Veja como funciona o Reclame aqui e quais empresas se destacam

A internet trouxe muitas novidades para nós. Seja pelos sites ou pelos milhões de aplicativos, nosso dia a dia mudou muito nos últimos anos. Temos muito mais opções de compras, com as lojas física dos shopping e mais uma enorme variedade online. Mas, com tanta novidade, já podíamos esperar que algumas delas não cumprisse com o que promete. Por isso, vamos te mostrar como funciona o Reclame AQUI.

Apesar de ser bem conhecido, poucas pessoas sabem como ele realmente funciona. Para te ajudar nisso, vamos falar sobre o que é e como funciona o Reclame AQUI. Além disso, você vai saber também como fazer uma reclamação, e claro, ver a reputação das empresas. Conheça!

Melhores empresas do Reclame AQUI

Melhor índice de solução

Confira o índice das 10 melhores empresas que tiveram mais soluções, de acordo com o próprio Reclame AQUI. Esses são dados de novembro e foram feitos todos baseados nos problemas resolvidos pelas marcas. 

  • 1º Voupra.com – 100%
  • 2º  Pampili – 99.2%
  • 3º JBS – Friboi – 98.9%
  • 4º Kimberly – Clark – 98.6%
  • 5º Usaflex – 98.5%
  • 6º DMCard – 98.5%
  • 7º DL Eletrônicos – 98.3%
  • 8º Inoar – 98.3%
  • 9º Velox Tickets – 98.2%
  • 10º Pagar.me – 98.2%

Melhores Índices de Voltar a Fazer Negócios

Já a lista da classificação de “empresas que o consumidor voltaria a fazer negócio” é:

  • 1º Voupra.com – 99.0%
  • 2º TriFil – 96.5%
  • 3º Scala – 96.5%
  • 4º Usaflex – 94.5%
  • 5º Inoar – 94.1%
  • 6º Pampili – 93.4%
  • 7º Michelin – 93.1%
  • 8º Velox Tickets – 92.7%
  • 9º Panelux – 92.7%
  • 10º Huggies Turma da Mônica – 92.5%

*Também são dados de novembro

Piores empresas do Reclame AQUI

Piores empresas nos últimos 30 dias

A lista começa com a Vivo, seguido pelo Mercado Livre, Uber, NET, TIM, Wish, Claro, Netshoes, Mercado Pago e Unick Academy.

Sendo que a Vivo obteve 7.625 reclamações em 30 dias (no mês de outubro), e a Unick Academy teve 3.394.

Mais reclamadas nos últimos 6 meses

Começamos a lista com as Americanas Market Place, com 50.032 reclamações. Seguido pelo iFood, Vivo, Mercado Livre, NET, TIM, Uber, Rappi, Casas Bahia, e Instagram com 22.052.

O que é o Reclame AQUI?

Antes de explicar como funciona o Reclame Aqui, é importante que você entenda o que é esta plataforma. Engana-se quem pensa que o site é apenas para e-commerce. Ele abrange qualquer tipo de reclamação que você vier a ter com uma empresa. Como é um canal independente do governo ou de outra marca, ele apenas faz a ponte entre a companhia e o consumidor.

Criado em 2011 por Maurício Vargas, hoje presidente do Reclame AQUI, depois que teve um problema com uma campanha aérea. Ele procurou serviços de atendimento ao consumidor da empresa e não obteve sucesso. Então, acabou criando o próprio site. Para que todos os consumidores tivessem um espaço de voz, relatando seus problemas.

As empresas também podem fazer cadastros no site para melhorar seu atendimento e reputação com o público. Dessa forma, a marca poderá responder e atender as demandas do cliente, se responsabilizando caso não o faça. Além de tentar resolver a situação da melhor maneira possível. 

Hoje em dia, é considerado um dos maiores sites de reclamações e de pesquisa. Isso porque muitos acessam para ter uma noção se a empresa X é confiável, ou se alguém já passou pelo mesmo problema. Dados do próprio portal, mostram que 92% dos consumidores usam para verificar a reputação de alguma marca, antes da compra.

Além disso, ele recebe mais ou menos 700 mil consultas todos os dias. É um dos mais importantes e respeitados sites do Brasil, nesse quesito. Assim, ele ajuda milhões de brasileiros a resolverem seus problemas e/ou verificar a nota das empresas. Evitando serem enganados, ou esperar muito por uma resposta.

O vídeo

O Reclame AQUI realmente se preocupa com a maneira que os consumidores sentem ao serem mal tratados pelas empresas. Por isso, em 2016, eles lançaram um vídeo intitulado “Jantar da Vingança”. Convidaram 100 donos de empresas – apenas aqueles que tinham as piores reputações no site -, porém apenas 9 toparam, e só usaram 3 no vídeo final. 

Então, reuniram eles para um jantar. Porém pediram para que o atendimento fosse o pior possível. Isso, para mostrar aos chefões das grandes companhias como os clientes se sentem com os serviços que eles estão oferecendo.

Com câmeras escondidas para filmar as reações dos donos, o site postou o vídeo nas redes sociais. No Facebook foram mais de 19 milhões de pessoas alcançadas, com 940 mil curtidas, mais de 300 mil compartilhamentos e 30 mil comentários.

Confira o vídeo:

Como funciona o Reclame AQUI?

Você pode acessar o site para resolver seus problemas e/ou verificar os comentários de outros clientes, se há respostas, se foi resolvido ou ver a nota da empresa.

Essa reputação vem com um número do ranking que a marca se encontra, e é calculado de forma automatizada, baseado nos comentários de “resolvido” ou “não resolvido” nos problemas dos usuários. Sendo assim, não há interferência de nenhum lugar, nem do cliente, nem da companhia, nem do Reclame AQUI.

Quando o usuário escreve seu problema na plataforma e marca a empresa, ela tem 24 horas para respondê-lo. Assim que obtiver um retorno, o usuário pode marcar se o problema foi resolvido ou não. E isso que influenciará na nota. 

Além disso, todo o banco de dados do Reclame AQUI é totalmente sigiloso e não pode ser vendido. Isso serve para proteger tanto os dados das empresas cadastradas, quanto dos clientes. Não sendo possível realizar reclamações anônimas ou com apelidos.

Também não é possível fazer uma ocorrência contra pessoas físicas ou políticos. Para criar sua chamada, é necessário ler e cumprir os termos de uso, descrito no site.

Fazendo uma reclamação

Se você quer saber como funciona o Reclame Aqui, saiba que qualquer cidadão brasileiro, que seja maior de 18 anos e tenha um CPF válido pode fazer uma reclamação. E, claro, você precisa ter tido alguma relação com a empresa, seja por serviços ou compras. O número do CPF garante para o Reclame AQUI e para a marca que suas alegações são verdadeiras. Evitando criação de fakes ou histórias mentirosas.

O primeiro passo é procurar o nome da empresa que você busca. Assim, quando achar, entre no perfil dela e procure por “reclamar”.

Você deve preencher todos os campos – como título, assunto, sentimento e o acontecido -, contando com clareza o que aconteceu. Um bom relato, é aquele direto e detalhista, para não haja dúvidas da sua reclamação. 

Mas, nunca coloque seus dados pessoais, como telefone, CPF, dados bancários, etc. Isso porque, seu texto será público e todos irão poder ter acesso a ele. Outra dica é não usar palavrões ou ser desrespeitoso. Mesmo a empresa tendo errado, ela tentará corrigir seu problema da melhor forma. 

Depois de reler e publicar, a empresa que você se refere será notificada. Ela terá um tempo para responder sua solicitação. E, você também será notificado quando obtiver uma resposta. Se desejar, pode compartilhar seu relato nas redes sociais, para que ganhe mais visibilidade.

Sua reclamação poderá ser editada ou desativada pela equipe do site, caso você desrespeite alguma norma que está prevista no Termos de Uso. Pode ser que contenha termos pejorativos, ou publicados dados pessoais e de terceiros. Caso isso não ocorra, ela ficará publicada por 3 anos, ou até você excluí-la.

Lembre-se, o Reclame AQUI é um site gratuito. Não é preciso pagar nada, nem para o usuário, nem para a empresa. Também fique atento se receber alguma ligação do próprio site, pois ele não realizam nenhuma interferência no processo.

E se a empresa não estiver na lista?

Caso isso aconteça, basta solicitar o cadastro da mesma. E, o melhor, você mesmo pode preencher com alguns dados obrigatórios. Como CNPJ, nome fantasia, ramo, endereço, site e e-mail. Acesse aqui para fazer essa solicitação.

Como fazer uma reclamação pelo Whats App?

O WhatsApp fez um parceria com o Reclame AQUI, dessa maneira, você pode enviar suas reclamações pelo Whats. É um processo muito simples e que vai facilitar sua vida. Veja como fazer.

Primeiro você precisa adicionar o número do Reclame AQUI, que é (11) 9 7062-2753. Então, através do aplicativo, envie uma mensagem escrito “quero reclamar”. Você receberá todas as instruções do que fazer depois.

Como enviar o nome da empresa, podendo escolher entre várias da lista. Além do título e conteúdo do acontecido. Depois de reler as informações, confirme e faça seu login pelo WhatsApp mesmo – você receberá um link para colocar login e senha -, e pronto! Sua reclamação será publicada.

Agora que você já sabe como funciona o Reclame AQUI, não deixe de acessar o site para ver as avaliações das empresas. E, se um dia precisar reclamar sobre alguma, saiba que esse é um site confiável, onde muitas pessoas já resolveram problemas.

Continue acompanhando nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat