Pular para o conteúdo

HTTP 3 promete deixar a internet mais rápida e segura

  • por
site com HTTP 3

Sabe aquele momento de carregar as páginas da internet que todo o usuário gosta de fazer com velocidade e segurança? Essa ação é possível graças a protocolos de transmissões de dados utilizados pelo HTTP, que foi desenvolvido para facilitar o hipertexto. Agora, essa base de comunicação ganha uma nova versão: HTTP 3.

O que é HTTP 3

A versão HTTP 3 chega de uma evolução do HTTP 2 e do protocolo Quick UDP Internet Connections (QUIC), que combina os recursos TCP e UDP.

Com isso, o tempo de conexão de uma página entre a URL e o servidor que armazena os dados de um site irá diminuir bastante.

Ainda, vai melhorar o controle de congestionamento das páginas. Portanto, o HTTP 3 é a terceira versão do Hypertext Transfer Protocol (HTTP), a base da comunicação de dados para a World Wide Web (www).

Como funciona o HTTP 3

Para saber como funciona, precisamos entender os dois tipos de protocolos combinados com o QUIC na transmissão de dados:

Transmission Control Protocol (TCP)

O TCP, usado na primeira versão do HTTP, possui um sistema de controle de erros mais eficiente e por isso é escolhido quando há necessidade de uma comunicação mais confiável. Utiliza-se principalmente em aplicações de rede, e-mails e transferência de arquivos. Assim, as informações enviadas precisam voltar do destino para garantir a checagem –  handshakes -, e serem verificadas para detecção de possíveis erros.

A ação é ótima para a segurança, porém, tanta checagem e idas e vindas têm um custo alto: a sobrecarga. Com isso, o protocolo TCP peca em velocidade.

User Datagram Protocol (UDP)

O UDP, utilizado em conjunto com o TCP no HTTP 2, é bem mais rápido, já que dispara o pacote de dados e “confia” que está correto tudo o que oferece. Conforme seu nome sugere, se trata de um protocolo baseado em datagrama. Isso significa que, diferente o TCP, não há handshakes e garantias de pedidos ou entregas.

Apesar de ser ótimo em velocidade, está sujeito a problemas de transmissão, e não garante a integridade de dados. Assim, pode-se dizer o UDP peca em segurança.

Leia também: Internet para casa: veja qual o melhor pacote

A combinação inteligente entre eles

O HTTP 3 funciona com o protocolo QUIC, uma combinação inteligente entre TCP e UDP. De acordo com a definição no http.net, “embora o UDP não seja um transporte confiável, o QUIC adiciona uma camada sobre o UDP que introduz confiabilidade. Oferece retransmissões de pacotes, controle de congestionamento, ritmo e outros recursos presentes no TCP. Os dados enviados através do QUIC de um ponto de extremidade aparecerão no outro extremo mais cedo ou mais tarde, desde que a conexão seja mantida”.

Assim, o QUIC oferece configurações que não necessitam de viagens de ida e volta extras ao configurar uma nova conexão. O resultado maior velocidade, consequentemente melhor desempenho dos aplicativos.

HTTP 3 promete deixar internet mais rápida e segura

Com a simplicidade do UDP combinada a uma série de melhorias na segurança, o protocolo QUIC faz com que a troca de dados na internet se torne mais rápida e segura.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Google, a troca de dados entre servidor e navegador demorava entorno de 200 a 300 milissegundos usando o TCP. O tempo é decorrente justamente da sequência de confirmações de segurança necessária no protocolo.

Agora, no HTTP 3, com o protocolo QUIC, a mesma ação de troca de dados pode acontecer entre 0 a 100 milissegundos. Uma redução enorme de tempo de conexão com mais controle de congestionamento, consequentemente mais velocidade e mais segurança.

Cloudflare, Google e Mozilla adotam HTTP 3

O protocolo QUIC, ou HTTP 3, já é utilizado em diversas regiões do mundo. Isso porque o Google começou a testá-lo em 2015 e entre Google Chrome, YouTube, Gmail, pesquisas e outros serviços, a empresa foi capaz de implementar QUIC em uma boa parte da Internet.

A adesão pelo Facebook começou pouco depois, já em 2017. Mas, desde então, segundo informações do Kinsta, outros players se juntaram aos esforços de padronização, como Akamai e Mozilla.

A lista de empresas interessadas no suporte HTTP 3 só aumenta. Nomes como Opera, Apple, Mozilla, NetApp e LiteSpeed Tech já tem suporte do protocolo.

A Cloudflare também anunciou que está rodando atualmente o QUIC na versão beta para todos os domínios que fazem uso de seus serviços. A empresa é composta por mais de 20 milhões de sites com uma audiência diária de mais de 1 bilhão de IPs. Ainda, é uma das maiores plataformas de distribuição de conteúdo na internet.

Curiosidade sobre o HTTP

O HTTP (Hypertext Transfer Protocol), a base da comunicação de dados para a World Wide Web, é um protocolo de aplicativo para sistemas de informações hipermídia.
Ele foi desenvolvido por Tim Berners-Lee e sua equipe entre 1989-1991. De lá para cá, passou por muitas mudanças, mas mantém uma das suas características iniciais, a flexibilidade.
Assim, foi possível chegar ao ambiente online que conhecemos atualmente: com um espaço infinito da internet, com a possibilidade de carregar as mais variadas informações em imagens e vídeos.
Acompanhe o blog Compara Plano e fique por dentro das principais novidades do mundo da tecnologia e da telecomunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *