Pular para o conteúdo

O que são memes e como usá-los

  • por
memes

Os memes já são uma realidade no mundo virtual. Eles se tornaram uma forma cômica de expressar histórias engraçadas no mundo da internet. Mas você já parou para pensar o que são memes e como usá-los? Neste artigo você vai entender a origem desse termo “meme”, sua origem e conhecer os memes mais famosos na internet.

O que são memes?

O termo foi usado pela primeira vez no livro “O Gene Egoísta”, do escritor Richard Dawkins, na década de 70. Naquela época, o termo fazia alusão a um gene originado no cérebro e que poderia se propagar por replicação. O autor acreditava que esse gene poderia se manter, passar por uma transmutação ou, simplesmente, morrer. 

Assim, como hoje o entendemos, os memes são réplicas de um mesmo assunto e podem ter uma longevidade infinita se fizerem sucesso. Quando Dawkins se referiu ao conceito pela primeira vez, ele o nomeou como mimeme, raiz grega “mimeme” (μίμημα), com o sentido de ‘aquilo que é replicado’ de forma evolutiva na cultura, motivado a discussão da sociobiologia. Após algum tempo, o conceito se transformou em ‘meme’, como atualmente usamos nas redes sociais.

Com o passar dos anos, o termo começou a representar outros sentidos, até se tornar algo engraçado que entendemos como memes. Hoje, entendemos que os memes são “brincadeiras” que fazem alusão a algo que fez muito sucesso na internet ou na TV, por exemplo. 

O termo pode ser um trecho de reportagem, uma frase errada no telejornal, uma jargão, um vídeo que viralizou. Em outras palavras, tudo que tem sucesso acaba se tornando um meme. Isso vale como algo a ser difundido por razões positivas como também negativas.

Leia também: Como criar figurinhas no Whatsapp

Como usá-los?

O meme do século XXI, como conhecemos nos dias de hoje, é difundido, principalmente, na internet. Além dele ser uma espécie de piada com algo de sucesso, ele pode ser um assunto espalhado de forma breve, seja por meio de mensagens, pelas redes sociais ou em correntes por e-mails. 

Para saber como usá-los basta dar uma varredura pela internet, você encontra variados tipos de memes. Eles são adaptados em formato de vídeo, imagem, frases, hashtags de forma a chegar mais rápido ao receptor.

Além da adaptação, eles também são uma representação da sociedade. Em 2013, a dança do “Harlem Shake” foi um dos fenômenos mais copiados em muitos países e gerações. O meme foi propagando rapidamente na internet, tendo várias versões da dança sendo coreografada por outras pessoas. 

Como falamos, os memes ganham espaço na rede como paródias de algum acontecimento importante. Com a visão de mercado, os empresários podem usá-los para impulsionar campanhas de marketing, como foi a última, do caso da “Betina”. 

Mas o que os memes ainda parece com a primeira teoria do memes? Ele é algo cultural e sua duração vai depender da quantidade de réplicas que ocorrerem em razão do seu sucesso. Assim como o “Harlem Shake”, pela propagação em massa, os memes podem ganhar várias recriações e modificações. 

Para entender melhor o que são memes e como usá-los, trouxemos alguns exemplos de memes que fizeram história no mundo da internet. 

Leia também: Tik Tok: o app mais baixado que Facebook e Instagram

Memes famosos

Como falamos, os memes surgem de qualquer lugar, podem ser a piada de algo que deu muito certo ou acontecimento errados que caíram na internet. 

Os brasileiros são conhecidos no mundo como os que mais fazem piadas de acontecimentos. Sendo eles uma máquina de memes, trouxemos alguns exemplos dos memes brasileiros que foram sucesso no país. 

Sanduíche-iche (2005)

Como os memes podem ser vídeos, temos a entrevista da nutricionista Ruth Lemos, a um programa da Rede Globo. Durante a entrevista, a nutricionista nervosa gaguejou várias vezes e isso caiu na rede. 

O problema de dicção foi causado por uma confusão no ponto eletrônico que a nutricionista estava usando. O ponto estava com delay e a nutricionista ficou repetindo os finais das palavras para que pudessem entendê-la. A ação tão repetitiva ficou engraçada e o vídeo foi um dos mais vistos no Youtube, na época. Chegou a mais 500 mil visualizações e ficou conhecido como o vídeo do “sanduiche-iche”.

Três reaixx (2019)

Similarmente aconteceu com o meme dos “três reaixx”. Assim como “sanduiche-iche” foi um meme de repetição de informação. A artesã Raquel Amaral participou do programa É De Casa!, da Rede Globo, em janeiro de 2019, e trouxe muitas risadas. 

Enquanto Raquel mostrava seus produtos, a apresentadora Ana Furtado questionou a convidada sobre o preço de produção das carteiras que a artesã vendia. Então, Raquel respondeu que custava R$ 3. Após o relato, a apresentadora ficou surpresa com o preço e perguntou mais uma vez e a resposta foi a mesma.

https://www.youtube.com/watch?v=5Yw5veaACwE

Por fim, Ana Furtado ficou exclamando “três reais!”. A frase repetida inúmeras vezes se tornou um dos vídeos mais replicados e com outras montagens de temas. 

O vídeo virou meme de várias versões nas redes sociais, como por exemplo, saldo de conta bancária:

Além de dublagens em outras línguas:

 

 

Choque na Festa da Uva (2006)

O choque da Festa da UVA de Caxias do Sul (RS), de 1996, ainda arranca risos e virou um dos maiores memes nacionais. Apesar ser um meme famoso, foi um momento de grande susto para o jornalista Lasier Martins. 

Inesperadamente, todos são pegos de surpresa. Na matéria divulgada, ao vivo, pelo canal RBS TV, o jornalista falava sobre a Festa da UVA, quando resolveu analisar as uvas que estavam expostas. Durante a ação, leva um choque. Na tela, só aparece a imagem do jornalista caindo e gritando de dor pelo choque.

Logo em seguida, a cena é cortada para o estúdio, em que âncora anuncia uma matéria de esporte, como se não tivesse acabado de ocorrer um acidente com seu colega de trabalho.

O vídeo só ganhou sucesso depois de 10 anos do ocorrido, quando chegou ao Youtube. Lasier levou choque, devido a vitrine de uvas estar eletrificada e acabou se machucando. O jornalista ficou famoso no Brasil, tornando-se um meme viral.

Quero café (2013)

O Quero café é um meme de um senhor idoso indignado a espera de ser atendimento em um hospital. A repórter está falando sobre o problema da espera nos hospitais, e o senhor invade a reportagem reclamando: QUERO CAFÉEEE!

Apesar da rápida aparição, o idoso virou um meme consagrado na internet, por aqueles que amam a bebida.

Oi, meu nome é Betina (2019)

O próximo meme é o vídeo da Bettina Rudolph foi uma grande ideia publicitária, da consultora de investimentos Empiricus Research, que deu muito errado. A jovem brasileira virou meme por causa de uma campanha veiculada no Youtube, na qual ela contava como acumulou um grande patrimônio em pouco tempo. Na propaganda, Bettina revela que tem apenas 22 anos e um patrimônio equivalente a 1 milhão e 42 mil reais. 

Surpreendentemente, ela conta que isso aconteceu em razão de investimentos, e que começou com apenas 1.520 reais.

Com isso, surgiram na época vários memes no Twitter, de pessoas desconfiadas do conteúdo da propaganda. Os internautas fizeram várias montagens do vídeo para questionar a veracidade do assunto exposto. 

Alguns como piada:

 

Outros como cálculo do patrimônio da Bettina:

https://twitter.com/luigebribeiro/status/1106667320838144001?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1106667320838144001&ref_url=https%3A%2F%2F7gra.us%2Foembed-iframe%2F%3Furl%3Dhttps%253A%252F%252Ftwitter.com%252Fluigebribeiro%252Fstatus%252F1106667320838144001%26language%3Dpt

Juntos e shallow now

Por último, temos o meme Juntos e Shallow Now que são sobre a ideia de criar uma versão da música da Lady Gaga em português. Os cantores Paula Fernandes e Luan Santana batizaram a música de Juntos e Shallow Now, e pela tradução desconexa, a música acabou virando meme.

Assim, traduzindo o título da música ficou Juntos e raso agora, sem nexo algum. Por esse motivo, a frase passou a ser usada em diferentes contextos e ganhou o gosto popular. Os internautas compartilharam vários memes nas redes sociais. Alguns exemplos foram “Juntos até o carnaval”, “Juntos e na moral” ou “Juntos sensacional”.

Até a empresa Uber deu uma promoção para os seus usuários com o nome Juntos e Shallow Now. 

Gostou do artigo? Continue acompanhando nosso blog. Todos os dias trazemos conteúdos novos sobre o mundo da tecnologia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *