Pular para o conteúdo

Como formatar um pen drive no Windows e com outras ferramentas

  • por
formatar pen drive

Se você tem um pen drive, provavelmente já deve ter notado que mesmo quando a unidade está sem nenhum arquivo salvo, existem pastas com documentos estranhos ou arquivos fantasmas. Esses arquivos ocupam espaço do pen drive e podem inclusive, gerar erros na unidade. Por isso, ao invés de tentar excluir manualmente, o melhor caminho para liberar completamente o espaço é formatar pen drive.

De modo geral, a formatação é um processo bem simples e rápido. Basta inserir o pen na entrada USB do seu computador ou notebook. Ao inseri-lo o sistema deverá reconhecer o dispositivo móvel e abrir um lista de reprodução automática, ou ainda uma pasta com arquivos. A partir daí, basta localizar a unidade em Gerenciamento de Arquivos do Computador, ou então em Meu Computador.

Com o botão direito sobre a unidade reconhecida, basta selecionar a opção Formatar. O sistema apresenta uma caixa com algumas opções e ao fim o dispositivo é formatado. Mas apesar da simplicidade, é preciso ter cuidado para não perder os dados ou danificar o dispositivo ao formatar um pen drive.

A seguir explicamos como configurar a formação pelo computador. Também indicamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas quando o Windows ou o macOS não reconhecem o pen drive, ou é necessário realizar outros processos. Confira!

Como formatar pen drive pelo Windows ou macOS?

A formatação em ambos os sistemas é bastante semelhante. Ao abrir a opção de Formatar o pen drive selecionado em Meu Computador ou nos Aplicativos do macOS, será apresentado uma tela com as opções de configuração.

Cada item representa uma das configurações que serão definidas após a formatação do pen drive, e por isso é importante entender bem quais as opções ideais para o dispositivo.

Sistema de arquivos

São apresentadas até quatro opções para formatação: NTFS, FAT, FAT32 e exFAT. Em alguns sistemas as opções FAT e FAT32 estarão indisponíveis, quando o pen drive tiver mais de 32 GB. Nesse caso, é necessário utilizar uma ferramenta específica para formatação, tal como será indicado mais à frente no artigo. 

Quando estão disponíveis, o FAT e FAT32 são bastante recomendadas para a formatação de pen drives, por ser um dos formatos mais antigos e aceitos por outros dispositivos. 

O formato exFAT é o ideal para pen drives, não tem limitações com o tamanho dos arquivos a serem armazenados e é aceito em diversos dispositivos e sistemas operacionais. Já o NTFS possui algumas limitações de compatibilidade e não é tão interessante para a formatação de pen drives.

Leia também: Internet para casa: veja qual o melhor pacote

Tamanho da unidade da alocação

De modo prático, quanto maior a capacidade e necessidade de armazenamento do pen drive, maior deverá ser o tamanho da unidade de alocação. A definição incorreta dessa configuração poderá deixar o pen drive lento.

Rótulo do volume

É o nome dado ao dispositivo. Dependendo das configurações escolhidas anteriormente, há mais ou menos caracteres disponíveis para nomeação do pen drive, bem como o uso de caracteres especiais.

Vale destacar que ao formatar o pen drive é possível optar por restaurar os padrões originais do dispositivo, ao invés de escolher as configurações separadamente.

Leia também: 5 melhores aplicativos para limpar o celular

Cinco programas para formatar pen drive

Quando o pen drive não é reconhecido pelo Windows ou macOS, ou quando há problemas na formatação interna do dispositivo móvel, é possível utilizar uma série de ferramentas mais avançadas para limpar e restaurar o pen drive. A seguir, selecionamos 5 programas gratuitos que realizam essas tarefas: 

1. Rufus

O Rufus é um programa que permite realizar uma formatação rápida e ágil de pen drives, ou ainda uma formatação profunda que pode levar mais tempo. Mas a principal vantagem do programa é possibilidade de criar um disco de boot para armazenar sistemas operacionais para casos de emergência.

A interface é simples e lembra o próprio sistema de formatação do Windows. A diferença é que o Rufus também faz a análise de informações e blocos defeituosos dos dispositivos. 

2. CCleaner

O CCleaner é uma ferramenta bastante utilizada para limpeza de computadores, mas que também possui recursos para formatar pen drive. Assim como nos computadores, o CCleaner permite eliminar arquivos desnecessários, sem ter que apagar todos os documentos do dispositivo.

O sistema organiza e categoriza todos os arquivos do pen drive, permitindo visualizar o que está ocupando o espaço da unidade. O CCleaner também realiza uma limpeza profunda do espaço livre, eliminando falhas e fazendo a formatação completa do pen drive.

3. Authorsoft USB Disk Storage Format

Programa específico para formatação de pen drives e outras unidades USB, como cartões de memória SD, Memory Stick Duo e CF. O Authorsoft identifica erros, rastros de malwares e arquivos-fantasmas, fazendo uma limpeza profunda dos dispositivos. Além disso, o programa também faz a alteração do sistema de arquivos (NTFS, FAT, FAT32 e EXFAT).

Apesar de ser totalmente em inglês, a interface da ferramenta é simples e prática. Na tela inicial é possível definir quais processos devem ser realizados no pen drive como busca de erros e limpeza de malwares.

4. IM-Magic Partition Resizer Free

O IM-Magic Partition Resizer é um programa que permite formatar pen drives, além de fazer todo o gerenciamento do espaço de armazenamento do sistema operacional do computador. Por meio dele é possível limpar completamente as pastas do dispositivo, além de localizar erros e falhas nos arquivos. Outra função importante é a desfragmentação avançada do disco.

5. FAT32 Format


Ferramenta ideal para formatação de pen drives com mais de 32 GB, ou ainda HDs externos que utilizam o sistema FAT32 para gerenciamento, no caso dos dispositivos e computadores mais antigos que não suportam a formatação com mais de 32 GB. 

O sistema é bem simples, e assim como os demais faz a limpeza integral dos arquivos nas unidades USBs. 

Como recuperar arquivos excluídos acidentalmente ao formatar pen drive?

Caso você tenha formatado o seu pen drive e tenha perdido algum arquivo importante, saiba que é possível recuperá-lo. Para isso é possível utilizar a ferramenta PhotoRec que permite recuperar vídeos, fotos e outros tipos de arquivos de dispositivos móveis e disco rígidos. O sistema é gratuito e funciona juntamente com o programa de recuperação TestDisk. 

Para utilizar o PhotoRec é necessário fazer o download no computador. O layout não é muito amigável, e todas as ações são realizadas pelo teclado, mas seguindo os passos a seguir é possível realizar o processo corretamente.

Passo a passo de como utilizar o PhotoRec:

Ao abrir a ferramenta serão exibidas todas as unidades de disco rígido e móveis em uma tela preta, com vários códigos. É preciso localizar o pen drive na lista de mídias exibidas, que pode estar tanto com o nome da unidade ou então, como USB DISK.

Em seguida, o programa identifica automaticamente qual o formato de arquivos do pen drive. Assim, basta dar o Enter e continuar o processo. Depois são apresentadas duas opções para o sistema buscar os dados perdidos do pen drive. No caso da unidade formatada, é preciso selecionar a opção Free (espaço livre).

Por fim, basta escolher a pasta onde os arquivos recuperados devem ser salvos.

Aqui é importante destacar que não é recomendável utilizar o mesmo pen drive, principalmente se ele tiver sido formatado por estar com arquivos corrompidos.

O Photorec cria uma pasta padrão no computador, na unidade C, nomeada de TestDisk, que pode ser localizada com facilidade.

Assim, após seguir todos os passos indicados anteriormente, basta apertar a letra “C” do teclado com o programa aberto, para dar início a recuperação dos arquivos perdidos do pen drive. Ao final do processo é apresentada a mensagem “Recovery completed” e os documentos podem ser abertos. Vale destacar que os nomes dos arquivos não são recuperados no processo.

Gostou do artigo? Então acompanhe nossas publicações para conhecer outras ferramentas para computador, pen drives e celulares. Saiba também as principais notícias sobre tecnologia e inovação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *