaço, busque outras formas de armazenar arquivos como fotos e vídeos.

Aqui vão algumas dicas para ocupar o mínimo de armazenamento possível, no HD:

  • Pastas

    Ainda que pareça trivial, mantenha a organização de seu ambiente de trabalho no PC. Este é o passo mais importante para que as coisas não saiam fora de controle.

    Crie um sistema de organização por pastas, dessa forma é mais fácil encontrar os arquivos que podem ser excluídos. Isso te ajuda na limpeza cotidiana dos seus arquivos pessoais. Ao acumular muitos arquivos, a limpeza se torna uma tarefa demorada e massante. Dessa forma, organizar suas coisas em pastas te poupa tempo.

  • Nuvem:

    A cloud computing é um serviço no qual você pode armazenar seus arquivos em uma conta criada em um servidor dedicado a isso. Eles passam a ocupar esse espaço no servidor e deixam de ser um peso em seu computador.

    Existem, hoje, serviços que fazem isso, como o
    Google Drive, iCloud, DropBox e muitos outros. A maioria é pago, porém alguns apresentam versões gratuitas. É o caso do Google Drive, com uma capacidade de armazenamento gratuito de até 15GB.

    Se você precisa de muito espaço, é uma boa dar uma olhada nos preços pagos mensalmente para outras quantias de armazenamento. Além de servir como um pequeno pendrive, esta é uma opção muito útil para o backup de informações e acesso remoto.

  • Desfragmentar

    Se o seu computador tem um HDD e não um SSD, como é ainda o padrão dos computadores, vale a pena tentar desfragmentá-lo. Com o tempo, um HDD (Hard Disk Drive) vai cometendo pequenos erros ao mover, apagar ou criar arquivos. De modo que deixa pequenos fragmentos ocupando espaço, mesmo que os arquivos não existam mais.

    Portanto, se você não tem tantos arquivos assim, mas o seu HD já está lotado, tente desfragmentar. O processo varia um pouco de sistema operacional para sistema operacional, mas nos sites de cada um deles normalmente tem um guia de como fazer isso.

  • Memória Externa

    Se todas essas dicas não conseguiram te ajudar, talvez seja bom investir em uma memória externa. HDs externos não são muito caros e têm uma grande capacidade de armazenamento. Com isso, é possível mover o peso do seu computador, deixando mais ágil para seus programas.

Essas são as principais formas de limpar um PC. Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais sobre programas para limpar o pc e como deixar seu computador rápido e com melhor desempenho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *