Pular para o conteúdo

Recursos tecnológicos e sustentáveis: veja a importância

recursos tecnológicos

Construir um futuro mais sustentável é uma demanda social urgente, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse desafio. Ainda que o foco principal da maioria das inovações atenda ao mercado de consumo, já existem diversas iniciativas que buscam desenvolver recursos tecnológicos para fomentar a sustentabilidade.

De chaminés não-poluentes a lâmpadas e chuveiros inteligentes, uma série de invenções que visam a preservar o meio ambiente estão em desenvolvimento em diversos cantos do mundo. Confira neste artigo essas e outras inovações tecnológicas sustentáveis que podem fazer parte da nossa vida muito em breve.

Leia também: Saiba como ganhar dinheiro com as redes sociais

Recursos tecnológicos em benefício do meio ambiente

Qual futuro podemos prever para as próximas gerações? A resposta para essa pergunta passa diretamente por um tema, sustentabilidade. Não tem como ignorar que a superpopulação do planeta e o uso desenfreado dos recursos naturais pode ter consequências catastróficas.

Por isso, é necessário pensar em iniciativas de diversos setores da sociedade para desenvolver soluções que preservem o meio ambiente e gerem uma melhor perspectiva de futuro.

 

Preocupação com os resíduos eletrônicos

No que diz respeito à tecnologia, uma das principais preocupações é a quantidade de lixo eletrônico com materiais tóxicos que vem sendo gerada em todo o mundo.

Conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), com dados do monitor Global e-Waste, anualmente 50 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos são jogados fora de maneira inadequada.Por isso é tão importante entender o que acontece com os aparelhos eletrônicos que jogamos fora, entendendo as condutas mais adequadas para esse momento.

Porém, mais do que pensar em ações que reduzam o impacto do consumo de produtos high-tech, a indústria de inovações pode ter um papel fundamental na preservação do meio ambiente. A grande sacada para um desenvolvimento realmente sustentável pode estar em recursos tecnológicos ecologicamente responsáveis.

Veja alguns exemplos de inovações sustentáveis que estão sendo pensadas para promover um futuro ambiental mais seguro e responsável.

 

Chaminés não-poluentes

Uma das cidades mais poluídas da China, Xi’an, foi o local escolhido para a instalação da primeira chaminé não-poluente do mundo. A torre tem metros de altura e chama a atenção por ser uma mega estrutura.

Um projeto como esse não poderia ter saído de outro lugar, já que a China é um doa países com o maior índice de poluição do mundo.

Segundo estimativas, o problema é responsável pela morte prematura de pelo menos 350 mil pessoas por ano. Definitivamente um caso de saúde pública. Por isso, o país não vem medindo esforços para resolvê-lo.

A estrutura da chaminé é bastante parecida com a de uma tradicional. Porém, a sua base conta com placas de aquecimento solar que servem para aquecer as partículas poluentes. Os sistema atua como um purificador de ar externo, filtrando partículas nocivas ao mesmo tempo em que sopra ar limpo em direção ao céu.

 

Redes de telas para limpeza de oceanos

Embora há muito tempo a poluição marítima seja um assunto em pauta, muito pouco tem sido feito em relação ao problema. A empresa holandesa The Ocean Cleanup foi a primeira no mundo a tomar uma iniciativa concreta quanto à limpeza dos oceanos.

Para isso, a organização desenvolveu uma tecnologia que tem como objetivo reduzir o impacto de todo o material plástico jogado nos mares. Comprovadamente a principal causa da poluição oceânica.

O projeto prevê a instalação de uma rede em formato de U que realizará a coleta de todo o plástico flutuante. Para isso, o sistema contará com o trabalho da própria corrente marinha, que fará o trabalho de transporte dos resíduos. Após a concentração desse plástico em uma área central, ele será extraído e enviado para a reciclagem.

Os primeiros testes da The Ocean Cleanup devem acontecer em breve, no Oceano Pacífico Norte. Nesse ponto está localizada a maior concentração de detritos marinhos do mundo.

 

Recursos tecnológicos para usar dentro de casa

Além de projetos grandiosos, existem recursos tecnológicos que servirão para que cada um de nós faça a sua parte no desenvolvimento da sustentabilidade. Quando estiverem acessíveis à população em geral, essas soluções deverão gerar mais consciência, além de uma significativa economia para o usuário.

Confira alguns exemplos de inovações que irão mudar a nossa forma de consumir energia. Alguns deles, inclusive, já estão no mercado e podem ser encontrados à venda na internet.

 

Tomada ecológica

Uma ideia simples, porém revolucionária se for usada de maneira exponencial, é a tomada ecológica. A invenção, da empresa Grandideia, é capaz de reduzir em até 40% o consumo de energia.

O aparelho batizado de Eeconomax é compatível com as voltagens 110 e 220 e pode ser utilizado nos principais eletrodomésticos. Por exemplo, cafeteiras elétricas, fornos elétricos, secadores de cabelo, chapinhas, sanduicheiras, ferros de passar roupa, ventiladores, entre outros, todos estão habilitados. Então, são muitas as destinações.

Para obter a redução de consumo, a tomada tem um sistema que mantém o desempenho do aparelho eletrônico sem o máximo de energia gerada pela instalação elétrica. Os princípios da termodinâmica são utilizados para fazer a diferença na inovação.

 

Lâmpadas Inteligentes

Este é um dos primeiros produtos que podem ser encontrados facilmente no mercado, e que já estão sendo consumidos. Isso, porque a Philips lançou uma linha de lâmpadas LED inteligentes chamada Philips HUE.

O produto substitui a lâmpada comum e pode ser controlado por meio de um aplicativo para celular. Com ele é possível programar a ativação da luz, além da intensidade e cor emitida. No entanto, ele vai além: como o aplicativo pode ser usado em qualquer lugar, é possível controlar a HUE a partir do outro lado do planeta.

Ou seja, trata-se de um produto realmente inteligente, que exemplifica o conceito de casa inteligente. E que integra a Internet das Coisas, claro!

 

Mouse e teclado com carregamento solar

As marcas Multilaser e Maxprint são as responsáveis por colocar no mercado mais dois produtos sustentáveis que já estão acessíveis ao público. São o Mouse Multilaser e o teclado Maxprint, com carregamento alternativo por meio de luz solar e artificial.

Os acessórios captam a luz ambiente e carregam as suas baterias de lítio enquanto estão expostos a qualquer tipo de iluminação.

A autonomia do mouse, com carga total e sem captar nenhuma iluminação durante o uso, é de duas horas. Já o teclado pode funcionar até três meses sem qualquer nova recarga por luz.

 

Chuveiro Eva Smart e seus recursos tecnológicos

O Eva Smart possui um sistema inovador, o qual libera água para o seu banho conforme a necessidade. Com isso, ele é capaz de gerar uma diminuição no consumo de até 50%.

Para estimular o consumo consciente, o chuveiro tem um aplicativo que compara o uso de água do usuário com o de outras pessoas. Ele ainda calcula o valor da economia de água possível convertendo-o em valores reais.

Entre os recursos oferecidos pelo Eva Smart está um sensor de acompanhamento. A ferramenta detecta quando a pessoa se afasta para pegar o sabonete, por exemplo, e reduz a quantidade de água da ducha. Ele também avisa o momento de encerrar o banho, quando está demorado demais.

 

Lego de materiais biodegradáveis

Muitos dos produtos mais consumidos no mundo são feitos de material plástico, o maior inimigo do meio ambiente. Cientes disso, algumas empresas começaram a pensar em alternativas mais sustentáveis.

Um exemplo disso é a marca de brinquedos Lego, que lançou uma linha de seus famosos blocos coloridos feita inteiramente de materiais biodegradáveis. Para o usuário não muda nada, pois eles são exatamente iguais aos tradicionais. Porém, ecologicamente corretos.

Depois de testar materiais e realizar testes, a empresa chegou a um material macio e flexível o suficiente para manter a proposta dos seus brinquedos sem perder a qualidade. O plástico vegetal utilizado na produção do brinquedo é feito a partir da cana-de-açúcar. Legal, não?

Leia mais: Conheça planos de celular que dão um aparelho grátis

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *