Instagram Reels: veja todos os passos para criar o seu

Fazer vídeos nunca ficou tão fácil e compartilhá-los na internet também. Na verdade, virou uma febre entre crianças, adolescentes e adultos, além de ajudar no engajamento das postagens. E as principais redes sociais estão ligadas nesse movimento. Uma prova disso é o Instagram Reels, uma nova função que possibilita editar vídeos criativos de até 15 segundos com muitos efeitos nessa rede.

O Reels é uma função do aplicativo criada para concorrer com o Tiktok, app mais baixado que os próprios Instagram e Facebook. O sucesso da rede social chinesa evidenciou o poder de conversão dos vídeos e como as pessoas são mais atenção a esse tipo de conteúdo. Isso porque basta um smartphone com configurações razoáveis e uma câmera para gravar e publicar esse tipo de conteúdo – e quem sabe até ficar famoso.

O Instagram Reels, que significa “bobinas” ou “carretéis”, em inglês, é uma espécie de evolução da função Cenas. Era um recurso que estava em testes no Brasil até o fim do ano passado. Porém, desde junho deste ano, a função foi definitivamente substituída pelo Reels.

Você é um exímio produtor de vídeos e não perde as produções dos seus amigos do Insta? Então precisa conhecer a fundo as principais características do Instagram Reels e como se divertir e ganhar mais curtidas com o recurso. Ah, e não esqueça de conferir os planos internet da Claro ou da TIM com Instagram ilimitado!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Instagram Reels: a evolução

Como falamos acima, o Instagram Reels foi uma resposta ao TikTok para o sucesso dos vídeos curtos e criativos nas redes sociais. Os miniclipes são muito utilizados para produzir dublagens (cantar alguma música e sobrepor a voz original do artista) e fazer desafios (challenges) com os seguidores. Para quem é – ou seja ser – um influencer digital, o Reels é uma ótima ferramenta.

O Reels oferece recursos de edição de vídeo muito fáceis e intuitivos de fazer pelo celular. Você consegue gravar uma cena, por exemplo, vestido de um jeito e instantaneamente aparecer vestido de outro. A grande diferença em relação ao Cenas, a última versão do recurso no Instagram, é que agora há mais mais opções para compartilhamento do vídeo.

Normalmente, você pode publicar o conteúdo no seu feed ou Stories. Mas ainda dá para enviar por Direct a amigos ou compartilhar na aba “Explorar”. Nesse caso, sua publicação terá mais visibilidade ainda. Assim como o Cenas, você também pode gravar um vídeo novo pelo próprio app ou subir um do seu arquivo do smartphone.

O vídeo é de no máximo 15 segundos, mas outra função é que possível ficar horas é adicionar músicas e diversos tipos de filtros, dos engraçados aos mais sérios, dos nostálgicos aos mais modernos. São muitas opções para você testar e brincar. Já para fazer dublagens, você pode pode salvar o áudio de outros Reels.

Leia também: Dicas e truques para deixar seu Instagram Stories mais interessante

A diferença para o TikTok

Se você já usa as duas redes sociais, vai perceber que a maneira de gravar e as ferramentas e efeitos de edição de vídeo são bem parecidas. No entanto, a primeira diferença entre um e outro é que o Reels está atrelado ao Instagram, o que pode ser uma vantagem. Isso porque evita de você utilizar outra rede social.

No entanto, o Reels traz algumas limitações em relação ao seu principal concorrente. Uma delas é não permitir, ainda, fazer parcerias pagas, ou seja, monetizar vídeos e ganhar algum dinheiro. No TikTok também é possível postar vídeos de até 60 segundos para todos os usuários da rede social, não apenas aos seus amigos. Para quem tem mais de mil seguidores no TikTok, dá para gravar até cinco minutos.

Leia também: Saiba como baixar vídeos do Instagram em diferentes dispositivos

Como ativar o Reels

Para utilizar o Instagram Reels é preciso certificar-se que você utiliza a versão mais atualizada do app. Para isso, vá até a Google Play Store ou a App Store e faça o update da última versão disponível. Como o Reels ainda é uma novidade, nem sempre a função é habilitada ao mesmo tempo para todos os usuários.

No entanto, o melhor jeito de saber é verificar na loja de apps do seu smartphone e fazer a atualização do programa de forma bem rápida e fácil. Além disso, a atualização também ajuda a corrigir outros erros e a otimizar o uso do app.

Leia também: Saiba como usar a função Melhores Amigos do Instagram

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Como fazer seu primeiro post no Instagram Reels

Em resumo, o Reels é uma espécie de Stories mais aprimorado, mais trabalhado pelo usuários. Ou seja, assim como o Stories, o vídeo vai ficar publicado pelas próximas 24 horas e depois será apagado. Veja abaixo o passo a passo para fazer a sua primeira postagem com a ferramenta:

1 – Abra o Instagram, obviamente;

2 – Siga até a tela do Stories;

3 – Com isso, a câmera do smarphone ficará aberta para iniciar um Stories convencional;

4 – Na parte de baixo da tela você vai encontrar opções como “Story”, “Ao vivo” e à direita o “Reels”;

5 – Aí basta deslizar para a direita e abrirá a aba do Reels com todas as funções disponíveis.

Você vai perceber que o seu vídeo, após postado, não aparecerá na tela principal do feed. O conteúdo é armazenado em uma aba específica do app, assim como o IGTV, que compartilha vídeos longos.

Leia também: Modo noturno do Instagram: saiba tudo sobre a novidade

Alguns recursos do Reels

Confira algumas das ferramentas de edição disponíveis no Reels e que fazem sucesso entre os usuários. Há basicamente quatro recursos: áudio, velocidade, efeitos e temporizador.

  • Áudio: aqui é possível inserir alguma música no vídeo. O som pode estar na biblioteca do seu celular ou você pode buscar um áudio de outro usuário do Instagram. É possível também criar um som original. Faça os cortes que achar necessário.
  • Velocidade: essa função serve para definir o tempo do vídeo. Você pode acelerar o vídeo ou fazer um slow motion, a famosa câmera lenta. Como o limite é de 15 segundos, às vezes os usuários aceleram as cenas para informar tudo o que precisam.
  • Efeitos: são muito similares aos já existentes no Stories. É possível utilizar vários efeitos juntos ou separados em um mesmo vídeo. São várias possibilidades para deixar seu vídeo atraente.
  • Temporizador: tem o mesmo funcionamento de uma câmera convencional. Você aciona o temporizador para ativar a gravação do vídeo em um certo período de tempo. Muitas vezes isso é necessário para arrumar uma cena ou para você correr e aparecer no vídeo também. É um recurso alternativo ao enquadramento estilo selfie.

Instagram Reels: aprendeu como usar?

Agora que você já conhece os principais recursos do Instagram Reels, que tal conferir as maneiras de usar o Instagram no PC sem mistério?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat