Pular para o conteúdo

Repetidor Wi-Fi: veja aqui qual é o melhor modelo

repetidor wi-fi

O Wi-fi se tornou uma necessidade básica para quem usa smartphone ou notebooks em casa ou no trabalho. Ficamos tão acostumados com a conexão, que quando estamos em algum lugar e o Wi-fi não pega direito, ficamos incomodados. Entretanto, o cenário fica ainda pior quando temos esse problema dentro da própria casa, ou local de trabalho. Se o problema é que o sinal não tem alcance, em outras palavras, ele não chega até o ponto que deveria, um repetidor wi-fi pode se tornar a solução, pois ele é responsável por ampliar o sinal Wi-fi ajudando a melhorar a conexão em áreas com menor sinal. 

O repetidor Wi-fi é um aparelho pequeno e só precisa de uma tomada disponível. Ele é recomendado para lugares muito amplos. Por exemplo, locais com muitas paredes, que podem bloquear o sinal, que são chamados de pontos cegos. O custo-benefício desse aparelho é muito bom, pois ele é acessível e vai aumentar a conectividade da sua casa ou trabalho.

Conheça os principais modelos e suas características e identifique aquele que melhor vai te atender. Mas saiba que uma outra alternativa para o seu problema pode ser o Wi-Fi plus 360 da Claro NET, neste outro artigo explicamos como funciona este serviço.

Rede Wi-fi

Antes de mais nada, é interessante que você entenda como a conexão Wi-fi funciona. A performance de uma rede Wi-Fi depende da frequência em que o roteador está funcionando. A frequência mais comum e mais antiga é 2,4 GHz (gigahertz, onde o hertz é a unidade de medida de frequência). Também é possível encontrar modems Dual Band, ou seja, funcionam entre duas frequências, a 2,4 GHz e 5 GHz. A frequência 5GHz é uma frequência mais nova e consequentemente oferece uma performance de conexão bem melhor que a 2,4GHz.

Quem tem um roteador Dual Band, deve preferir um repetidor Wi-fi de 5 GHz para um desempenho melhor. Como é uma frequência nova e menos usada, acaba oferecendo velocidade maior para os aparelhos conectados a esta frequência.

Leia também: Tutorial para colocar Wi-Fi no carro

Como escolher o melhor repetidor Wi-fi

Para escolher o seu repetidor Wi-fi é preciso saber qual roteador você tem em casa para encontrar o modelo mais adequado para o seu caso. Antes de mais nada identifique se seu roteador Wi-fi é Dual Band. Se você identificar que ele não tem duas frequências, lembre de conferir  no modelo do repetidor se ele oferece apenas sinal em uma frequência, a 2,4GHz.

Se você precisa de uma internet mais rápida, os repetidores Dual Band ou Access Point chegam em velocidades bem altas. No entanto se você não precisa de rapidez de conexão, repetidores Wi-fi comuns com velocidade até 300Mbps vão te atender.

Se sua casa é muito grande e seu roteador não tem um bom alcance, opte por um modelo mais robusto. Desta forma você vai conseguir sinal em todos os cantos.

Para escolher o melhor repetidor Wi-fi é importante estar atento à velocidade máxima do aparelho. Isso porque você precisa saber se precisa de sinal fraco e conexão rápida, ou sinal melhor e conexão mais lenta.

6 modelos de repetidor 

Multilaser RE054

Fácil de instalar, rápido e compacto com velocidade de conexão de até 450Mbps. É um repetidor Wi-fi Dual Band e tem uma porta RJ45 para conectar cabo de rede. Possui um indicativo luminoso que mostra a força de sinal no local onde foi posicionado. Usa protocolos de segurança WEP (64 e 128-bits), WPA e WPA2.

D-Link DAP-1620

O D-link DAP é um Access Point, ou seja, é quatro vezes mais rápido que um repetidor comum. No entanto, custa mais caro o que acaba sendo uma desvantagem. Esse modelo traz estabilidade de conexão evitando perdas de sinal. Atende as frequências 2,4GHz e 5GHz, vem com duas antenas externas que aumentam o alcance de sinal. É considerado um o poderoso repetidor Wi-fi e atinge uma velocidade de até 1200Mbps. Permite o uso tanto como repetidor, quanto como Access Point que diminui as perdas de sinal que acabam ocorrendo. 

TP-Link RE305

Repetidor Wi-fi de duas frequências 2.4GHz (300mbps) e 5GHz (867Mbps) e oferece sinal estável. Consegue eliminar os pontos cegos expandindo o sinal Wi-fi com qualidade. É concorrente direto do modelo D-Link DAP-1620 citando anteriormente, e entrega as mesmas velocidades. Também possui duas antenas externas e seu diferencial é a porta RJ45 Fast Ethernet, transfere dados em taxas de até 100 Mb/s, contra a taxa de transmissão de 10 Mbit/s da Ethernet original.

No quesito segurança, é semelhante ao Multilaser RE054, pois trabalha como os protocolos WEP (64/128-bit) e WPA/WPA2. 

Maxlink 300

Fabricado pela Maxprint, é um repetidor Wi-fi mais simples, com preço bem acessível e pode chegar até 100 metros internamente e 300 metros se usado em ambientes externos. O aparelho é compacto e de fácil instalação, recomendado para escritórios pequenos ou para apartamentos. Com duas antenas internas, ele só funciona na frequência 2,4GHz e chega em até 300Mbps de velocidade.

É o modelo ideal para quem precisa redistribuir o sinal, não precisa de muita velocidade e tem espaço pequeno.

TP-Link RE200

O TP-Link RE200 também é Dual Band, o que significa que opera nas duas frequências 2,4GHz e 5GHz, e é capaz de chegar em 750Mbps de velocidade. Com isso, este modelo de repetidor Wi-fi é reconhecido pela rapidez na transferência de dados. Tem porta RJ45 para conexão de cabo de internet e mostra o sinal do Wi-fi através de um indicador luminoso. Sua instalação e configuração são muito fáceis e você não tem com o que se preocupar, basta encontrar o melhor lugar para plugá-lo na tomada.

D-Link DAP-1520

Versão anterior ao modelo de repetidor Wi-fi DAP-1620, também é Dual Band e funciona nas frequências de 2,4 e 5 GHz que ao serem combinadas podem chegar em 750Mbps de transferência, com limite de 300 e 433 Mbps, respectivamente para cada frequência.

Este repetidor tem duas antenas internas e possui indicativos luminosos de status e conexão WPS (a função que permite o aparelho se conectar automaticamente ao Wi-fi apertando um botão). Para configurá-lo você precisa de um aplicativo no seu celular. Este modelo trabalha com os protocolos de segurança WEP, WPS, WPS (PBC) e WPA/WPA2 e tem 12 meses de garantia oferecidos pela fabricante.

Como instalar um repetidor Wi-fi

Todos os modelos são fáceis de instalar e possuem um manual explicativo que vai auxiliar a ativá-lo. Para alguns modelos você vai  precisar baixar um aplicativo específico no seu celular para configurações. Outros modelos você só precisa apertar o botão WPS para conexão automática no seu Wi-fi. Sendo assim, o sinal passará a ser repetido dentro da sua casa ou escritório de um jeito prático.

O mais comum é ligar o repetidor na tomada na metade da distância entre o roteador principal e o local com menos entrega de sinal, configurá-lo como manda o manual e pronto. Você terá um segundo roteador em casa o qual vai usar a infraestrutura de rede do roteador padrão, já instalado.

Agora que você já sabe quais os modelos e suas características, ficou fácil escolher o repetidor Wi-fi que mais se adapta à sua necessidade. Fique por dentro de novidades sobre e outros assuntos no Blog do Compara Planos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *