Pular para o conteúdo

Relacionamentos na era digital: o que mudou?

relacionamentos na era digital

Se tem um tema que não deixa de dar o que falar, esse tema são os relacionamentos na era digital. Na década de 90, quando houve o boom da internet no Brasil e no mundo, virou febre conhecer pessoas por meio de salas de conversa virtual. Mirc, MSN, ICQ, Bate-papo Uol e Terra eram pontos de encontro entre amigos, e desses ambientes também nasciam muitos casais.

Naquela época houve gente que atravessou o mundo para casar com alguém que nunca havia visto pessoalmente. Desses contatos surgiram grupos de interesses em comum e amizades entre pessoas que não tinham nenhuma probabilidade de cruzar-se na rua. Como qualquer relacionamento humano, alguns desses encontros deram certo e seguem até hoje; outros tantos duraram apenas um momento.

Fato é que, três décadas depois da popularização da internet, vemos que a tecnologia rompeu fronteiras e gerou grandes mudanças sociais e comportamentais. Com isso, surgem debates e discussões que antes nem eram pensados. É seguro encontrar alguém conhecido por meio da internet? Aplicativos de relacionamento estão acabando com a conquista? Estamos preparados para lidar com tanta facilidade de conexão?

Neste artigo vamos falar sobre esses e outros questionamentos sobre a tecnologia e seu impacto sobre os relacionamentos na era digital. Confira!

Leia mais: Internet barata para o celular: qual o melhor plano?

A era digital e os aplicativos de relacionamentos

Hoje em dia existe aplicativo para tudo, e não seria diferente para encontrar pessoas e buscar relacionamentos. Os chats de conversa virtual também ganharam suas versões mobile e evoluíram para plataformas que conectam pessoas por sua localização e seus interesses.

Sabe aquela troca de olhares e paquera que acontecem, por exemplo, durante uma festa? Os apps pretendem facilitar esse processo e gerar um ambiente propício para que duas pessoas se conheçam.

 

Tinder e Happn

Um dos apps mais famosos do segmento, o Tinder, divulgou um relatório informando que possui mais de 50 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo. Desse total, 20% são brasileiros, e os homens são maioria no país, embora as mulheres passem mais tempo analisando os perfis e conversando pelo chat.

Outro aplicativo que está entre os favoritos dos brasileiros é o Happn. A plataforma francesa ganhou popularidade mundial ao apresentar um proposta parecida a do Tinder, porém com ferramentas mais avançadas.

Conforme dados da própria desenvolvedora, o Brasil foi o país em que o app mais cresceu em 2018, atingindo mais de dois milhões de novos perfis.

 

 

Vantagens e desvantagens do contato virtual

O princípio dos aplicativos de relacionamentos é promover contatos e estimular a comunicação entre as pessoas para gerar encontros. Tanto que um dos critérios de localização de perfis é a proximidade geográfica.

A ideia é que você se conecte com pessoas com quem possa marcar facilmente um encontro presencial. Uma mão na roda para quem não quer ter que se arrumar e ir para um bar ou uma balada para conhecer alguém.

Do que a maioria das pessoas reclama, no entanto, é que poucos contatos feitos por meio dos apps realmente se transformam em encontros. Além disso, outras queixas como conversas vazias e superficiais, mentiras e interesse somente em sexo são comuns entre os usuários.

Há ainda quem opine que os aplicativos acabam com a melhor parte do jogo, a conquista.

 

Os relacionamentos na era digital são mais vazios?

Levando em consideração que as interações em redes sociais são feitas por seres humanos, teoricamente a dinâmica do ambiente online deveria seguir a mesma do “mundo real”. Ademais disso, a facilidade de conexão com as mais diversas pessoas expande a possibilidade de encontrar pares com perfis compatíveis.

Para os mais tímidos então, os relacionamentos virtuais são praticamente uma solução de problema.

Ainda assim, a realidade vista não é tão positiva. A falta do contato físico e do olho no olho logo nos primeiros encontros parece fazer bastante diferença.

Grande parte das pessoas que marcam encontros depois de conhecer alguém pela internet relata decepção. Seja porque a outra pessoa passou informações que não eram verdadeiras, seja por simplesmente constatar que não existe afinidade alguma.

À parte disso, há aplicativo que vai além, identificando já no seu nome o perfil da conversa com que o usuário pode se deparar – e aquele com o qual ele não vai. Esse é o caso do PTinder, para relacionamentos de pessoas com perfil sociopolítico inclinado à esquerda.

 

A segurança dos relacionamentos na era digital

Uma das questões que mais preocupa no formato de relacionamentos na era digital é a segurança dos usuários. Segundo dados do órgão americano Federal Trade Commission (FTC), nos Estados Unidos a ocorrência dos chamados golpes de amor via internet aumentaram de 8,5 mil para 21 mil em apenas três anos.

Em geral, esses crimes acontecem por meio do contato de criminosos com suas vítimas por perfis falsos em redes sociais e aplicativos de relacionamentos.

Os golpistas buscam perfis específicos que consideram mais vulneráveis à manipulação emocional. O objetivo mais comum é a fraude financeira, mas também existem muitos casos de roubo de identidade.

Os golpes acontecem em cenários aparentemente confiáveis, em que o criminoso ganha a confiança da vítima até encontrar uma oportunidade de pedir favores em dinheiro. Muitas vezes as desculpas para conseguir os valores estão ligadas à família, como problemas de saúde ou a necessidade de fazer uma viagem por emergência familiar.

A FTC constatou que os valores perdidos pelas vítimas nesse tipo de crime chegam a ser sete vezes maiores do que em outras fraudes monitoradas no mesmo período.

Esse é justamente um dos motivos para já termos falado sobre cibersegurança em outro momento, além de sobre o que é importante para você manter seus dados protegidos na internet.

 

Como se proteger dos golpes

Para começar a buscar por relacionamentos na era digital, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar uma cilada.

Especialistas afirmam que uma série de comportamentos em comum foram detectados na maioria dos casos registrados. Veja quais são e evite cair em uma fraude:

  • relutância em marcar encontros ao vivo;
  • usar palavras de amor muito rapidamente;
  • fotos e imagens que parecem mais profissionais;
  • insistência em sair do aplicativo para trocar outros contatos como telefone e e-mail;
  • pedidos sutis de dados como data de nascimento, números de documentos e informações bancárias.

 

Privacidade e o envio de fotos íntimas

Uma das práticas que ganhou popularidade na era dos relacionamentos virtuais é o envio de fotos íntimas. A ação pode parecer inocente e parte do jogo de conquista online, entretanto também representa um grande perigo quando não há segurança de que o destinatário seja realmente confiável.

Entre os golpes virtuais, as imagens íntimas costumam ser utilizadas pelos criminosos para chantagear as vítimas. Após conseguir um pouco de intimidade na conversa, o golpista convence a outra parte a enviar fotos com a desculpa de que está curioso para conhecê-la.

Depois faz ameaças de que irá divulgar as imagens publicamente se não receber presentes e transferências em dinheiro.

Para não colocar as suas privacidade e intimidade em risco, alguns cuidados devem ser tomados quanto ao envio de fotos íntimas. Confira alguns deles:

  • envie imagens íntimas apenas para pessoas que realmente conheça e sejam de total confiança;
  • não salve imagens desse tipo na nuvem;
  • busque fazer fotos que não contenham identificação pessoal;
  • apague a foto imediatamente do celular após o envio;
  • use serviços que permitem visualização temporária das imagens e envio notificação de print de tela, caso seja feito pelo destinatário.

Se você, por outro lado, estiver seguro de que o seu contato é de confiança e quiser enviar uma foto bem elaborada, não deixe de ver um celular com câmera boa para a captura! Portanto, vale dizer que o iPhone 11 têm um dos melhores conjuntos fotográficos do mercado.

Leia mais: Os 10 melhores celulares até R$ 1.500

Quer ler mais artigos como este e ficar bem informado sobre o mundo da tecnologia? Então, fique ligado no nosso blog. Pois, publicamos diariamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *