O mercado brasileiro de e-commerce não para de crescer, e cada vez mais são ofertados e adquiridos bens no meio digital. Nesse mercado em ascensão, muitos usuários das redes sociais mais comuns, entre elas o Instagram, as usavam para promover seus produtos. Contudo, o cenário mudou de figura com uma mudança recente. Mark Zuckerberg permite, agora, que o usuário tenha loja no Instagram, ou seja, um e-shop a partir da rede social, o que facilitou a vida de muita gente.
Se você quer compreender a importância de ter uma loja em rede social e saber como fazer uma para a sua empresa, acompanhe nosso post até o fim. Nós do Compara Plano vamos te dar todas as dicas sobre o assunto.
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Como criar uma loja no Instagram
Para você criar uma loja no Instagram, é preciso seguir alguns passos. Mas não se preocupe, pois vamos te indicar todos eles, bem detalhadamente.
Requisitos para vender no Instagram
- Possuir um perfil comercial (é possível transformar seu perfil pessoal num perfil de negócios)
- Utilizar a última versão do Instagram
- Administrar uma página do Facebook ou possuir uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook
- Possuir loja na plataforma do Facebook ou catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios (item 3)
- Gerir empresa que venda bens materiais e esteja inserida nos mercados permitidos pela plataforma
- Aceitar políticas comerciais do Instagram
Você precisa, também, vincular a sua loja no Instagram à sua página do Facebook:
- Vá até seu perfil, selecione Editar perfil e escolha a entrada Página nas informações do negócio
- Selecione a página do Face que vai ser vinculada ao perfil, a qual deve condizer com seu negócio
- Configure a conta comercial, atribuindo a ela as informações relevantes, como telefone, endereço, email.
Por fim, você precisa vincular a sua loja no Instagram a um catálogo, oriundo do Facebook. Esse passo é, de fato, o mais complexo, e há três maneiras de ser realizado.
- Criar um catálogo a partir da sua fanpage
Para inciar o seu catálogo direto por uma fanpage, é preciso ter uma loja ativa no Facebook com produtos publicados. - Crie um catálogo a partir do Gerenciador de Negócios do Facebook
Esse recurso oferece um guia bem intuitivo para que você crie um catálogo de produtos facilmente. - Crie um catálogo por meio de parceiros
É possível alimentar seu catálogo a partir de plataformas de e-commerce, tais como Shopify ou NuvemShop.
A partir daqui, é preciso que você faça o cadastro no Instagram, a partir da entrada Empresa e Compras no Instagram. Esse processo leva alguns dias, e você recebe uma mensagem quando ele é finalizado.
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Marcando os produtos
Quando a loja no Instagram está pronta, você pode começar a marcar seus produtos. Um detalhe é que sua loja só estará definitivamente ativa depois de serem marcados 9 produtos. OK?
Você pode produzir, por exemplo, uma imagem com uma modelo. A partir daí, você pode marcar até 5 objetos pra venda na imagem. Por exemplo, uma bolsa, uma camisa, uma saia, um chapéu e uma polaina. Tudo na mesma imagem.
A partir do seu catálogo, você pode selecionar seus produtos diretamente em uma lista ao realizar publicações, tendo pra cada um deles uma etiqueta.
Como fazer sucesso no Instagram
Pra sair à frente da concorrência nesse novo mercado, vamos te dar algumas dicas para fazer suas postagens bombarem:
- Utilize #hashtags
São o meio mais fácil e rápido para seus produtos serem encontrados. - Marque vários produtos em cada imagem
Quanto maior o número de marcações, mais o seu potencial comprador tem estímulo, podendo ter interesse por mais itens em uma compra. - Fotos dignas de Instagram
No Instagram, até prato de comida vira modelo, e melhor do que muitos usuários na rede! Então, pra ser um chamariz de verdade: capriche na foto e na qualidade dela! - Legendas elaboradas
Estimular uma conversão de visualização em venda é uma tarefa para dois personagens: foto e legenda. Não deixe que essa seja de menor importância. Faça uma bem criativa para cada imagem. - Aprenda a usar o Instagram Insights
A própria plataforma disponibiliza uma ferramenta poderosa de análise de dados, a qual te mantém informado sobre desempenho em cada imagem, com estatísticas sobre curtidas, visualizações, comentários. Os dados podem te dizer onde melhorar e o que está dando certo.
Os passos para produzir uma loja no Instagram podem até ser um pouco complicados, mas podem dar vida a um mercado promissor para a sua empresa. Então, não deixe de fora a possibilidade de usar essa ferramenta a seu favor.
Loja no Instagram: uma novidade nem tão nova!
O Instagram, uma empresa do grupo Facebook, é uma das maiores redes sociais do mundo. No Brasil, ela faz sucesso como em poucos lugares. Só pra se ter uma ideia, temos 50 milhões de usuários ativos, o segundo maior mercado do mundo, só perdendo para o estado-unidense.
Tendo em conta a visibilidade proporcionada pela plataforma, muitos de seus usuários optavam por ofertar seus produtos na rede.
Significa dizer que, no meio daquele monte de imagens lindas que aparecem na rede, volta e meia nos deparamos com uma que tem um objeto atraente, o qual se torna objeto de desejo.
Servindo como uma vitrine virtual, muitos empresários passaram a dedicar esforços para anunciar por ali. Como o público é diversificado e a interação entre lojista e consumidor é facilitada, é bastante comum ver uma loja no Instagram tanto de pequenas empresas quanto de grandes marcas.
Contudo, a simples postagem de uma imagem já é ultrapassada. Acontece que, nesse caminho, o usuário precisava alternar a navegação, saltando do Instagram para outras páginas ou abas, a fim de pesquisar informações sobre aquilo que lhe chamasse a atenção.
Percebendo esse comportamento, e que ele poderia ser otimizado, no início de 2017 a gigante lançou o Instagram Shopping, uma espécie de Loja no Instagram, destinada ao público em geral como funcionalidade.
O Instagram Shopping
O Instagram Shopping trata-se de uma ferramenta que permite que vendedores marquem seus produtos em publicações orgânicas, aquelas não-patrocinadas, assim como se marcam pessoas.
Dessa maneira, os clientes que visualizaram os objetos podem ter acesso às especificações da mercadoria pelo próprio aplicativo, de um modo interativo e imersivo. Com isso, o impulsionamento de vendas é alcançado sem que haja necessidade de se criarem anúncios.
Essa propriedade não está disponível para todo mundo, e os brasileiros podem se considerar sortudos, agradecendo a Zuckerberg por nos colocar na seleta lista.
Apenas Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados unidos, França, Itália e Reino Unido têm a funcionalidade.
E vale destacar que, como apenas as publicações orgânicas estão valendo para o Instagram Shopping, não é possível promover postagens com mercadorias.
No próprio feed de notícias do app, é possível ver os detalhes e os custos dos produtos pelos quais o cliente se interessa. Havendo uma motivação a mais para comprar alguma delas, o interessado é redirecionado para o marketplace do lojista. Essa é a parte mais chata.
Isso acontece porque o Instagram (ainda) não funciona como um, ou seja, não é possível processar uma compra por dentro da rede, realizando pagamentos, atribuindo comissões, tal como em um.
Por isso, o cliente precisa ser redirecionado para a loja do anunciante.
Dentre as funcionalidades que estão disponíveis para as empresas vendedoras, destacamos ser possível escolher quais fotos vão ser destacadas, marcar até 5 etiquetas em cada imagem subida para a rede, colocar filtros e legendas, além de visualizar prévias e salvar rascunhos. Bem legal, né?
A importância de se ter uma loja no Instagram
Segundo os dados da empresa, 59% dos usuários brasileiros já realizaram uma compra ou descobriram uma marca pela qual se interessam por meio da rede social Instagram.
Num contraste bem objetivo, e que evidencia a relação usuário particular X comercial, o Brasil tem 50 milhões de usuários ativos, e o mundo, 2 milhões de anunciantes. Isto é, um número bastante inexpressivo em relação à potencialidade do mercado.
Dito isso, o Instagram se dedica a proporcionar a melhor experiência ao usuário, apresentando e desenvolvendo anúncios relevantes, direcionados a cada um de acordo com a sua navegação.
Então, os próprios robozinhos da rede social, os mecanismos de interpretação e manipulação dos dados, podem servir como uma espécie de marketing, apresentando o seu produto a usuários interessados, do quais você nem saberia.
Já imaginou angariar clientes com o esforço da própria rede? Vale a pena!
Um estudo realizado pelo Facebook em 2018 divulgou que 130 milhões de pessoas andavam acessando as publicações de compras todos os meses.
Além disso, a potencialidade é muito maior quando levamos em consideração que o número global de usuários ativos pelo mundo gira em torno de 1 bilhão. É muito cliente em potencial, hein! E o número não para de crescer: algo em torno de 5 milhões por semestre.
A guia Explorar, acessada diariamente por 200 milhões de usuários, é um grande diferencial. Note que, tendo uma loja no Instagram a partir do Instagram Shopping, não é preciso que alguém siga o perfil da sua loja para ver suas publicações.
Descobrir a sua empresa e os seus produtos está a um clique de quem tiver interesse. E, claro, como falamos de uma loja no Instagram, a rede social das imagens lindas, uma boa foto pode servir de ponte entre um usuário transformado em comprador.
Mas embora o Instagram seja uma excelente ferramenta para vendas, o marketplace do Facebook ainda ganha em recursos, por isso vale a pena registrar sua loja nos dois canais. Neste outro artigo explicamos como funciona o marketplace do Facebook.
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