Home office: a qualidade da internet é fundamental

Março de 2020. Essa pode ter sido a última vez que você definitivamente trabalhou presencialmente na sua empresa ou escritório. Desde então, a rotina profissional de milhares de pessoas em todo o mundo passou a ser o home office. Por conta da pandemia do novo coronavírus e as restrições sanitárias, trabalhar em casa parece que veio para ficar e, para isso, uma boa internet virou o principal insumo.

Passados cinco meses da presença do Covid-19, pode-se perceber que houve uma mudança brusca nas relações de trabalho. Impedidas de manter aglomerações de pessoas, empresas passaram a priorizar a modalidade home office para os funcionários. Inclusive, já há processos seletivos de contratação para vagas estritamente nessa

No entanto, quando nossa casa vira o escritório, é preciso ficar atento a alguns fatores para não afetar a produtividade. Nesse caso, um dos principais deles é a internet. No início da pandemia, houve até um pico de utilização da rede que sobrecarregou os servidores das operadoras. Agora, a utilização está estabilizada.

Em outras palavras, para quem trabalha em casa, é fundamental um plano de internet estável e de qualidade, tanto residencial como para celular. E o primeiro passo para isso é fazer uma boa pesquisa. No Compara Plano você tem tudo o que precisa para escolher o melhor plano dentro das suas necessidades. Por lá, vai ver, por exemplo, excelentes opções da Claro e da TIM.

Está em busca de internet de qualidade para o seu home office? Confira nesse post.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como a qualidade da internet influencia no seu home office

Não é porque você está em regime home office que o nível de exigência será menor por parte das empresas. Pelo contrário, a sensação é que a quantidade de trabalho aumentou e isso exige uma rotina disciplinada e uma boa estrutura na sua casa. Nesse caso, a internet é talvez um dos principais insumos para não travar o seu trabalho de forma remota.

Quando falamos de qualidade de internet estamos mencionando pelo menos dois pontos de atenção: a velocidade da navegação e a estabilidade da rede. Uma web lenta vai atrasar a execução das demandas de deixar você muito irritado, com certeza. Enquanto que a instabilidade na rede pode interromper o fluxo de trabalho e quebrar o seu ritmo. É dor de cabeça na certa.

Em outras palavras, uma internet de má qualidade afeta diretamente a produtividade do seu home office. Você vai entregar menos resultados e isso o deixará mais frustrado.

Leia também: Qual a melhor internet fixa e como contratar o pacote ideal?

Acerte na escolha do melhor plano para home office

Há alguns detalhes a serem pensados na hora de escolher a melhor opção de plano para o home office. Veja o passo a passo que pode ajudar:

1 – Pesquise bastante e defina o plano ideal

Há uma infinidade de opções de planos de internet fixa e móvel disponíveis no mercado. Se o seu home office necessita das duas, por exemplo, então um bom caminho é escolher um combo, com internet fixa, móvel, TV e telefone fixo, pois já atenderá também a sua casa. Geralmente, a contratação desse conjunto de serviços sai mais em conta.

A sua pesquisa também deve ser pautada no seu perfil de uso da internet. Você vai ficar 24h conectado no home office e utilizando softwares e apps pesados? Então vale investir um pouco mais em planos mais robustos.

2 – Fique atento na conexão, cobertura e velocidade

Ao escolher uma operadora, verifique se a cobertura de sinal é de internet é completa na sua região. E melhor: priorize a fibra ótica, que é mais estável que o tradicional cabo de banda larga. Quanto à velocidade, a proporção em relação à produtividade do seu trabalho em home office é direta: quanto maior uma, maior a outra.

3 – Procure pelas promoções

A guerra comercial entre as operadoras é benéfica para o consumidor. Nesse caso, você! Por isso, vá atrás das promoções e procure planos com pacote de dados e maior velocidade de internet por um preço mais em conta em relação à concorrência. Se você não está satisfeito com o plano atual, mude! A portabilidade está cada vez mais facilitada.

Por fim, use e abuse do Compara Plano!

Leia também: Conheça o melhor plano de internet residencial em 2020

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Dicas para melhorar a internet no seu home office

Além de um bom plano de internet, há alguns macetes e dicas que podem melhorar consideravelmente o sinal da sua web para o home office sem estresse. Isso sem depender de intervenção da sua operadora ou uma mudança de plano.

Para você ter uma ideia, você sabia que o aparelho de micro-ondas ligado pode interferir na qualidade da sua internet?  Confira abaixo:

1 – Fique atento na posição do seu roteador

Para obter um melhor resultado do wifi dentro da sua casa, a regra básica é escolher um cômodo central para instalar o roteador. Qualquer barreira (como paredes, móveis etc) entre o aparelho e o dispositivo (celular, tablet, notebook etc) vai afetar no sinal.

Em resumo, posicione o roteador em um local alto e em um cômodo central da casa, ou onde você utiliza mais a internet. Peça ajuda do instalador da operadora!

2 – Monitore os ladrões de sinal

É comum em condomínios, por exemplo, que moradores deixem o sinal da internet sem fio aberta e outros vizinhos o utilizem. Nesse caso, pior para esse morador, que terá a velocidade da sua internet em casa bastante afetada. Por isso, sempre monitore seu wifi e faça um bloqueio de conexão com login e senha.

Capriche na definição desses acessos, ou melhor, dificulte a vida do “ladrão”.

Leia também: Qual a internet mais barata para a sua residência

3 – Invista em um repetidor de sinal

Os repetidores de sinal de internet sem fio são uma boa opção para ampliar o alcance da sua rede em casa. Uma dica é instalar o roteador no escritório onde você faz o home office e posicionar um repedidor na cozinha ou na sala, por exemplo. Assim, terá sinal de qualidade em qualquer posição da casa.

São aparelhos simples e com custo bem acessível. Basta conectá-los em uma tomada e fazer a configuração rápida.

Leia também: Repetidor wi-fi: veja aqui qual o melhor modelo

4 – Acesse somente os aplicativos necessários no home-office

Para quem faz home office, é bem provável que terá que compartilhar o sinal com o filho que faz aulas remotas no tablet, com a esposa que trabalha pelo celular, ou com a sogra que… enfim. Quanto mais dispositivos ligados, maior será a perda de sinal e velocidade da sua internet.

Isso porque cada dispositivo utiliza seus próprios aplicativos que consomem a sua internet. Portanto, controle bastante o número de dispositivos e os aplicativos ativos.

5 – Utilize os medidores de velocidade

Uma dica bem importante é você conferir como está a velocidade da sua internet residencial. É um procedimento bem fácil feito por meio de sites e aplicativos específicos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também tem um oficial, o Brasil Banda Larga.

Mas qual o objetivo disso tudo? Verificar se a internet que você contratou está sendo entregue de forma correta por sua operadora.

Leia também: Como faço para medir minha internet em relação à velocidade?

Home-office: priorize a qualidade da sua internet

Agora que você já sabe como uma boa internet é importante para quem faz home office, que tal conferir quais os melhores telefones sem fio de 2020?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *