Pular para o conteúdo

Operação limpeza: dicas de ouro para limpar o seu celular

limpar seu celular

Tão importante quanto carregar, fazer backup, atualizar o sistema operacional e evitar quedas e roubos, limpar seu celular também é uma tarefa que deveria ser incorporada à sua rotina. Afinal, especialistas afirmam que o celular pode ter até mais bactérias do que a sola de um sapato! Ou então, mais germes que um banheiro público!

O problema não é limpar seu celular, mas, sim, fazê-lo de forma que não cause danos à tela, a algum botão, ou, até mesmo, à estrutura do aparelho, com a infiltração de algum produto que o danifique.

Para te ajudar nesse desafio, já que, muito provavelmente você deve levá-lo a todos os lugares e até mexer no celular enquanto come, vamos mostrar algumas alternativas para manter o seu aparelho limpinho. Desde medidas simples, mais rápidas, até aquelas que exigem um empenho maior.

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

Como limpar seu celular

As dicas que citaremos nesse post também podem ser aproveitadas para higienizar tablets, notebooks e qualquer outro dispositivo que tenha tela.

É importante que, pelo menos uma vez por semana, você tire um tempinho para limpar seu celular.

Remover marcas dos dedos

Para remover as marcas dos dedos, você pode usar um álcool específico ou um lenço umedecido. Ainda, tenha sempre uma flanela limpa e seca de microfibra à disposição.

Assim sendo, as opções são as seguintes:

  • Pano de microfibra: esse é o primeiro passo para amenizar as manchas. Caso não resolva, você pode optar pela opção a seguir.
  • Lenço umedecido: sim, são aqueles lenços muito usado pelos pais para higienizar as crianças na hora de trocar as fraldas, ou limpar as mãozinhas. Mesmo sendo muito usados com os pequenos, nada impede de você ir até uma farmácia ou supermercado e procurar por eles. Limpe com cuidado e depois, se preferir, pode até passar a flanela para deixar o celular sequinho.
  • Álcool isopropílico: ele pode ser encontrado em qualquer loja de materiais eletrônicos. O álcool isopropílico é formado por cerca de 99,95% de álcool, sendo que, apenas  0,05% da sua fórmula é composta por água. Cuidado para não confundi-lo com o álcool etílico, aquele que muitas vezes temos em caso e usamos para acender churrasqueira. Se utilizá-lo por engano, lamentamos! Poderá prejudicar, e muito, a tela.
    E, assim, após embeber o pano no álcool isopropílico, lembre-se de torcê-lo bem para passar na tela.

Higienização em detalhes

Agora que já falamos quais produtos de limpeza são os mais recomendados, vamos para o passo a passo, a fim de que você possa limpar seu celular sem se preocupar com possíveis danos.

  1. Primeiro, desligue o aparelho;
  2. Depois, umedeça levemente o pano com um produto adequado, como o álcool isopropílico ou outros específicos vendidos para esse fim;
  3. Para que as manchas sumam da tela, faça movimentos circulares;
  4. Os cantinhos podem ser limpos com cotonete, assim que umedecer a ponta do algodão com o produto escolhido;
  5. Utilize um pano seco para retirar o restante das marcas.

Leia mais: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

O que você deve evitar na hora de limpar seu celular

Assim como existem as melhores práticas para limpar seu celular, alguns objetos devem ser evitados. É comum seguirmos algumas propostas e, no decorrer da ação, resolvermos fazer além do que lemos ou ouvimos, ou seja, adaptar o processo ao nosso jeito.

No entanto, corremos o risco de danificar o celular se não tivermos alguns cuidados. Para começar, vale reforçar novamente que, sempre que fizer uma higienização, é necessário, antes de tudo, desligar o aparelho.

E, depois, evite:

  • água: mesmo que o seu aparelho seja à prova d´água. A chance de a água limpá-lo é mínima, não é o suficiente e ainda pode acabar molhando e estragando o gadget.
  • exagerar nos produtos de limpeza: sempre coloque um pouco do álcool isopropílico ou outro produto, até porque, geralmente, uma única borrifada já basta para uma limpar seu celular. A regra é: esfregue mais vezes a tela em vez de aplicar uma maior quantidade do produto, pensando que, com isso, irá limpá-lo melhor.
  • evite panos que soltem fiapos ou ásperos, lãs de aço ou papéis, bem como, esponjas, pois eles podem riscar a tela.
  • etanol hidratado (ou o álcool utilizado para limpeza de sua casa).
  • álcool em gel.
  • detergentes.
  • limpa-vidros.
  • removedores.

Além de resíduos, os produtos citados também podem deixar manchas permanentes na tela do seu celular.

Outras alternativas de limpeza

Além de utilizar os itens que apontamos, como pano de microfibra, álcool isopropílico, lenço umedecido e cotonetes, também é possível utilizar ar comprimido ou luz ultravioleta.

Como limpar seu celular com ar comprimido

Confira as dicas para limpar seu celular com ar comprimido:

  1. Desligue o celular e sempre trabalhe com ele desconectado da tomada. Em seguida, remova a capa e, se não houver rachaduras na tela, também retire o protetor de tela.
  2. Limpe o exterior do telefone, incluindo a tela e o teclado. Segure a lata de ar comprimido a cerca de 10cm de distância do aparelho e comece a soprá-lo sobre o teclado, fazendo movimentos rápidos para frente e para trás. Em seguida, sopre a tela e o lado de trás do celular.
  3. Se for possível, remova a bateria do celular para limpá-lo. No entanto, verifique antes se isso pode invalidar a garantia do aparelho.
  4. Após remover a bateria, limpe o interior do telefone com o ar comprimido. Ao fazer isso, mantenha a lata em movimento durante todo o processo para evitar que o bico dela toque no telefone e haja a formação de umidade.
  5. Encaixe a bateria de volta no lugar e monte o aparelho novamente.
  6. Sopre o interior e o exterior da capa protetora do celular antes de colocá-la novamente no aparelho.

Fonte: site wikiHow

Limpar o telefone com luz ultravioleta

Já para limpar o telefone com um esterilizador germicida de luz UV as etapas são:

  1. Ligue o dispositivo de luz UV na tomada e, em seguida, use-o de acordo com as instruções fornecidas no manual do equipamento.
  2. Conecte o carregador do telefone na tomada, caso seja necessário carregá-lo durante o processo de limpeza. O funcionamento de cada equipamento de luz UV-C pode variar de acordo com o modelo, de modo que é importante sempre seguir as instruções contidas no manual do usuário.
  3. Feche a tampa do esterilizador para a higienização começar. Em seguida, deixe o telefone ali pelo tempo determinado no manual do usuário. O procedimento deve demorar cerca de cinco minutos, e o equipamento deve emitir algum sinal quando a limpeza estiver completa.
  4. Retire o celular do esterilizador quando a limpeza estiver concluída. Após a higienização, ele estará livre de germes e pronto para usar.

Fonte: site wikiHow

Leia mais: Esqueceu a senha? Veja como desbloquear seu celular

Gostou dessas dicas? Confira outras curiosidades sobre tecnologia no blog Compara Plano.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *