Teste de velocidade de internet: conheça as melhores ferramentas

Você sabia que existem sites e aplicativos que medem a velocidade da sua internet no seu computador, celular ou até mesmo em sua SmartTV? Fazer um teste de velocidade de internet é muito útil, pois te ajuda a saber se o pacote que você contratou está realmente sendo entregue pela operadora. Mas para saber se a velocidade da sua internet corresponde ao pacote, é preciso entender como os testes funcionam. 

Como funcionam os testes de velocidade de internet?

Os velocímetros medem a velocidade de alguns fatores da sua internet, como por exemplo a velocidade de download e de upload. Eles também normalmente realizam um teste de ping ou teste de latência.

Depois disso, o medidor mostrará qual é a velocidade média de download e upload da sua conexão. 

Você não sabe o que cada um desses termos significa? Então vamos por partes:

Velocidade de download

Este teste vai medir quanto tempo a sua conexão demora para baixar um arquivo para o seu computador. O download ocorre quando, por exemplo, você transfere uma imagem de um site para o seu PC. Esta velocidade é medida em megabits por segundo.

Velocidade de upload

Já este teste vai dizer qual é a velocidade, em megabites por segundo, que um arquivo demora para ser transferido do seu computador para outro lugar. Isso ocorre, por exemplo, quando você adiciona uma nova foto na sua rede social.

Ping ou latência

É com um ping que o teste de velocidade de internet vai medir, de forma simplificada, quanto tempo (em milissegundos) um pacote de informações leva para ir até um destino e voltar. É importante saber isso porque quanto mais rápido for essa ação, mais rápida será a sua conexão com a internet. 

Agora que você já sabe como o teste de velocidade funciona, vou listar aqui os melhores medidores para você utilizar no seu computador e também em seu celular. Confira:

Melhores sites para testar sua conexão

SpeedTest da Ookla

O SpeedTest é um dos velocímetros mais populares da internet. Ele também possui versões para acessar diretamente do navegador, dispositivos com o sistema operacional Android, iOS (iPhone), MacOS e Windows. 

Por ser um dos pioneiros e ter centenas de servidores espalhados pelo mundo, o SpeedTest se torna uma opção confiável de teste de velocidade de internet. Além disso, ele é bem simples de utilizar e ainda oferece algumas funções complementares. 

SpeedTest realizando o teste

 

Mudar de Servidor

O SpeedTest seleciona automaticamente um servidor para realizar a medição, porém, você pode escolher alterar o servidor utilizado clicando em Mudar de Servidor

Histórico de Resultados

Você pode clicar no botão Resultados para acessar o histórico de variação de velocidade da sua internet. 

Apesar de ser uma das melhores opções de testes de velocidade de conexão de internet e ter funcionalidades muito boas, o site é muito poluído com publicidade, o que deixa a experiência do usuário comprometida. 

A organização das informações é interessante, mas também acaba ficando confusa pela quantidade de elementos que a página apresenta. O botão Resultados, por exemplo, não recebe tanto destaque. 

Resultado do teste SpeedTest

 

Também está disponível no Google Chrome uma extensão do Speed Test, possibilitando o compartilhamento dos resultados diretamente nas redes sociais. 

Speed Test – Versão Mobile

O Speed Test Velocidade 3G/4G e Wi-Fi é um velocímetro desenvolvido exclusivamente para testar a velocidade de internet para aparelhos móveis. Além disso, ele ainda realiza um comparativo de desempenho com outras operadoras de internet móvel do país e do mundo. 

No aplicativo é possível verificar a qualidade de streaming de vídeo e a velocidade de abertura de páginas populares. 

Ele deixa a desejar na organização e no design, assim como a versão web. No entanto, a plataforma tem funções interessantes que compensam o uso. 

SpeedTest versão mobile

 

nPerf

O nPerf também é um site que realiza o teste de velocidade de internet, e seu diferencial é medir a velocidade de qualquer tipo de conexão, seja ela a cabo, satélite, Wi-fi, ADSL, VDSL, entre outros. Nele é possível selecionar a unidade da taxa de transferência (kb/s, kiB/s, Mb/s e MiB/s).

O nPerf também possui um aplicativo para realizar os testes em dispositivos móveis. 

Resultado do teste na nPerf

 

Além do teste em seu próprio site, é possível encontrar o velocímetro do nPerf em alguns outros sites, como por exemplo no teste de velocidade de internet do TechMundo ou no teste da RJNet

TechMundo 

O site é bem simples de usar, porém o conglomerado de informações pode confundir um pouco os usuários. Ele não tem opção de conversão da unidade da taxa de transferência. Mas isso não impacta negativamente o uso do teste. 

Resultado do teste no TechMundo

 

Informações interessantes ao usuário

O destaque da página vai para as informações que ela contém. Abaixo do teste de velocidade existem vários textos explicativos sobre o que é o teste, o que ele mede e o que cada informação significa. 

Mudança de Servidor

No velocímetro do TechMundo também é possível alterar o servidor, caso você queira utilizar outro como base para o teste. 

RJNet

O teste de velocidade de conexão da RJNet é também muito popular e apresenta as mesmas informações do teste do TechMundo. Porém, no site da RJNet não existe nenhum conteúdo explicativo sobre o significado do resultado. 

Como você já aprendeu o significado de cada etapa da medição (download, upload e teste de ping), você pode utilizar o velocímetro da RJNet normalmente. Mas, caso prefira uma experiência mais completa, é possível utilizar o nPerf do TechMundo ou acessar o site original. 

Brasil Banda Larga – Velocímetro Anatel

Este teste de velocidade é oferecido pela Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga (EAQ). Além de ser compatível com navegadores web e mobile, ele é simples de usar e bem completo. Realiza o teste de download, upload, latência (ou ping), e também conta com o histórico das medições e pré-requisitos para fazer o teste. 

Resultado do teste no Brasil Banda Larga

 

No celular é possível fazer o teste para o Wi-fi e para o 3G/4G. Ele deixa a desejar em não deixar claro como alterar a medição da conexão de Wi-fi para o 3G/4G. Mas mesmo assim é bem simples.

Para testar o sinal do 3G/4G, basta desativar o Wi-fi do celular e deixá-lo conectado apenas à rede móvel. Dessa forma, o app testará a velocidade de conexão do 3G/4G.

Fast da Netflix

O Fast é um velocímetro criado pela Netflix, empresa líder mundial no segmento de streaming de filmes e séries. Ele foi desenvolvido para que os usuários consigam testar de forma simples a velocidade de conexão da Internet. Como era de se esperar, ele utiliza os servidores da Netflix.

O teste é realmente muito simples. Ele mostra o cálculo aproximado da velocidade de download, diferentemente da maioria dos outros testes em que o velocímetro calcula a velocidade de download e upload.

Resultado do teste no Fast

 

O diferencial fica por conta da página, que é limpa e organizada, sem propagandas. Além disso, ela pode ser acessada via navegador, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

O resultado do teste de velocidade fica muito visível na tela. A página apresenta apenas um botão de “Mostrar mais configurações” abaixo dele.

Como o teste não realiza a medição completa, ele se torna uma opção menos assertiva em comparação aos outros.

Meu teste de velocidade de internet deu abaixo do contratado. E agora?

É sempre importante se informar para saber se a sua internet está abaixo do contratado. Caso isso aconteça, veja se é devido a algum problema na sua rede ou instabilidade técnica. Mas fora em problemas muito pontuais, a velocidade deve respeitar os limites declarados pela Anatel. 

Desde novembro de 2014 os limites mínimos de velocidade de banda larga ficaram mais rígidos. Com a mudança, a prestadora de serviço não pode mais entregar uma velocidade de conexão inferior a 40% do que foi ofertado. Isso é avaliado com base na medição instantânea.

Já a média mensal de velocidade não pode estar abaixo de 80% do que foi ofertado na contratação do plano. 

Portanto, se a velocidade da sua conexão for entregue abaixo do mínimo contratado, abra uma reclamação. Você pode fazer isso direto com a sua operadora. Porém, se isso não for suficiente, faça isso no aplicativo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Gostou deste conteúdo? Confira outras dicas de relacionadas a tecnologia e serviços de internet e telefonia aqui no blog Compara Plano

Tim Controle Celular