Pular para o conteúdo

O que é SSD? Conheça a evolução do HD

o que é ssd

Assim como acontece com a maioria dos dispositivos tecnológicos, o disco rígido, conhecido como HD ou HDD, poderá ser completamente substituído em breve por uma opção mais eficiente. A evolução da peça surge por meio da tecnologia chamada Solid-State Drive, unidade de estado sólido, em tradução livre para o português, o SSD. Essa nova alternativa já está sendo usada em alguns computadores e na maioria dos dispositivos móveis como smartphones e tablets. Porém, ainda é necessário que haja maior capacidade de armazenamento com melhores preços para substituir definitivamente o HD. Confira neste artigo o que é SSD e suas vantagens e desvantagens em relação ao HDD.

Leia também: Tecnologia Cloud: quais as vantagens de salvar arquivos na nuvem

Armazenamento de dados em HD

O hard disk drive (HDD), em português disco rígido, é popularmente chamado simplesmente de HD, e é uma unidade de armazenamento de dados vital para qualquer computador. A peça de retenção de dados em massa é do tipo não volátil, isso quer dizer que não perde as informações quando o equipamento a que está acoplada é desligado.

É ela que garante o acesso a programas e arquivos usados anteriormente com todos as informações salvas. As versões de HD usadas atualmente também possuem a função de expandir a memória RAM, com uma gestão de memória virtual, que melhora o desempenho do computador.

Os HD são discos com uma camada magnética bastante fina que armazena os dados. Eles podem ter diversas capacidades conforme a espessura dessa camada. A gravação e a leitura de dados armazenados em um HD é feita através de uma espécie de eletroímã muito pequeno e extremamente preciso. Em termos físicos, o item é composto por diversas peças móveis bastante sensíveis, além de um grande braço móvel que promove o funcionamento do disco e gera bastante ruído durante seu funcionamento.

O que é SSD

O Solid-State Drive (SSD) vem ganhando a atenção e o investimentos do mercado de informática por seu potencial evolutivo em relação aos discos rígidos. A tecnologia de armazenamento não possui peças mecânicas que produzem vibração como acontece no HD, isso a torna muito mais silenciosa e resistente. Além disso, o SSD não utiliza meios magnéticos nem óticos em seu funcionamento, o que reduz consideravelmente o tempo de acesso à memória flash e elimina falhas mecânicas e atrasos de busca.

Assim como o HD, o SSD é um dispositivo de armazenamento de dados digitais não volátil que garante a manutenção dos dados armazenados em um computador. Fisicamente esse tipo de unidade é composta por um circuito integrado semicondutor que guarda dados com a utilização, em geral, de memória flash. Ou seja, na prática o SSD não possui nenhum disco. Por isso está mais correto definir a peça como uma unidade de armazenamento.

Celular com 32GB, 64GB ou 128 GB: vale a pena pagar a mais por armazenamento?

SSD é usada em aparelhos celulares e tablets

Até pouco tempo atrás não se falava muito em SSD porque este tipo de memória ainda não estava presente em muitos computadores. No entanto, com a explosão do uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, a peça passou a se popularizar pela utilização em praticamente todos os modelos das principais marcas de aparelhos.

Vantagens da tecnologia SSD

Os SSDs apresentam vantagens comprovadas ao usuário. A primeira delas é o simples funcionamento mais silencioso que os HDs, visto que não possuem nenhuma peça móvel que vibre. Então, não há a produção de praticamente nenhum ruído.

No mais, a velocidade de processamento de dados desse tipo de memória é superior a de dispositivos rígidos. Os SSDs também consomem menos energia, são mais leves e apresentam maior largura de banda, bem como a habilidade de trabalhar com temperaturas mais altas, chegando a 70°C.

Pontos positivos

  • Ruídos reduzidos – mais silenciosos
  • Mais leves
  • Maior resistência
  • Consomem menos energia
  • Largura de banda mais ampla
  • Maior velocidade com acesso rápido à memória
  • Mais resistência a altas temperaturas

Desvantagens do SSD

A maior desvantagem do SSD atualmente é o preço alto. Isso ainda torna o uso dessa tecnologia inviável na maioria dos computadores. Uma das soluções encontradas pelos fabricantes foi utilizar um SSD para a instalação do programa operacional da máquina e uma segunda memória HD para armazenamento de arquivos e backup. Porém, com a popularização do SSD em smartphones e tablets, além do lançamento de novas unidades com mais capacidade de armazenamento e tecnologias atualizadas, por uma variedade de marcas, esse problema deve deixar de existir muito em breve.

Outro detalhe importante que pode ser uma desvantagem é que o SSD tem a vida útil mais curta que um HDD. Isso se dá pelo processo de uso, que, como em todo equipamento eletrônico, tem um ciclo de desgaste das suas células de armazenamento.

De qualquer maneira, este tempo de vida está estimado em aproximadamente cinco anos, considerando um uso médio regular.

Pontos negativos

  • Preços elevados
  • Menor tempo de vida útil

Vale a pena fazer upgrade para um SSD?

O que o mercado prevê é que a substituição do HD pelo SSD suceda naturalmente, como vemos acontecer com a maioria das atualizações tecnológicas. Isso é ainda mais facilitado pelo fato de que a interface, as características lógicas e o conector das duas peças são iguais.

Embora pese menos, o SSD também tem as mesmas dimensões do HD, então é possível fazer a troca encaixando a nova unidade facilmente no gabinete de qualquer computador. Mas será que vale a pena investir em um upgrade para um SSD?

Custo-benefício e preços

Talvez você esteja cogitando trocar o seu HD por um SSD porque viu que há muitas vantagens. Técnicos inclusive defendem que, mesmo para computadores com configurações mais antigas, o upgrade é vantajoso porque há grande melhora no desempenho da máquina. No entanto, é preciso pesar todos os detalhes e levar em consideração que a tecnologia ainda é consideravelmente mais cara que a tradicional, ainda que os preços já tenham diminuído nos últimos anos.

Levando em consideração o custo de um SSD por GB de capacidade de armazenamento, a diferença de preços para um HD é grande. Os SSD mais acessíveis no Brasil costumam ter entre 120 e 240 GB de espaço. Estão disponíveis no mercado internacional versões com até 1TB e há projetos de dispositivos com espaço exclusivo como 30TB e 100TB, porém os valores são inviáveis. Apenas para exemplificar o que estamos falando, uma unidade sólida de 240 GB sai mais o menos o mesmo preço de um disco rígido com 1 TB de capacidade.

Leia mais: Saiba como limpar a memória do celular Android

Quer saber tudo sobre o universo da tecnologia e estar bem informado? Acompanhe o conteúdo do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *