Pular para o conteúdo

SHAREit app: compartilhe arquivos rapidamente

  • por

Sabe quando você deseja compartilhar um arquivo e demora a pensar o melhor modo de fazê-lo? SHAREit é a resposta para a sua pergunta. Com uma interface clean e fácil de manusear, o aplicativo é uma ferramenta poderosa para transmissão rápida de arquivos entre usuários por meio de mecanismo P2P – peer-to-peer.

Com o SHAREit é possível enviar ficheiros a um destinatário usando a rede Wi-Fi, o Bluetooth do celular ou a rede móvel, o pacote de dados.

Gratuito e livre de propagandas, vem se consolidando como uma das melhores alternativas para esse tipo de tarefa, tanto que figura na lista de aplicativos de utilidades mais baixados em 30 países de regiões diferentes, segundo metadados da loja Play Store.

Se você ainda não o conhece, está aqui uma excelente oportunidade de saber tudo o que o aplicativo pode fazer por você!

Leia mais: Teclado Gboard: saiba como usar o teclado da Google no seu celular

Conheça o SHAREit

Como já antecipamos, o SHAREit é uma ferramenta poderosa para aquele momento em que você decide compartilhar um ficheiro com seu amigo, porém precisa descobrir como.

Enviar imagens e vídeos é prática comum, pois as redes sociais nos permitem fazer isso com facilidade (apesar da considerável perda de qualidade), além de já estarmos habituados com a questão. Porém, e quando é preciso enviar aquele anexo que chegou ao seu celular a partir de um email ou aquele arquivo imenso?

Ainda que um dos procedimentos seja facilitado e o outro, complicado, recebem o mesmo tratamento no aplicativo em questão. Para realizar ambos, basta acessar o app e buscar dentre seus arquivos aquele que necessita ser enviado para, então, ele estar no aparelho de destinatário.

Ninguém fica de fora, pois o SHAREit está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, então e só procurá-lo na Apple Store ou na Play Store que você vai encontrá-lo rapidamente.

Um fato legal é que ele é multiplataforma, ou seja, agrega na sua lista de possibilidades a transferência de um iPhone para um Samsung, para um Windows Phone ou para o próprio Windows, e vice-versa em quaisquer das direções.

Vale ressaltar, porém, que ambos, remetente e destinatário do ficheiro, precisam ter a ferramenta instalada.

Como baixar e instalar o SHAREit

Para baixar o SHAREit, basta ir às lojas de aplicativos, Play Store ou Apple Store, buscar por SHAREit e acessar a entrada. Na sequência, é preciso selecionar Instalar e dar acesso às permissões que o aplicativo precisa.

Como transferir arquivos em celulares

Para transferir arquivos pelo SHAREit, é preciso relembrar que ambos os dispositivos envolvidos precisam estar vinculados à mesma rede.

Para usar o Bluetooth, os dispositivos precisam estar pareados, enquanto que, para usar a rede de dados móveis (Wi-Fi), é preciso que um compartilhe a sua particular.

  • No iPhone, o usuário precisa ir a Ajustes nas Configurações, e selecionar Acesso Pessoal. A partir daí, é preciso habilitar a opção para criar um hotspot, para que o outro usuário se vincule à rede criada pelo dispositivo. Então, basta inserir a senha do aparelho primário.
  • Em aparelhos Android, é preciso ir às Configurações, acessar Redes Móveis, depois Roteador e Ancoragem e habilitar a opção em Bluetooth ou Wi-Fi. O mesmo procedimento está presente aqui, de criar um ponto de rede com senha privada do aparelho.

Com o dispositivo secundário conectado, passa-se à etapa de transferência. Como o SHAREit tem uma interface bem clean e intuitiva, além de estar disponível em português, o procedimento é bastante simples.

  1. No dispositivo remetente, então, basta clicar na entrada Enviar e selecionar o arquivo que se deseja passar ao outro aparelho.
  2. No dispositivo destinatário, é preciso selecionar a entrada Receber, selecionando a fonte a partir da qual se deseja receber um arquivo. A fonte é identificada com um avatar, sendo um para cada aparelho vinculado à rede ativa.
  3. As telas seguintes mostram o progresso da transferência e, por fim, se os aparelhos desejam se desvincular um do outro.

Transferência multiplataforma

Há uma jogadinha excedente, caso os dispositivos possuam sistemas operacionais distintos.

Por exemplo, se um usuário está com o sistema operacional Android enquanto outro, iOS, antes de começar as etapas 1 e 2, acima, é preciso clicar no botão que faz essa distinção.

Na parte inferior do display, há uma entrada que diz Connect non iOS Devices, se você estiver usando um Apple. Significa dizer que, caso você queira se vincular a um Android, ele somente estará listado depois de essa entrada ser selecionada. Na situação inversa, o procedimento é o mesmo.

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Como transferir arquivos com PC envolvido

Se um PC estiver envolvido na transferência, a vinculação dos dispositivos é largamente facilitada. Isso, pois, assim como você já está acostumado a fazer para usar o seu WhatsApp na versão Web, basta apontar o leitor presente no aplicativo mobile para o QR Code que a versão desktop gera.

Depois, eles já estão vinculados, bastando selecionar os arquivos e seguir as etapas 1, 2 e 3 do passo a passo acima.

Prós e contras do SHAREit

Há mais prós do que contras, seguramente, mas nenhum aplicativo é imune às críticas, certo?

Uma funcionalidade do SHAREit que merece ser destacada é a de que o aplicativo realiza a transferência de ficheiros de maneira bem acelerada. São 20MB por segundo na sua taxa de transferência ótima, o que significa que arquivos grandes vão, provavelmente, demorar pouco tempo para chegar ao destino.

Outro pró bem saliente é sua interface limpa e objetiva: no SHAREit não há firulas, pois todas as entradas são direto ao ponto.

Uma potencial tarefa a ser realizada com o aplicativo (para salvar vidas e tempo) é a de transferir arquivos de um dispositivo antigo para um novo. Ou seja, quando você trocar de celular e não quiser passar horas selecionando o que vai, o que não vai e o que precisa ir para uma pasta em outro ponto de armazenamento, como pr’o computador, ele se torna uma ferramenta poderosa.

E, por fim, um dos melhores prós: o aplicativo é totalmente gratuito e livre de propagandas. Não há pop-us chatos nem aqueles ADs de um produto que você visualizou uma vez e os cookies do Google colocam até na testa da sua vó!

  • Prós

    • Custa R$0;
    • Roda totalmente em português;
    • Não tem propagandas;
    • É bem rápido.
      .
  • Contra

    • O pareamento dos dispositivos pode ser um pouco lento em alguns casos, mas nada que desmereça o app.

 

Agora que você já sabe como transferir arquivos rapidamente usando o SHAREit, talvez se interesse por outras ferramentas sobre as quais já escrevemos. Entre aquelas que te ajudam nas tarefas do dia a dia, aplicativos que ajudam a ser mais organizado podem ser uma boa pedida, sim?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *