Pular para o conteúdo

Uber Comfort: conheça a nova categoria premium da Uber

Uber Comfort

A Uber disponibilizou para os brasileiros mais uma opção de corrida na categoria premium: o Uber Comfort. Disponível no Brasil desde o dia 25 de novembro, as viagens pelo Uber Comfort oferecem mais autonomia para o usuário. E os motoristas precisam se adequar a pré-requisitos, caso queiram oferecer esse serviço. Afinal, nem todas as cidades ou modelos de carros poderão fazer parte dessa categoria.

Se você costuma usar esse aplicativo de transporte e não se importa de pagar mais caro para embarcar em carros maiores e mais confortáveis e deseja controlar a temperatura do ar condicionado ou ter a opção de circular sem precisar interagir com o motorista, poderá encontrar na categoria Uber Comfort uma excelente opção para os seus deslocamentos.

Esse modelo de serviço já foi aderido por passageiros em algumas cidades de Canadá e Estados Unidos e, consequentemente, a Uber decidiu replicá-lo no Brasil. Mas, será que o brasileiro, levando em consideração os variados perfis comportamentais, além da situação financeira no quadro geral, faria questão de pagar a mais por essas mudanças?

Enfim, só o tempo dirá. Todavia, vale a pena ficar por dentro dessa novidade e estar preparado, para quando for necessário utilizar um Uber Comfort.

O que é o Uber Comfort

Desde o dia 7 de outubro deste ano de 2019,  a Uber Comfort tem sido motivo de expectativa para passageiros e motoristas da Uber. Essa nova categoria premium chegou para substituir o Uber Select.

Segundo um artigo publicado no blog da Uber, no dia 4 de outubro, a categoria Uber Comfort já existe em outros países, e a sua vinda ao Brasil faz parte de uma iniciativa da empresa para edificar uma melhor experiência para usuários e motoristas parceiros, padronizada globalmente. Dessa forma, a Uber busca uniformizar os níveis de qualidade do serviço em todo o mundo.

Como consequência, o valor das corridas do Uber Comfort será intermediária, ou seja, ficará entre o do UberX (mais barato, usado em viagens cotidianas) e o do Uber Black (mais caro, incluindo carros de luxo). Aliás,  o Uber Black, por também fazer parte de uma categoria premium, vai oferecer as mesmas novidades do Uber Comfort.

Por fim, entendemos que o Uber Comfort fica abaixo das categorias Uber Black, porém está acima das opções mais populares. Assim sendo, o valor das corridas na categoria premium é mais alto. A expectativa é de que a porcentagem a mais paga no Brasil seja semelhante à praticada no exterior: em torno de de 20% e 40%, com relação ao Uber X.

Leia mais: Plano de celular para Uber: saiba como escolher

Vantagens do Uber Comfort para os passageiros

Conforme já citamos, o objetivo do Uber Comfort é oferecer um conforto extra para os usuários que já utilizam o app de carros particulares. Por isso, ele continua disponível para download nos dispositivos que comportam os sistemas operacionais Android e iOS.

Em suma, o que diferencia o Uber Comfort são as corridas com carros mais novos e de tamanho médio, além de espaço extra para as pernas e a possibilidade de configurar, pelo aplicativo, algumas preferências antes de cada corrida. Vamos a elas:

Temperatura do ar condicionado

Certamente, quem utiliza aplicativos para solicitar um carro, como o Uber,  já se deparou com motoristas mau-humorados perante uma solicitação do tipo: ‘Poderia aumentar (ou diminuir) a temperatura do ar condicionado, por gentileza?’.

Pois é, com o Uber Comfort é possível definir a temperatura do ar condicionado conforme a  sua preferência, sem se sentir constrangido por isso. Afinal, você também está pagando por esse benefício. Inclusive, você pode fazer isso antes de entrar no carro, evitando algum comentário ou desconforto por parte do motorista com relação à sua escolha.

‘Motorista’ no modo silencioso

Parece até ironia, mas é verdade. Naqueles dias em que você não está disposto a conversar, ou, simplesmente, quer aproveitar a corrida para colocar os e-mails em dia, por exemplo, poderá sim, determinar uma viagem em silêncio.

É claro que há quem goste de aproveitar a oportunidade e bater um papo com o motorista para descontrair, desfocar de alguns problemas ou, como culturalmente são conhecidos os brasileiros, o ato de falar e interagir poderá ocorrer naturalmente. Nesse caso, você não precisa marcar nenhuma opção no aplicativo.

No entanto, há quem critique a opção do modo silencioso. Afinal, é como se ela obrigasse o motorista a ficar quieto, trabalhando como um robô. Pode parecer desumano, inclusive.

Todavia, o modo silencioso beneficia as pessoas com deficiência auditiva, evitando constrangimentos ou dificuldades de serem compreendidas por quem não domina a comunicação em Libras.

Ainda, as mulheres que querem evitar conversas com motoristas do sexo masculino, a fim de reduzir o risco de sofrerem algum tipo de assédio, encontram nessa opção maior segurança para os seus deslocamentos.

É válido considerar que os indivíduos com ansiedade social também são amparados pelo modo silencioso do Uber Comfort, presente também no Uber Black (assim como o controle da temperatura do ar condicionado).

Apesar das críticas, a Uber divulga esse recurso como sendo, em geral, uma opção bem recebida por motoristas e usuários do Uber Black. Até porque muitos passageiros utilizam a categoria enquanto se deslocam ou estão a trabalho e querem aproveitar o tempo da viagem para tratar de pendências.

Enfim, os brasileiros precisarão se acostumar com esse poder de escolha, e principalmente, é claro, os motoristas.

Requisitos para aderir ao Uber Comfort

Se, por um lado, comentamos sobre as mudanças para os passageiros, os motoristas parceiros da categoria Uber Comfort devem atender a alguns requisitos adicionais. São eles:

  1. veículo com ar condicionado, 4 portas e no mínimo 5 lugares;
  2. contabilizar, pelo menos, cem viagens completas em qualquer categoria (exceto Uber Eats);
  3. apresentar a média de avaliações de no mínimo 4,85;
  4. idade veicular máxima de 5 anos, sendo que, a partir de 01/01/2020, os veículos que possuem o requisito de idade, deverão ter o ano de fabricação mínimo de 2015;
  5. atender a alguns requisitos adicionais, que variam de cidade para cidade, levando em consideração o cenário e o contexto locais.

É importante destacar que, segundo divulgações da Uber, os carros mais modernos, que apresentam maior espaço interno e são conduzidos por motoristas mais experientes, serão os primeiros a disponibilizar os recursos.

Como vai funcionar pelo aplicativo da Uber

Ao solicitar um veículo, o passageiro irá se deparar com três opções para realizar a sua corrida: Uber X, Uber Comfort e Uber Black. Caso opte pelo Uber Comfort ou Black, terá acesso aos recursos explicados neste post, denominados de Temperatura e Conversa.

E, para usufruir desses novos recursos, é só utilizar o aplicativo normalmente, ou seja, não é preciso fazer nenhuma configuração especial.

Entretanto, nenhum passageiro é obrigado a utilizar esses recursos, e pode ser deixada marcada a opção “sem preferência”, a qual sempre virá habilitada por padrão.

Certamente, não parece fazer sentido alguém pagar a mais para não utilizar os novos recursos da categoria premium. Mas, quem sabe o usuário prefira o Uber Comfort pelas características do carro ou porque não encontrou nenhum veículo da categoria popular disponível naquele momento?

Disponibilidade do Uber Comfort no Brasil

Somente algumas cidades foram escolhidas para receber o Uber Comfort. Elas são dividas em grupos conforme os requisitos adicionais que precisam cumprir, para então oferecer essa nova opção da categoria premium no Brasil.

Confira as cidades, de diferentes regiões do país, que obedecem os mesmos requisitos adicionais:

  • Blumenau, Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Londrina e Porto Alegre.
  • Bauru, Belo Horizonte, Cabo Frio, Campinas, Campo Grande, Campos dos Goytacazes, Cuiabá, Goiânia, Macaé, Petrópolis, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Uberlândia e Volta Redonda.
  • Aracaju, Belém, Feira de Santana, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.

Lembrando que todos os requisitos, bem como os modelos de carros compatíveis com o Uber Comfort, podem ser conferidos no site Uber Blog.

Conclusão

A categoria Uber Comfort chegou para causar, e essa mudança faz parte de uma padronização global da marca. Como todo serviço que oferece diferentes modalidades, para todos os tipos de gosto e bolso, a Uber também está se diversificando, seja no transporte de passageiros, seja nos serviços adicionais, como o já conhecido Uber Eats e o descontinuado Uber Pet. É crível que outras novidades estejam por vir, agregando inclusive na vida profissional de usuários e motoristas.

De acordo com a empresa, essa nova opção pretende melhorar alguns aspectos da experiência do usuário que, ao buscar em uma corrida uns minutos (ou até mesmo horas) de sossego e silêncio, acaba, muitas vezes, sentindo-se desconfortável pelo fato de não saber como expressar ao motorista a sua necessidade momentânea, sem parecer mal-educado.

O desafio, no entanto, é o custo a ser pago por conforto, segurança e discrição.

Leia maisUBus o sistema de transporte sob demanda

Gostou desse artigo? Então continue acompanhando os posts sobre dicas e curiosidades do blog Compara Plano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *