Pular para o conteúdo

Qual a melhor internet fixa e como contratar o pacote ideal?

Nunca foi tão indispensável ter uma boa internet fixa, principalmente, na nossa casa. Isso porque, com todos os cuidados que devemos ter por conta da pandemia do novo coronavírus, a população tem ficado mais em casa, evitando exposições desnecessárias. Inclusive, para trabalhar. Nesse contexto, saber qual a melhor internet fixa é fundamental para não ter dor de cabeça.

Neste post, nós vamos apresentar o rankings das operadoras que oferecem a internet mais veloz no Brasil para você escolher. Isso segundo análise da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ou seja, dados oficiais. Com essa informação, você conseguirá avaliar melhor qual a melhor internet para contratar.

No entanto, saber qual a melhor internet fixa em cada caso também depende do seu perfil de uso. Em outras palavras, pouco adianta investir uma boa grana em um pacote top se você não vai usar todo o serviço. Ou mesmo se não precisa de tanta velocidade para suas atividades na web.

Por outro lado, pode ser justamente o contrário: você precisa de uma internet de primeira pois na sua casa há smartTVs, celulares, tablets e computadores para alimentar. Nesse caso, vale a pena ficar atento nos planos de operadoras como TIM e Claro, ou ainda acessar ferramentas como o Compara Plano.

Confira!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Qual a melhor internet fixa segundo a Anatel

Em fevereiro desse ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos usuários de serviços de telecomunicações. O período referência foi o ano de 2019. Nesse levantamento, para surpresa de todos, operadoras regionais lideraram o ranking geral. São elas: Unifique, Copel, Brisanet, Sercomtel e Algar.

Para você ter uma ideia, essas operadoras regionais (que oferecem serviços apenas em certas regiões) tiveram melhor desempenho que as grandes no ranking de satisfação geral. Nesse ranking em específico, a TIM lidera, seguida pela Claro/NET, Vivo e Oi.

A satisfação geral foi a média de outros rankings: atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução, cobrança, funcionamento, oferta e contratação, reparo e instalação. Para chegar nesse resultado, foram consultados milhares de usuários pelo Ibope Inteligência, respondendo a 20 perguntas.

Na plataforma da Anatel é possível conferir os resultados por completo. Inclusive, fazendo o filtro por estado. Em São Paulo, por exemplo, a Algar recebeu a melhor avaliação.

Leia também: Qual a internet mais barata para sua residência?

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA SUA CASA

Claro tem melhor velocidade na banda larga

Por outro lado, um estudo da Ookla em relação à velocidade da banda larga fixa em 2019 apontou a Claro como a melhor operadora no Brasil. A Ookla é uma empresa especializada em realizar testes de velocidade da internet no mundo todo.

No Brasil, a velocidade média de download da banda larga fixa é de 33,58 Mb/s. Por sua vez, a Claro obteve 49,49 Mb/s de download. Esse resultado considerou 63,6 milhões de testes, envolvendo 9,01 milhões de usuários. São medições feitas pela rede sem fio e também via cabo. A Claro ficou na frente em 15 de 25 estados brasileiros analisados.

Leia também: Qual a internet mais barata para sua residência?

Grandes se sobressaem em outra pesquisa

Já o site Melhor Plano, em parceria com o Minha Conexão, também avaliaram os planos de internet e telefonia de todo o Brasil. Foram realizados em 2019 mais de 20 milhões de testes de velocidade e 211 mil pesquisas de opinião a usuários em 800 cidades brasileiras.

O resultado geral também deu Claro/NET, que liderou nos quesitos “melhor velocidade” e “melhor provedor”. Já a Vivo venceu na categoria “maior satisfação”.

Leia também: Planos de internet fixa: como escolher o melhor

Dicas para você escolher qual a melhor internet fixa

Claro que é muito importante conhecer esses rankings de operadoras para saber qual a melhor avaliada. Isso pode ser fundamental na comparação entre os serviços antes da contratação. No entanto, entender o seu hábito de consumo é tão importante quanto estar por dentro dos rankings.

Isso porque, a partir dessa avaliação, você poderá concluir qual a melhor internet fixa. Ou seja, que atende às suas necessidades, nem mais e nem menos. É bastante comum, por exemplo, pagar um plano de valor salgado, que pesa nas suas contas, sem que haja necessidade.

Por esse motivo, vamos dar algumas dicas para saber qual o melhor plano de internet fixa para você. Antes disso, recomendamos acompanhar o nosso blog Compara Plano para conferir avaliações de operadoras e de serviços, além de poder encontrar ofertas.

1 – Defina o plano ideal

Geralmente, a internet fixa é oferecida pelas operadoras anexada a outros serviços, como telefone fixo e TV à cabo. Está formado o popular combo. Na maioria das vezes, compensa mais contratar um combo do que o serviço de internet fixa avulso.

Nesse sentido, avalie bem o valor que deseja pagar pelo plano e o quanto de internet você vai precisar.

2 – Avalie conexão e velocidade

Ao contratar um plano de internet fixa, ou um combo, é preciso verificar a cobertura na sua região e a qualidade de sinal. Esses fatores são fundamentais na conexão e velocidade da internet. Um plano com velocidade maior permite baixar arquivos da internet de forma mais rápida, além de assistir séries e filmes nos streamings com mais estabilidade, entre outras tarefas.

Em relação à conexão, dê preferência à infraestrutura de fibra ótica, que tem menor interferência de sinal. Sabemos que sua região pode não ter recebido ainda a tecnologia. Nesse caso, as opções são cabo, rádio ou satélite.

Leia também: Quer ter uma internet estável? Siga essas dicas simples

3 – Verifique detalhes dos planos

Antes de contratar um plano de internet fixa, ou um combo, fique muito atento ao serviço que será entregue em relação ao preço cobrado. Se for o caso, utilize medidores de velocidade de internet para verificar se o pacote está sendo entregue como contratado.

Confira também se o plano não possui cobrança por período de adesão ou ainda multa em razão de cancelamento. Isso é muito comum em planos com fidelidade, por exemplo. Fique atento aos seus direitos!

4 – Atente-se nas promoções

As operadoras de internet fixa estão sempre lançando promoções e novos produtos. É um mercado muito dinâmico, de ampla concorrência. Nesse caso, quem sai ganhando é o consumidor. Não está satisfeito com o seu plano? Faça uma portabilidade e mude.

Antes disso, compare. Compare bastante os planos oferecidos pelas operadoras. Utilize plataformas online como o Compara Plano para ajudá-lo. Você vai ver que os combos, geralmente, são mais vantajosos. No entanto, leia as ofertas encontradas nos sites com muita atenção, principalmente, o texto dos asteriscos.

Leia também: Nextel internet fixa é ideal para quem consome pouco

Qual a melhor internet fixa? Depende de você!

Agora que você já conhece qual a melhor internet fixa e como contratar, que tal conferir como ganhar tempo e dinheiro com a ajuda de um comparador de planos de internet?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *