Pular para o conteúdo

Aplicativo de serviço móvel da Anatel: conheça as funcionalidades

  • por
Anatel Serviço Móvel

Os clientes de telefonia podem contar com mais um benefício: o aplicativo de serviço móvel da Anatel. A Agência Nacional das Telecomunicações – a Anatel é responsável pela regulamentação do setor de telecomunicações no Brasil. Uma das suas ações é fiscalizar como está sendo distribuído o serviço de telefonia no país.

Para que o cliente tenha mais domínio do que está utilizando, a empresa vem disponibilizando há algum tempo um aplicativo móvel com diversas funcionalidades.

Nele, os clientes podem fazer acessar o resultado de qualidade, acesso e problemas técnicos como queda das redes de voz. Além disso, estão disponíveis dados da telefonia móvel assinada e os clientes podem registrar problemas enfrentados.

O diferencial do serviço é proporcionar aos clientes a oportunidade de relatar problemas e encontrar situações parecidas com as que estão passando. No serviço móvel da Anatel, eles podem relatar dificuldades ocasionadas pela queda de sinal, conexão lenta e instabilidade de conexão. Ainda, os dados disponíveis são de todos os municípios federativos do Brasil.

O serviço foi lançado em 2014 pela Anatel. No ano de 2015, o aplicativo Anatel serviço móvel foi finalista do Prêmio Oi Tela Viva Móvel na categoria utilidade pública. Além disso, no mesmo ano, ganhou a funcionalidade de compartilhamento de relato de experiência.

Leia também: Veja como funciona o Reclame aqui e quais empresas se destacam

Como usar o serviço móvel da Anatel

Abaixo você pode conferir algumas funcionalidades do aplicativo Anatel serviço móvel:

Funcionalidades do aplicativo

Com o aplicativo, o usuário pode consultar o ranking das operadoras. Nesse ranking estão estabelecidos parâmetros de acessibilidade, conexão, quedas e desconexão. É possível, também, analisar a qualidade de cada prestadora de serviço. O usuário irá consultar  histórico das operadoras no período de um ano.

O app está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone. Assim, dando abrangência de uso e com dados de todos os municípios do país.

O usuário irá poder acompanhar e também avaliar a qualidade na prestação dos serviços de voz e dados por prestadora e por localidade. As informações são atualizadas de forma mensal para que o cliente tenha uma análise por período e não espere pelo relatório final.

Além disso, no aplicativo Anatel serviço móvel o cliente pode visualizar um mapa com as estações das operadoras que estão funcionando em seu município. Ainda, escolher a tecnologia que utiliza, seja ela, 2G, 3G ou 4G. Quem sabe daqui a pouco o 5G estará também disponível, quando estiver funcionando no Brasil.

Tendo esse conteúdo em mãos, o usuário pode avaliar de forma geral o serviço que utiliza e como ele funciona em cada localidade. Isso porque a consulta será ativada por meio de GPS do celular.

Aliás, para não esquecer, o aplicativo é gratuito e traz bastante benefícios de informações para os clientes. Além de ser fácil de ser utilizado e apresentar uma interface colorida com desempenho diferenciado para cada indicador de dados e de voz.

Principais funções:

  1. Primeiramente, o aplicativo apresenta o desempenho de cada operadora.
  2. Também, traz indicadores de qualidade de sua telefonia móvel.
  3. Os dados são de todos os municípios do país. Nele, você vai encontrar indicadores de acesso e queda das redes de voz e dados.
  4. Traz um ranking das prestadoras de serviço de telefonia no país. E, os resultados são entregues mensalmente.
  5. Além disso, apresenta dados da quantidade de antenas e da tecnologia das operadoras por localidade.
  6. Como também, você descobre a localização de cada antena no mapa do município.
  7. Por fim, os clientes podem compartilhar problemas nas ligações – queda da chamada, ligação ruim ou rede indisponível.

Principais vantagens de baixar o aplicativo

Com uma avaliação por município, o cliente pode verificar em quais pontos da cidade o sinal da operadora está mais estável. Como também, em quais localidades apresenta instabilidade de sinal.

Para quem gosta de viajar ou é turista em uma cidade nova, o aplicativo mostra dados importantes de conectividade. Facilitando assim que o cliente tenha todas as informações na mão caso deseje fazer alguma reclamação contra a prestadora.

Vale lembrar que o relato de experiência disponível no aplicativo Anatel Serviço Móvel não substitui reclamações feitas pelos canais oficiais da Anatel.

Assim, caso você analise algum dado ou faça um relato de experiência, comunique a Anatel se o problema persistir. O uso do aplicativo serve como um meio de acompanhamento da prestação do serviço pela Anatel. Por isso, ele não gera nenhum tipo de protocolo, como acontece quando efetua-se uma reclamação pelos canais oficiais.

Leia tambémQuais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

Objetivo do aplicativo

Quando a Anatel lançou o aplicativo pensou mais em mais um produto de dados para os clientes. A ideia é que as informações descritas no aplicativo sirvam de subsídio para melhorias na qualidade de serviço de telefonia. Como também, o acompanhamento do cliente do serviço que recebe em casa.

Pelo aplicativo, o usuário só consegue relatar problemas da operadora que ele possui assinatura. A proposta é que seja algo particular para análise do serviço recebido e compilar as experiências desses usuários. Assim, a Anatel consegue ter uma visão pessoal de cada usuário e da operadora que utiliza.

Como falamos, no aplicativo Anatel Serviço Móvel será possível consultar a qualidade de cada serviço ofertado pelas operadoras de telefonia celular. Nele também, está disponível o quantitativo de antenas por localidade e o histórico de qualidade das operadoras.

Além do aplicativo aqui apresentado, a Anatel possui outro apps móvel: o Anatel Consumidor. Nele, é possível fazer reclamações de indisponibilidade de serviço, caso a prestadora de serviço se recuse a solucionar. Outro canais de reclamação é o Fale Conosco; a Central de Atendimento Telefônico gratuito, no número 1331 – ou 1332 ou as Salas do Cidadão.

Como baixar o aplicativo

Para baixá-lo é muito fácil. Faça o download do app em seu celular e analise sua conectividade. O aplicativo pode ser baixado nas lojas Google Play, Apple App Store e Windows Store. Como também no próprio site da Anatel.

Vale a pena ter o app?

Com o app Anatel serviço móvel, o cliente pode ter em suas mãos dados abertos das operadoras de serviço de telefonia. Descobrir experiências de outros usuários e relatar as suas. Avaliar como está a qualidade de telefonia em seu município e encontrar lugares com melhores conexões.

Para finalizar, os dados de diversas experiências dos brasileiros com a telefonia proporcionam melhorias no serviço ofertado. Em razão disso, a Anatel fica ciente qual serviço está sendo entregue para os clientes de determinada prestadora. Gerando indicativos de qualidade e possíveis atualizações futuras às telefonias.

Gostou do nosso artigo sobre o aplicativo de serviço móvel? Não deixe de visitar nosso blog Compara Plano. Aqui, estamos sempre trazendo novidades no mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *