Pular para o conteúdo

Esqueceu a senha? Veja como desbloquear seu celular

como desbloquear celular

Você já deve ter feito muitos cadastros por aí. Sejam de e-commerce ou para conta de e-mail, sempre é preciso lembrar de uma senha. Por isso, é comum que uma vez ou outra você não lembre o código e solicite outro. Mas e se isso acontecer com a senha de acesso ao seu smartphone? Como desbloquear o celular?

De tanto tentar lembrar qual é a senha, você pode acabar bloqueando o aparelho. Mas é possível habilitá-lo novamente e você vai saber como agora., Confira dicas tanto para Android, quanto para iPhone.

Leia também: Tecnologia Cloud: quais as vantagens de salvar arquivos na nuvem

Como desbloquear celular Android

Existem vários métodos para recuperar a senha, alguns simples e alguns mais drásticos. Vamos te mostrar um tutorial com todas as alternativas. Veja:

Pelo computador

Para desbloquear um celular Android pelo computador você precisa ter uma conta Google. Caso não tenha, você precisará fazer uma. Depois entre na página “Google encontrar meu dispositivo” e faça seu login. Quando o mapa abrir e mostrar a localização do seu aparelho, clique na opção “Bloquear” no menu do canto esquerdo.

Assim, o Google irá pedir para que você crie uma senha temporária. Depois, quando você tentar desbloquear o celular, basta digitar o novo código que você acabou de inserir no site, e pronto. E o melhor de tudo é que desse modo você não perde nenhuma configuração ou arquivo do smartphone.

Leia também: 4 aplicativos para bloquear chamadas

Usando outro Android

Peça para algum familiar ou amigo te emprestar o celular Android dele. Acesse o aplicativo “Localizar meu dispositivo” e siga os passos do método anterior (faça login, clique em “bloquear o aparelho” e crie uma senha temporária). Após esse passo, você vai conseguir acessar o celular com essa senha e, caso queira, você pode mudar para outra depois.

Como desbloquear celular Android 4.4 ou inferior

Caso o seu aparelho tenha o sistema Android 4.4 ou algum modelo que veio antes desse, o processo é bem mais simples. Basta você tentar digitar sua senha pelo menos cinco vezes. Assim, irá aparecer uma mensagem perguntando se você esqueceu a senha.

Então, basta clicar nessa opção, realizar seu login na conta Google e redefinir a senha. Esse método também garante que você não perca nenhum dado ou configuração.

Resetar o celular pode ser uma saída

Na hipótese de nenhum desses métodos ajudar com o desbloqueio do celular, você terá que pensar na possibilidade de restaurar o aparelho para as configurações de fábrica. Essa atitude, porém, deve ser tomada em último caso, pois apaga todos os seus dados e configurações do smartphone.

Há duas maneiras de resetar o celular: pelo site ou pelo próprio celular.

Pelo site:

Acesse o site do Google encontrar meu celular e entre no seu dispositivo. Depois logue na sua conta Google, então clique em “Considere a limpeza do dispositivo”. Confirme e aperte “apagar”.

Pelo celular:

Cada modelo e marca de Android pode ser um pouco diferente desta que vamos apresentar. Porém, o básico é igual para todos. A opção Recovery Menu aparece quando usamos uma combinação de botões para forçar a restauração do celular.

Primeiro desligue seu celular, depois pressione o botão de abaixar o volume junto com o “power”, por alguns segundos. Em alguns modelos, é necessário segurar o botão de “home” também. Quando o aparelho vibrar e aparecer um menu preto com escritos em azuis, você pode soltar os botões. Para mudar as opções e ir até aquela que precisamos, aperte a tecla de “aumentar o volume” ou “diminuir”.

Desça até a opção de “wipe data/factory reset”, confirme clicando no botão do “power”. Selecione “Yes delete all user data” e aperte “power”. Depois procure por “Wipe cache partition” e “power” novamente. Por fim, clique em “Reboot system now”. Aguarde enquanto o celular restaura as configurações de fábrica.

Como desbloquear celular iPhone

Assim como o Android, para aqueles que usam Apple há duas maneiras de realizar o desbloqueio. Uma pelo computador e outra pelo celular. Porém, infelizmente, nenhuma delas consegue recuperar seus dados e arquivos.

Por isso, é super importante lembrar de realizar backups do seu iPhone constantemente.

Restaurando as configurações pelo computador

Aqui podemos tanto recuperar pelo iTunes – sem precisar de internet – quando pelo iCloud – com a internet. Confira passo a passo para os dois módulos:

iTunes:

Apesar de ser uma opção que não utiliza internet, ela requer que você já tenha sincronizado o iPhone pelo menos uma vez antes. Para isso, conecte o celular ao computador e abra o iTunes. Assim que eles estiverem em sincronia, procure no menu inicial pela opção “restaurar iPhone”. 

Aguarde enquanto o processo é feito. Após isso, você pode restaurar seu último backup salvo no celular. Basta clicar na opção “Restaurar backup” no mesmo menu inicial que você estava antes.

iCloud:

A restauração pelo iCloud é feita remotamente e só é efetivada se o iPhone estiver conectado à internet. 

Acesse o site iCloud e logue com seu Apple ID e senha. No topo da página, irá aparecer uma janela, procure pela opção “Todos os dispositivos” e selecione seu celular. Então clique em “Apagar iPhone”. 

Nessa opção você também pode restaurar os seus últimos backups para o celular, da mesma maneira que no modo anterior – voltando ao menu inicial que estava antes de restaurar.

Restaurando as configurações pelo iPhone

Caso nenhuma dessas opções funcione – é um caso raro, mas pode acontecer – você deve colocar o iPhone no “modo recuperação”. Veja o passo a passo:

  • Para o iPhone 8 e os modelos posteriores a esse, aperte o botão liga/desliga junto do botão de aumentar o volume até aparecer uma tela preta indicando para você conectar o celular ao iTunes.
  • Para iPhone 7 e 7 Plus, aperte o botão liga/desliga ao mesmo tempo que o botão de volume para baixo. 
  • No iPhone 6 e modelos anteriores a esse, aperte o botão liga/desliga junto do botão “home”.  

Conecte o smartphone ao iTunes, espere uma mensagem dizendo que há algo de errado com o celular. Então clique na opção de “restaurar” e aguarde alguns minutos. Principalmente para iPhone, vemos a extrema importância de sempre realizar backups dos dados do seu celular. 

Todos esses procedimentos devem ser realizados corretamente para que não danifiquem nenhum sistema operacional, tanto iOS quanto Android. Caso você não se sinta bem em realizar algumas dessas restaurações, procure a assistência técnica especializada do seu celular.

Leia também: Celular lento: veja dicas de como resolver o problema

Tipos de senha

Para que você nunca esqueça a senha, vamos te dar algumas dicas que podem ajudar a memorizá-la mesmo que ela seja forte e difícil de ser hackeada. Quando for criar sua senha, pense em combinação de letras e números que forme algum sentido para você como frases com datas importantes, por exemplo.

É importante não colocar combinações óbvias como datas de aniversários e seu nome, pois essas são as primeiras tentativas de invasores. 

Para cada modelo de smartphone varia o modo de como desbloquear o celular, confira os tipos de senhas:

  1. Liga os pontos para formar desenhos;
  2. Sequência de quatro números;
  3. Sequência de números e letras;
  4. Impressão digital.

Segundo estudo por pesquisadores de segurança da US Naval Academy, em parceria com a Universidade de Maryland Baltimore Country, a senha de ligar os pontos, disponível apenas no Android, é a mais insegura. 

Isso porque é a mais fácil de ser decorada vendo apenas uma vez o dono do celular reproduzi-la. Os modos considerados mais seguros de senha são os que têm sequência de números com letras e a biometria. 

Qualquer tipo de senha que você escolher deve ser algo fácil de lembrar e que não seja muito simples. Mas, caso você esqueça a combinação, vimos que não é complicado aprender como desbloquear seu celular. Siga o passo a passo que ensinamos e procure uma senha mais fácil de memorizar na próxima.

Se você se interessa por assuntos ligados a tecnologia e telecomunicação, acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades sobre estes assuntos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *