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Seguro para celular: veja como funciona e se vale a pena fazer

Contratar um seguro para celular ou tablet pode ser uma garantia de mais tranquilidade quando você compra um novo aparelho. Embora não haja garantia para perdas ocasionadas pelo próprio usuário, alguns danos acidentais e roubos são situações previstas nos planos.

No geral, a mensalidade de um seguro para celular leva em consideração a marca e modelo do aparelho e quase todos possuem uma franquia — valor a ser pago pelo cliente na hora de reparar um dispositivo ou resgatar um novo.

Para usufruir do serviço também é necessário registrar um sinistro, documento específico do mercado de seguros que avalia a ocorrência.

Algumas seguradoras podem levar em conta também CPF e CEP para montar um plano. O CPF informa restrições do cliente, como dívidas, e o CEP serve para precificar em cima do risco de roubo da região em que o usuário reside.

No entanto, as operadoras de telefonia móvel costumam oferecer planos em parceria com as seguradoras para facilitar a contratação.

Neste artigo você confere algumas das opções de seguro para celular e tablets que são oferecidas pelas próprias operadoras. Confira:

Vivo

A Vivo, por meio de uma parceria com a seguradora Zurich, oferece duas modalidade de seguro para seus clientes: o Proteção Celular e o Proteção Celular Danos. A primeira cobre casos de roubo e furto qualificado, a segunda tem a cobertura estendida para colisão acidental, danos elétricos e danos com líquidos. Saiba mais sobre cada uma:

Vivo Proteção Celular

O Proteção Celular da Vivo é o seguro para casos de roubo e furto qualificado. Entende-se por roubo a situação em que há ameaça física e verbal na presença da vítima e, por furto qualificado, quando o aparelho é furtado mediante quebra de obstáculo e sem a presença da vítima. A operadora tem regras específicas para clientes de cada um dos planos abaixo:

Pré-pago

Pode ser contratado por R$ 2,99 por semana, que são descontados do saldo das recargas. Dá direito à reposição do aparelho no valor máximo de R$ 500,00. Para contratar basta enviar um SMS para o número 7398 com o termo SVP.

Pós-pago e Controle

O valor para aderir ao seguro depende da marca e modelo do aparelho, assim como o limite de indenização. Um Moto G6 Play, por exemplo, é segurado por R$19,99 ao mês, enquanto o seguro de um Samsung Galaxy Note 8 sai por R$ 44,99 mensais.

Faça a simulação clicando aqui.

O plano cobre celulares com até 2 anos de uso. Para adquirir basta ligar para *7348 ou para o número 0800 777 2627.

Empresas

A Vivo também oferece o Proteção Celular PJ, uma modalidade de seguro exclusivo para aparelhos corporativos. A vigência é de 1 ano, 25% de franquia no momento da indenização e taxas de pagamento dependendo da faixa escolhida:

Faixa 1 – R$ 3,99 mensais e indenização de até R$ 500,00;
2 – R$ 7,99 mensais e indenização de até R$ 1.000,00;
3 – R$ 15,99 mensais e indenização de até R$ 2.000,00;
4 – R$ 31,99 mensais e indenização de até R$ 4.000,00.

Clientes pós-pago e controle que contratam o Proteção Celular ainda concorrem a sorteios de R$10.000,00 realizados mensalmente pela Loteria Federal (com exceção do pacote para empresas). Clientes pré-pago concorrem a R$1.500,00 em sorteios semanais.

Vivo Proteção Celular Danos

A modalidade de proteção mais abrangente da operadora garante o reparo ou troca do celular em caso de queda ou colisão acidental e dano elétrico, em caso de um curto-circuito acidental.

Além disso, o seguro também cobre casos de derramamento de líquidos ou imersão em substâncias líquidas.

A opção está disponível apenas para clientes Vivo pós-pago e Controle. Para contratar é necessário comparecer a uma das lojas da operadora. Os valores são mensais e também dependem da marca e modelo do aparelho e a franquia a ser paga é de 15% para o reparo ou 10% para a reposição do celular.

O que não está incluso

A operadora especifica que existem algumas condições para a cobertura do seguro. Não está incluso no seguro o direito à reposição em caso de:

  • Furto simples, extravio, perda ou desaparecimento;
  • Furto do celular deixado no interior do veículo (exceto em caso de furto do próprio veículo);
  • Subtração sem violência ou grave ameaça;
  • Bens deixados em áreas abertas.

Também não está incluso o direito ao reparo ou reposição em caso de:

  • Danos de causas internas em geral originados pelo próprio funcionamento;
  • Problemas decorrentes de desarranjo, de defeito de material, de erro ou falha de fabricação;
  • Danos resultantes de falta de manutenção, depreciação, deterioração e desgaste natural do bem.

TIM

A TIM lançou em 2017 o seu plano de seguros em conjunto com a empresa Generali. O TIM Aparelho Protegido é um seguro para danos, roubos e furtos qualificados de celulares e tablets. A cobertura e taxas variam por plano e valor do dispositivo, mas a operadora também oferece um plano básico.

Na modalidade básica a cobertura é de R$ 500 para repor o aparelho em caso de roubo ou furto qualificado. O serviço pode ser contratado por R$ 11,99 por mês ou R$ 2,99 por semana enviando, respectivamente, a palavra MENSAL ou SEMANAL para o número 5524. 

Os seguros estão divididos em três planos:

Quebra – Cobre casos de quebra acidental e danos provocados por líquidos ou oxidação do aparelho. Os valores vão de R$ 2,99 a R$ 153,99 mensais, dependendo do valor do aparelho.

Roubo/furto – Oferece proteção em caso de roubo ou furto qualificado e também possui taxas mensais de R$ 2,99 a R$ 153,99 mensais conforme o valor do dispositivo.

Combo – A opção reúne a cobertura dos planos de quebra e roubo/furto e sai por R$ 3,99 a R$ 172,99 por mês de acordo com o valor do celular ou tablet.

A franquia a ser paga é de 25% do valor do aparelho na cobertura de roubo e furto e, na cobertura de quebra, 25% sobre o orçamento do conserto.

Clientes TIM Pré e TIM Controle podem pagar o valor no cartão de crédito. Para TIM Pós o pagamento pode ser feito tanto em cartão de crédito quanto na fatura.

Além disso, ao contratar o serviço da TIM o segurado recebe um bilhete com um número da sorte para concorrer a sorteios da Loteria Federal a partir de R$ 500,00, dependendo do produto.

Claro

A Claro possui, em parceria com a empresa Liberty Seguros, o programa Proteção Móvel. O serviço é semelhante ao de outras operadoras, com garantias para casos de dano físico acidental, roubo e furto qualificado e também restrições similares aos serviços concorrentes.

A franquia de responsabilidade do cliente para utilizar o seguro é de 25% para danos e 40% para roubos e furtos.

A porcentagem incide sobre o valor do aparelho danificado que também define o valor mensal a ser pago pelo cliente (iniciado em R$ 17,00 mensais). A operadora não especifica todos os valores em seu site, mas disponibiliza um simulador para consulta do valor da franquia.

O Proteção Móvel da Claro só pode ser adquirido no momento da compra do novo aparelho ou em até 30 dias após. O pagamento da mensalidade é feito exclusivamente na fatura da operadora.

Detalhes como esses sobre os planos das operadoras você confere aqui no blog do Compara Plano.

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