Pular para o conteúdo

Philips Hue: conheça as lâmpadas inteligentes da Philips

philips hue

As lâmpadas inteligentes Philips Hue são mais um acessório capaz de transformar a sua casa em uma casa inteligente. O conceito diz respeito a uma residência que tem seus aparelhos conectados à internet e garante o monitoramento e o gerenciamento desse grande ecossistema de uma forma remota.

A ideia de casa inteligente está inserida em um contexto ainda maior: a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). Trata-se da conexão entre os objetos físicos e os seus usuários por meio da internet. Essa rede de pessoas e objetos interligados de forma inteligente terá seus limites cada vez mais testados com a quinta geração de internet (5G), e ainda não conhecemos todo o seu potencial.

Nesse artigo você fica sabendo tudo sobre as lâmpadas inteligentes da Philips. Com o kit Philips Hue, a iluminação do seu ambiente se transforma em uma experiência à parte, podendo ser controlada pelas inúmeras funcionalidades de aplicativos ou ainda por comandos de voz. Confira abaixo!

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Philips Hue Starter Pack

As lâmpadas da Philips podem ser adquiridas individualmente ou pelo chamado “starter kit”. Nessa caixa você leva 3 lâmpadas com luz branca e colorida e a ponte (bridge), que é o aparelho responsável pela conexão das luzes à internet. Mas como funciona?

A bridge é o aparelho intermediário que você irá conectar na tomada e tocar no botão principal para ligar. Ela ficará conectada ao seu roteador de internet e conseguirá gerenciar até 50 lâmpadas Philips Hue. Depois é só baixar o aplicativo da fabricante disponível tanto para Android quanto para iOS.

 

O Aplicativo

É por meio do app que você irá controlar as infinitas possibilidades de iluminação que essas lâmpadas permitem. Inclusive o nome “hue” pode ser traduzido para o português como matiz, uma das propriedades da cor que diz respeito à gradação de tons.

Ao todo são 16 milhões de cores e 50 mil tons de branco que podem ser escolhidos para compor a iluminação. O app também traz “receitas” de ambientes pré-definidas, como por exemplo um pôr do sol na savana, um crepúsculo tropical ou uma aurora ártica. Ainda é possível enviar uma foto para o software e ele irá traduzi-la em cores para as lâmpadas.

Por estarem conectadas à internet, é possível também acender ou apagar as luzes da sua casa de qualquer lugar em que você estiver. Além disso, as opções de rotina permitem que você programe as lâmpadas de acordo com data e hora. Isso significa luz ligando e desligando quando você chega e sai de casa ou, então, uma iluminação gradativa em tons de branco para te ajudar a dormir e acordar.

Outra função muito interessante é a sincronização que a última geração da Philips Hue possui com filmes, músicas e jogos. As lâmpadas conseguem traduzir as batidas de uma música em cores ou então mapear as cores na tela de um jogo para entregar uma experiência imersiva ao usuário. Veja no vídeo abaixo a função sendo testada: 

Apesar de o vídeo ser em inglês, é bem fácil compreender com o que estamos lidando. Então, é bom estar preparado, pois a Hue está entre as tecnologias do futuro que vêm por aí, e algumas são bem impactantes mesmo.

 

Philips Hue: três tipos de lâmpada

A Philips Hue na realidade possui três versões de lâmpadas com funcionalidades e objetivos de uso distintos: White, White Ambiance e White and Color Ambiance. Confira abaixo cada uma delas:

 

Philips Hue White

Esse modelo de luz inteligente pode ser controlado de qualquer lugar do mundo. Isso, porque ele pode ser regulado pelo usuário através da internet.

A função abre a possibilidade, por exemplo, de você ativar as lâmpadas para dar a impressão de que está em casa. A programação de lâmpada permite atribuir horários à iluminação e a função de dimerização faz com que o usuário regule a intensidade do brilho como preferir.

 

White Ambiance

A Philips Hue White Ambiance possui todas as funções da anterior e mais alguns atributos. 

Por meio do aplicativo desenvolvido para regular as lâmpadas é possível criar uma variedade de padrões de ambiente. A White Ambiance pode ajudar, por exemplo, com que você adormeça ou acorde com suavidade, criando uma iluminação gradativa por uma larga variedade de tons de luz branca.

 

White and Color Ambiance

A última e mais interessante versão das lâmpadas inteligentes da Philips é a White and Color Balance. Com elas a experiência é única e as possibilidades são infinitas.

Além das funcionalidades já mencionadas, aqui é possível brincar com as 16 milhões de cores através do aplicativo. Música, filmes e jogos podem ser sincronizados aos tons da lâmpada, que mudam de cor no ritmo das variações e criam um ambiente imersivo.

https://www.youtube.com/watch?v=bWK3Es9j7mg

Controle por Bluetooth

Em 2019 a Philips também lançou versões das lâmpadas inteligentes com conexão via Bluetooth. Dessa forma, a Bridge, aparelho central que conecta os dispositivos ao Wi-Fi não é necessária. Ao rosquear a Philips Hue no soquete, basta instalar e acessar o aplicativo da empresa direto no seu smartphone ou tablet para controlar o funcionamento da lâmpada.

As novas lâmpadas também apresentam compatibilidade com assistentes virtuais. O suporte a Google Assistente e Alexa, da Amazon, dão ao usuário ainda a opção de controlar todo o sistema de iluminação da residência por meio de comandos de voz feitos aos assistentes.

O ponto negativo das lâmpadas via Bluetooth, quando comparadas às via Wi-Fi, está no alcance dessa conexão, limitando o controle da iluminação a distâncias que podem ser inconvenientes, em especial em residências muito grandes.

 

Fichas técnicas

Confira abaixo a ficha técnica tanto das lâmpadas Philip Hue quanto da bridge:

As lâmpadas

Temperatura de cor: 2000K-6500K
Diâmetro: 60 mm
Selo de eficiência energética: A+
Base: E27
Formato: A60
Altura: 110 mm
Tensão de entrada: 220V-240V
Vida útil: 25.000 hora(s)
Fluxo luminoso: 806 lm a 4000 K
Potência máxima de operação: 9 W
Energia máxima em standby: 0.5 W
Número de ciclos de acendimento: 50.000
Software atualizável: Sim
Inicialização: Fluxo luminoso 100% instantâneo
Potência: 9 W

 

A Bridge

Faixa de frequência: 2400-2483,5 MHz
Altura: 26 mm
Número máximo de acessórios: 12
Número máximo de lâmpadas: 50
Adaptador de energia: 100-240 V CA / 50-60 Hz

Veja mais análises de produtos inovadores em nosso blog, tais como os artigos sobre robôs aspiradorimpressora portátil ou internet residencial ultrarrápida. O futuro parece já ser agora!

No blog do Compara Plano você encontra conteúdo com dicas, notícias e curiosidades sobre as principais tendências e novidades do mundo da tecnologia e da internet. Fique ligado! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *