Quer ter uma internet estável? Siga essas dicas simples

Atualmente, vivemos conectados à internet praticamente durante todo o tempo. Alguns, inclusive, nem mesmo ao ir dormir desativam as conexões de seus dispositivos. Por isso, ter uma conexão estável de internet se tornou tão importante. Se você tem problemas com a sua conexão de rede fixa, veio ao lugar certo, pois vamos te dar algumas dicas de como melhorá-la de maneira bem simples.

E, mais do que isso, saiba que na maioria das vezes os problemas não estão relacionados à entrega que a operadora de internet realiza. Obstáculos na sua própria residência, falhas nos dispositivos de distribuição de banda e interferências de aparelhos na mobilidade do sinal são os principais vilões em boa parte dos casos. Além disso, o uso de aplicações ou softwares que consumem muita internet também atrapalha.

Um último caso, esse sim relacionado ao serviço do seu provedor, pode ser o grande inimigo para você ter uma internet estável. Nesse caso, somente ela é quem pode resolver a situação, realizando testes de conexão e, por fim, reiniciando a distribuição para a sua residência. Grandes operadoras com TIM e Claro, por exemplo, são muito cuidadosas para oferecer conexões de qualidade.

Leia também: Descubra qual é o melhor plano de internet, celular e TV no Compara Plano

Como ter uma internet estável

Para contar com uma internet estável, você precisa estar atento a uma série de fatos relacionados à estrutura da sua internet. Porém, antes de adentrar nessas soluções, é bom verificar se de fato os problemas não são originados pelo seu provedor de internet.

Então, o procedimento descrito abaixo deve ser realizado antes de você passar aos passos seguintes, pois, único, ele pode determinar que a sua solução esteja de fato a uma chamada telefônica de distância. Para a sua operadora, claro!

Esse passo também é importante de ser realizado, pois, em caso de persistência do problema, pode ser que você necessite de uma visita técnica. Se o problema for particular, e não acontecer com vizinhos que contrataram o mesmo serviço, os problemas podem ser de ordem física, como cabos e fiações.

Verificando a estabilidade da conexão

Esse procedimento precisa ser realizado em um computador ou em um notebook, pois esses têm o Prompt de Comando. Trata-se do recurso necessário para verificar se você tem uma internet estável.

  1. Prompt de Comando

Primeiro, em um computador com Windows, você precisa acessar o Prompt de Comando do sistema operacional. Na barra de pesquisas do Iniciar, você pode digitar Prompt de Comando, mas o atalho Windows+R é um pouco mais rápido. Se esse for o caso, digite na entrada de texto a instrução cmd e aperte Enter.

O que você verá é a seguinte janela:

internet estável

  1. Instrução de verificação

No Prompt de Comando, digite a seguinte instrução: ping -t 8.8.8.8. Você pode copiá-la e colá-la na entrada de texto, e vale lembrar que os espaços são considerados para que a instrução funcione. Na sequência, aperte Enter que o procedimento começará a ser realizado.

Esse processo realiza a verificação do ping, que é o tempo de resposta que o servidor do Google leva para cada envio de dados.

Se você receber a mensagem Esgotado tempo limite do pedido ou Falha Geral, é porque, de fato, você tem problemas com a sua conexão. Porém, a oscilação pode não ser por ausência de resposta em si.

  1. Analisando os resultados

Pode ser que a sua conexão não tenha crashs ou interrupções significativas, mas que o tempo de resposta para cada solicitação seja de fato oscilante.

Assim, verifique o tempo de resposta em milissegundos para cada solicitação feita ao seu servidor. Se houver muita diferença entre um e outro, é porque você tem instabilidades geradas pela entrega da internet. Ou seja, pela sua operadora de internet. A internet estável geralmente pode ter oscilações, mas não varia de maneira significativa, nem por muitas solicitações em sequência.

internet estável

O exemplo acima mostra a estabilidade da conexão, assim como mostra uma oscilação curta por um breve período. Essa variação pode ser considerada normal, sobretudo porque estamos falando de uma análise a cada meio segundo.

Contudo, não confunda nenhum desses valores com velocidade de internet, porque esses dados nada tem a ver com a sua velocidade de conexão contratada.

Buscando uma internet estável

Se a sua checagem no Prompt de Comando mostrou que você tem uma entrega de internet estável por parte da sua operadora, porém você ainda assim sente que está com problemas de conexão, é preciso checar alguns outros fatores que podem influenciar na sua internet.

E, saiba, a maioria deles pode ter origem em comportamentos que nem sabemos que afetam a qualidade da nossa internet.

  1. Posição do roteador

A posição do roteador em um lugar estratégico é sempre bem-vinda. Isso, pois ele precisa estar centralizado em relação aos cômodos do ambiente nos quais precisamos usar a internet.

Imagine que o sinal de rede tem um raio determinado de alcance, tal como uma antena qualquer. Então, é preciso considerar que, quanto mais longe você estiver do roteador, menor será a intensidade do sinal, até o ponto em que fatalmente ele se torne ausente.

  1. Reinicie e roteador com regularidade

Imagine que os aparelhos que distribuem a internet precisam de uma folguinha, tal como o corpo humano ao fazer exercícios. Assim, a sobrecarga de uso deles pode levá-los a, eventualmente, perderem eficiência no seu propósito.

Por isso, uma vez por semana, convém que eles sejam desligados. E, ao sentir que eles estão começando a enfraquecer, reiniciá-los pode ser uma alternativa.

  1. Tenha antenas de qualidade

Geralmente, os roteadores são entregues pela operadora de internet, certo? Porém, se você quiser realmente contar com aquilo que há de melhor no mercado, substituir o roteador do seu provedor por uma antena potente pode trazer melhoras significativas. Sobretudo se houver grandes distâncias para o sinal percorrer.

  1. Organize o ambiente para ter menos interferência

Aparelhos como micro-ondas, telefones sem fio, rádios ou qualquer outro aparelho que emita algum tipo de onda geralmente interferem na qualidade do sinal distribuído pelo seu roteador.

Por isso, a internet estável depende, também, da forma como você organiza o espaço no qual a internet é usada.

  1. Desative o Bluetooth de seus aparelhos

Muita gente não sabe, mas o Bluetooth é um grande vilão na busca por uma internet estável. Assim, desativá-lo nos aparelhos eletrônicos pode ser uma ajuda valiosa para resolver seus problemas.

Em aparelhos celulares esse procedimento é relativamente simples. Porém, pode ser que o seu notebook, por exemplo, esteja com ele ativo sem nem mesmo você saber.

Pesquise, então, por Bluetooth no seu dispositivo, que no Windows pode ser feito pela pesquisa do Iniciar, entre nas configurações e desative o recurso.

  1. Feche programas que consomem muita internet

Muitos aplicativos ou sites podem consumir dados, inclusive em segundo plano, sem que nem mesmo você saiba que eles estão afetando a rede, consumindo uma boa parte da sua banda. Entre os grandes vilões aqui, Skype, serviços de streaming e baixadores de torrentes tomam a ponta da lista.

Se você acha que sua internet não é estável porque o streaming oscila, vale ressaltar, também, que a velocidade da conexão pode influenciar na transmissão.

  1. Diminua o número de dispositivos

Se você tem muitos aparelhos vinculados à rede no mesmo ambiente, ter uma internet estável pode ser conseguido com o simples desligar de alguns deles.

Sabe aquele segundo celular, aquele tablet ou aquele notebook que não estão sendo usados, mas estão ali ligados? Eles podem consumir banda de forma a deixá-lo com a impressão de que a internet anda lenta ou ausente.

  1. Use senha na sua rede

Se você não tiver senha na sua rede de internet, pode ser que algum espertinho esteja filando uma parte da sua velocidade. Então, uma senha pode ser de grande ajuda para que você, e somente quem for autorizado, possa de fato fazer uso da rede.

Muitas vezes, ter uma internet estável é somente ter a velocidade contratada por inteiro. Neste link, você pode aprender a colocar ou alterar a senha do Wi-Fi Claro-NET.

Vai contratar um novo serviço de alguma operadora? Lembre de que temos um Comparador de Planos que te ajuda nessa tarefa. Quer ver? Clique aqui. Se você procura garantia de qualidade de conexão, pode conhecer de perto os planos da TIM e da Claro.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat