Pular para o conteúdo

Saiba como espelhar o celular na TV

Os dispositivos eletrônicos, móveis ou não, vão melhorando com o passar do tempo. Os aparelhos ficam mais potentes, novas funções são lançadas e, enfim, tudo evolui. Além disso, conforme o tempo passa, os usuários também vão se sentindo mais familiarizados com as novas tecnologias. Essa ligação mais próxima faz com que as pessoas queiram usar seus aparelhos para atividades que não usavam antes. Uma dessas atividades que muita gente vem descobrindo é a de espelhar o celular na TV.

Leia mais: Internet das Coisas: o que é e como funciona

O que significa espelhar o celular na TV?

O nome praticamente se explica sozinho, mas, calma, não precisa usar nenhum espelho. É porque o que aparece na tela da TV reflete exatamente o que está no celular.

Essa prática normalmente é adotada por quem quer exibir o conteúdo do seu celular em uma tela maior. Funciona para assistir a filmes, jogar alguns jogos ou simplesmente para exibir fotos para um grupo de pessoas mais facilmente. A tela grande de uma TV aumenta a praticidade, o conforto visual e o nível de detalhe que se pode ver. Esses fatores têm feito com que cada vez mais pessoas procurem maneiras de espelhar o celular na TV.

As duas maneiras de se transmitir a imagem

Basicamente, existem duas maneiras de enviar a imagem: o espelhamento e o streaming. Na prática, para o usuário começar a transmitir, elas funcionam de forma relativamente parecida. O resultado é que acaba sendo um pouco diferente.

O interessante de saber que existem esses dois métodos é entender qual você vai usar. Assim, fica mais fácil fazer diagnósticos ou tirar dúvidas em caso de problemas.

Espelhamento

O espelhamento, como já falamos, mostra a tela do celular inteira na tela da TV. Ele é mais absoluto e a imagem que se vê em um aparelho é 100% fiel ao que se vê no outro. É possível navegar pelos menus, ver os aplicativos, mexer nas configurações, etc. Tudo o que estiver na tela do celular aparecerá também na tela da TV da mesma maneira.

Streaming

De forma um pouco diferente, o streaming faz a transmissão de uma mídia. Você pode, por exemplo, pedir para o seu celular tocar um vídeo do YouTube na TV. Enquanto o vídeo vai passando, você pode usar o celular para outras tarefas sem problema nenhum, pois sua atividade não vai atrapalhar a reprodução do vídeo. Apesar de o Youtube ser um bom exemplo, isso também pode ser feito com outros serviços de streaming.

Vantagem do streaming

Uma das principais vantagens do streaming sobre o espelhamento é a possibilidade de agregar mais usuários.

Imagine que você está recebendo pessoas na sua casa e quer colocar música de forma democrática. Então, é possível deixar vários usuários se conectarem ao seu streaming e deixar que eles editem uma playlist. Dessa forma, quem quiser pode colocar mais vídeos na fila para tocarem no YouTube, por exemplo, ou até mesmo interromperem o que está tocando para furar a fila e fazer um vídeo novo tocar imediatamente.

Ferramentas de transmissão

Existem várias ferramentas para espelhar o celular na TV. A partir de agora vamos listar e falar sobre algumas das que são mais usadas.

App Screen Mirroring

O Screen Mirroring é um aplicativo que serve para espelhar o conteúdo na TV. Um dos seus diferenciais é que ele funciona não apenas com celulares e tablets, mas também com computadores. Para esse aplicativo funcionar é preciso ter um Miracast Display. Veja como fazer:

  1. Verifique se os dois dispositivos estão “prontos”. A TV deve estar com o Miracast Display ativo, enquanto o celular deve ter o aplicativo Screen Mirroring. Vale lembrar que esse aplicativo é para o sistema Android.
  2. Conecte os dois dispositivos na mesma rede Wi-Fi.
  3. Abra o aplicativo no celular e clique no botão “start” para iniciar a transmissão. Ainda na tela do dispositivo móvel, escolha o nome da TV. Nesse momento a TV já começará a exibir algum sinal.
  4. Abra o vídeo que você deseja transmitir para a TV e clique em “cast”.
  5. Depois, escolha “voltar” e confirme em “sim”.

App Miracast Screen Sharing

Esse é o aplicativo feito especificamente para usar o Miracast Display. Caso sua TV não suporte o Miracast Display, você pode comprar o Net Gear e ligar na entrada HDMI. A seguir, como funciona:

  1. Faça o download e instale o app Miracast Screen Sharing no seu celular Android.
  2. Certifique-se de que os dois aparelhos (celular e TV) estejam na mesma rede Wi-Fi.
  3. Inicie o Miracast Display na TV e o aplicativo Miracast Screen Sharing no celular.
  4. Inicie o espelhamento clicando no botão “start” no seu celular.

ChromeCast

O ChromeCast também funciona como os dois aplicativos mencionados anteriormente. Para isso, bastar ter um ChromeCast e uma TV com entrada do tipo HDMI. Aí siga os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo GoogleHome e confira se o ChromeCast está devidamente conectado à entrada HDMI da sua TV.
  2. Abra o app e selecione a opção para ver dispositivos disponíveis.
  3. Abra o aplicativo com a mídia que você deseja e escolha o ícone de transmissão no canto da tela.

Observação: esse ícone será um retângulo com ondas no canto inferior direito. É como se fosse uma tela de TV com o sinal de Wi-Fi no canto.

AllCast

O AllCast é uma solução um pouco mais tecnológica. Entre suas vantagens, a principal é a de não precisar de um dispositivo extra conectado à TV para fazer a transmissão.

O detalhe é que para ele funcionar, tanto a TV quanto o celular precisam ser relativamente novos. O dispositivo móvel precisa estar com o Android versão 5.0 ou superior. Já a TV precisa ser compatível (Smart TV, Apple TV, Amazon TV).

Importante: depois de um tempo funcionando só para Android, agora o AllCast também aceita dispositivos com iOS (iPhones e iPads).

Para usar o AllCast é simples. Certifique-se de que os aparelhos estejam na mesma rede Wi-Fi e, no aplicativo, procure pela TV para conectar.

AppleTV

Até algum tempo atrás, ter uma AppleTV era o único jeito de conectar dispositivos da Apple à TV. Isso porque a empresa utilizava (e exigia) um protocolo próprio de transmissão de dados, o AirPlay. Dessa forma, a Apple conseguiu deixar o mercado restrito durante um bom tempo.

Uma vez que o AppleTV esteja conectado à sua TV, o resto do trabalho é no iPhone (ou iPad). O jeito mais utilizado é abrir a Central de Controle do iOS, identificar a AppleTV, confirmar e começar a transmitir. Mas, também é possível iniciar a transmissão clicando no ícone específico de compartilhamento (normalmente assim: espelhar o celular na tv com airplay ).

Leia também: Smart TV: tecnologias mais recentes. Conheça!

Espelhar o celular na TV com cabos

Uma outra alternativa para quem não tem dispositivos adicionais é usar a boa e velha conexão com cabeamento. Os cabos mais simples podem ser encontrados por menos de R$50, enquanto os melhores podem passar de R$200.

Essa variação é determinada pelo tipo de conector e também pela qualidade e pelo tamanho do cabo. Com uma breve pesquisa você deve ser capaz de identificar o tipo de cabo de que precisa. Não iremos listar todos porque isso pode variar de acordo com o modelo de TV e de dispositivo móvel.

Cabo HDMI

A vantagem de se usar um cabo HDMI é a taxa de transferência de dados. O cabo HDMI é capaz de transmitir muita informação por segundo, e isso se reflete na qualidade da mídia.

Ligando seu celular na TV com cabo HDMI será possível transmitir vídeos com resolução 4k e até mesmo com 8k. O suporte de áudio também é excelente, podendo transmitir 7.1 surround sound.

Cabo USB

Com bem menos recursos, o cabo USB está nessa lista apenas para quebrar um galho. Como alguns modelos de dispositivos móveis são, também, dispositivos de armazenamento, o cabo USB acaba servindo. Quase nenhuma das funcionalidades que mencionamos funcionarão com cabo USB. Mas, se você quiser fazer algo simples, como mostrar algumas fotos armazenadas, essa é uma solução prática e rápida.

NFC

Alguns dispositivos já possuem a tecnologia NFC, que significa Near Field Communication ou, adaptando para português, “comunicação por campo de proximidade”. Essa tecnologia permite que dispositivos troquem informações apenas ficando próximos um do outro, sem o uso de fios.

Isso acontece pois ela cria uma frequência de rádio de curtíssima distância e consegue transferir dados entre aparelhos que estejam próximos.

Mas, como espelhar o celular na TV usando NFC? Não é da TV que você precisa aproximar o celular, e sim do controle remoto. Vale lembrar que essa tecnologia é um pouco mais sensível, o que significa que aumentar a distância dos aparelhos, mudar a posição deles ou até mesmo interferências do ambiente podem fazer com que o sinal piore.

Leia também: Guia mostra as melhores séries da TV por assinatura.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer alternativas para espelhar o celular na TV. Continue acompanhando nosso blog para mais notícias e informações sobre tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *