Pular para o conteúdo

Descubra como funciona o Tinder

como funciona o tinder

O Tinder é um dos aplicativos de relacionamento mais populares da atualidade. É possível usar o aplicativo no seu celular (disponível para Android e iOS) ou utilizá-lo pelo computador. Nunca usou o App? Sem problemas, aqui você vai encontrar como funciona o Tinder, desde o cadastro, até os famosos matches

Sua dinâmica de uso é bem simples: deslize entre fotos de pessoas escolhendo quais você tem interesse. Se rolar um “Match” significa que a pessoa também tem interesse em você e, então você poderá trocar mensagens com ela.

Segundo o site oficial do Tinder, já aconteceram mais de 20 bilhões de matches até hoje, sendo mais de 26 milhões de matches por dia.

Abaixo você encontra um apanhado de informações para saber como funciona o Tinder e como usá-lo da melhor maneira.

Leia também: 6 apps para encontrar pessoas e buscar relacionamentos

Como me cadastrar no Tinder?

Hoje em dia é possível acessar o Tinder via aplicativo (disponível na Google Play para sistemas Android e na Apple Store para iOS) ou então pelo site Tinder.com. Antes de aprender como funciona o Tinder, você deve começar criando um cadastro gratuito utilizando seu Facebook ou então o seu número de celular.

Fique tranquilo, o Tinder não postará nada em suas redes sociais e nem disponibilizará o seu número de telefone para os usuários.

Complete seus dados com fotos, idade e uma descrição bacana. Além disso, é possível se conectar a aplicativos como Instagram e Spotify, para que suas fotos do Instagram e suas músicas mais ouvidas apareçam no seu perfil.

Quanto mais completo ele estiver, mais interessante ele fica para os demais usuários. Dessa forma, quem tem interesse em você consegue te conhecer um pouco melhor e até mesmo usar essas informações para puxar um assunto depois do match.

Configurações do Aplicativo

Antes de começar a usar o aplicativo e marcar encontros com seus pretendentes, é preciso fazer algumas configurações. Acesse as configurações do seu aplicativo, clicando no seu perfil e depois no ícone da engrenagem.

No Tinder você pode configurar para qual público seu perfil será apresentado (homens, mulheres ou os dois). Também pode definir a que distância máxima da sua localização o aplicativo deve mostrar pessoas. Além disso, você pode definir a faixa etária que deve aparecer para você.

Você também encontra diversas outras configurações, como: nome de usuário para o seu perfil web, canais de notificações, ajuda e suporte, entre outros. Também é na janela de configurações que você exclui a sua conta, caso deseje parar de usar o aplicativo porque já encontrou alguém ou porque quer dar um tempo.

Em Editar Informações é possível alterar sua descrição, alterar ou inserir mais imagens, conectar o seu Instagram e Spotify e inserir sua escolaridade e profissão. Neste menu, você também pode configurar o app para deixar sua idade ou localização invisíveis para os demais usuários.

Leia também:  PTinder: o app de relacionamento para quem é de esquerda

Começando a deslizar no Tinder

Agora que seu perfil está completo e você já configurou suas preferências, é hora de saber como funciona o Tinder e começar a usar!

Clique no ícone do Tinder, na parte superior, para acessar as fotos de outros usuários. Você encontrará o nome, a idade, a distância e mais algumas informações do usuário na primeira foto. Clique no canto direito da imagem para ver as outras fotos e no canto esquerdo para voltar para a foto anterior. Para acessar o perfil completo, clique na parte inferior da imagem, no “i” de informações, como mostra a imagem abaixo:

Você deve escolher uma ação para realizar:

  • NOPE: Deslize para a esquerda ou aperte no X para as pessoas que você não tem interesse;
  • LIKE: Deslize para a direita ou clique no coração para dar um like em pessoas que você tem interesse;
  • SUPER LIKE: Deslize para cima ou clique na estrela para dar um SUPER LIKE. Os super likes são limitados, por isso não gaste todos de uma vez.

Deu Match, e agora?

Só é possível conversar com alguém quando ambas as partes estão interessadas uma na outra. Ou seja, quando você dá “like” na pessoa e a pessoa dá “like” em você. Isso impossibilita contatos indesejáveis. Quando isso acontecer, o chat será liberado e você vai poder conversar com essa pessoa.

Para conversar com um novo Match, basta acessar o ícone de mensagem, no canto superior direito, escolher a pessoa que você quer conversar e enviar uma mensagem.

Esse é o momento que você vai precisar surpreender a outra pessoa, então capriche para puxar assunto.

Como desfazer o match

Também é possível desfazer um Match, caso você não tenha mais interesse. Para isso, basta acessar a conversa da pessoa, clicar no menu e depois clicar em desfazer Match.

Quer saber o que seu amigo acha do seu Match? Então, compartilhe o perfil do seu pretendente com ele. Basta acessar o final do perfil da pessoa e clicar no botão “Compartilhe o perfil”.

O Tinder também possui um Feed e nele é possível verificar as atualizações dos seus Matches, como mudanças na descrição, novas fotos etc. Gostou de uma foto? Aproveite e mande uma mensagem diretamente da atualização para o seu Match.

Planos Pagos do Tinder

O Tinder também possui alguns planos pagos com alguns privilégios e funcionalidades a mais. Eles servem para  que você possa ter mais efetividade no aplicativo de encontros. Saiba como funciona o Tinder Gold e o Tinder Plus:

Tinder Gold

Este é o plano mais caro e completo do Tinder. Nele é possível saber quem gostou do seu perfil, deixar o seu perfil visível apenas para pessoas que você deu like, desfazer um deslize para a esquerda quando você não dá um like por engano. Ele também permite 5 Super Likes por dia, 1 Boost por mês (ferramenta que coloca seu perfil em destaque na sua região) e ainda é possível acessar o Passaporte, serviço do app que te permite acessar o Tinder de outras localizações.

Usuários do plano Tinder Gold também possuem acesso ao Escolhas, funcionalidade que destaca alguns perfis que podem ser de seu interesse por 24 horas.

O valor do plano é de R$25,90 por mês, com descontos para os planos semestrais ou anuais. Este valor pode sofrer alteração.

Tinder Plus

O Tinder Plus funciona da mesma maneira que o Tinder Gold, porém não contém a funcionalidade Escolhas e também não é possível visualizar quem deu Like no seu perfil.

História e Curiosidades do Tinder

Com certeza você conhece algum casal que iniciou a sua história no Tinder, há quem tenha orgulho de compartilhar isso e quem prefira guardar este segredo. Mas, e a história do aplicativo, você conhece?

O aplicativo de relacionamento foi criado em 2012, pela empresa Hatch Labs. Assim como várias outras redes sociais, o aplicativo também surgiu em uma universidade norte-americana, iniciando os testes com os estudantes. Porém, o aplicativo surgiu com um objetivo diferente: enquanto o Twitter e o Facebook conectam você com pessoas conhecidas, o foco do Tinder é conectar com outras pessoas, fora do seu círculo atual, algo como um “encontro às cegas”.

Se você aprendeu direitinho como funciona o Tinder, uma coisa é certa… você vai encontrar muitas pessoas no aplicativo! Isso porque Tinder já está presente em mais de 190 países e conta com quase 3,8 milhões de usuários. Ele chegou ao Brasil em agosto de 2013. Desde então, o país se tornou um dos mais significantes para a empresa. Em 2019 já era o terceiro com mais usuários no mundo, ficando atrás do Reino Unido e Estados Unidos.

Leia também: Os principais sites brasileiros de encontros

Horário mais usado

Um levantamento realizado em 2018, apontou que os brasileiros utilizam mais o aplicativo às terças-feiras, e o horário mais badalado é às 22h. O mês que possui mais usuários ativos é janeiro. Ee a data comemorativa que mais atrai os usuários é, sem surpresa, o Dia dos Namorados.

Outra curiosidade que talvez você não saiba é que no aplicativo não é permitido postar nudes (fotos de pessoas nuas). Caso o usuário quebre essa regra, poderá ser banido do site. Conteúdos violentos, assédio e fotos de crianças desacompanhadas também não são toleradas pelo app.

Embora o aplicativo seja destinado ao público solteiro, muitas pessoas utilizam o Tinder para buscar novas amizades. Por isso, é muito comum encontrar pessoas que estão passando férias em uma cidade diferente ou que acabaram de se mudar buscando novos contatos e amigos.

Agora que você já sabe como funciona o Tinder, que tal aproveitar para conhecer pessoas novas? Assim você aumenta o seu círculo de relacionamento?

Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e veja mais publicações sobre aplicativos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *