Pular para o conteúdo

Como enviar SMS pelo computador? Entenda aqui!

  • por
como enviar sms

Ferramentas que facilitam a vida do usuário estão cada vez mais sendo disponibilizadas pelas grandes desenvolvedoras. Por isso, uma funcionalidade como enviar SMS pelo computador tornou-se uma possibilidade. Para isso, é preciso que você sincronize seu celular com a máquina e o mantenha numa conexão ativa à rede de telefonia da sua operadora.

Atualmente há duas opções oficiais, sendo uma da Microsoft e outra do Google. O primeiro funciona como um “tipo” de Verificação em duas Etapas, no qual você insere o número do seu telefone e recebe um link via SMS diretamente nele. Depois, faz o pareamento dentro do app e começa a usar o Mensagens dentro da sua máquina. Esta solução funciona tanto para Android quanto para iOS.

O funcionamento da segunda, do Google, é parecido com o do WhatsApp Web, sendo que é necessário parear os dois dispositivos via QR Code que aparece na tela do computador. Assim, basta apontar a câmera do seu celular para ele dentro do aplicativo de mensagens. E, vale dizer, esta só está disponível para aparelhos Android.

O recurso é bastante útil para quem faz muito uso de SMS mas prefere a facilidade do teclado físico enquanto cumpre suas tarefas. A integração entre os dois positivos promove comodidade e conforto. E o melhor de tudo é que ela é muito simples de ser usada.

Se você quer saber como mandar SMS pelo computador, então veio ao lugar certo. Pois vamos explicar o procedimento num passo a passo bem simples.

Leia também: Veja como descobrir a senha do wifi pelo celular e pelo PC

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

A disponibilidade das ferramentas

Infelizmente a ferramenta do Google para enviar SMS pelo computador só está disponível para o sistema operacional Android. Isso, pois somente no aplicativo de mensagens desse sistema operacional é que está disposta a opção para sincronização com uma máquina, a leitura do QR Code.

Os aparelhos com iOS, porém, contam com a alternativa do Windows (que também funciona para Android). Além disso, como recurso nativo os usuários da marca podem sincronizar seu iPhone com Mac, iPod Touch, Apple Watch ou iPad e realizar o manejo das mensagens SMS.

Como enviar SMS pelo Windows

Desde 2018 o Windows conta como uma ferramenta dedicada a quem deseja uma facilidade como enviar SMS pelo computador. Essa é capaz de sincronizar, além de SMS, fotos do aparelho com o PC.

Aplicação se chama Seu Telefone, só está disponível para quem tenha recebido pelo menos atualização October 2018 Update e funciona tanto com dispositivos Android quanto com dispositivos iOS. Para usá-la, o procedimento é descrito abaixo.

Procedimento Windows

  1. Procure pelo aplicativo Seu Telefone na sua máquina e abra-o;
  2. Depois, clique no botão Vincular Telefone;
  3. Digite o número do seu telefone com DDD e clique em Enviar;
  4. Na sequência, você receberá um link via SMS para encontrar o aplicativo Complemento para Seu Telefone. Clicando nele, você será redirecionado para a página de download;
  5. Então, instale o aplicativo no seu smartphone;
  6. Na tela do app, insira os dados credenciais para acessar a sua conta da Microsoft;
  7. O aplicativo solicitará as permissões necessárias para atuar em seu telefone, logo é preciso que você as conceda clicando em Permitir;
  8. Voltando aplicativo no computador, haverá um menu à esquerda, numa barra lateral. Nela, clique no Ícone de Mensagens;
  9. Depois, clique no botão Ver SMS;
  10. Suas mensagens serão exibidas na interface da aplicação e você poderá responder aquela que desejar. Além disso, você poderá escrever novas mensagens, buscar para o contatos e agir tal como se estivesse no celular.

Pronto, sua máquina e seu celular estarão sincronizados a partir de agora.

Como enviar SMS pela ferramenta do Google

Duas concorrentes do tamanho de Google e Microsoft se enfrentam taco a taco pelo concorrido (e lucrativo) mercado de tecnologia, e não poderia ser diferente. Por isso, à data do lançamento de uma ferramenta, a outra também vinha sendo lançada, em fins de 2018. Logo, em termos de prazo, não é muito possível saber quem a idealizou.

A solução do Google só está disponível para aparelhos Android, mas depende de alguns fatores específicos para funcionar.

Primeiro, o aplicativo-padrão Mensagens do Android deve estar instalado no smartphone. Aqui o que acontece é que muitas fabricantes não contam com essa aplicação, mas com alternativas próprias. Ou seja, nem todo Android poderá fazê-lo de largada, porém é possível buscá-lo e instalá-lo manualmente.

Além disso, é preciso ter pelo menos o sistema operacional Android 5.0 Lollipop ou uma versão superior.

E, como última burocracia, nem todos os navegadores podem ser utilizados. Como o serviço tem um funcionamento bastante parecido com o do WhatsApp Web, ele depende de uma leitura QR code para ser ativado, sendo que até o momento somente Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari e Microsoft Edge o podem fazer. Internet Explorer e Opera não estão abrangidos.

Feitas todas as considerações iniciais, se você deseja usá-la, basta seguir o manual abaixo.

Procedimento Google

  1. Acesse o Serviço de Mensagens Online do Google;
  2. Depois, abra o app Mensagens do Google em seu celular Android. Se o seu aparelho só tiver o aplicativo de SMS nativo, instale-o e abra-o;
  3. Toque em Opções (representado pelo ícone dos três pontinhos);
  4. Então, toque em Mensagens na Web;
  5. Agora, selecione Leitor de código QR e centralize o código QR do site na tela do seu celular, no quadrado disposto no meio da imagem;
  6. Feito isso, o site irá exibir a tela de mensagens SMS tal como você a vê no seu celular;
  7. Se você estiver em um computador seguro, clique em Opções (os três pontinhos) na tela do computador e, depois, em Configurações;
  8. Agora, você pode ligar a chave  para Lembrar deste computador e mantê-lo pareado ao seu celular sempre.

O funcionamento da ferramenta é muito parecida com a do WhatsApp Web, inclusive para a vinculação ou desvinculação dos aparelhos.

Leia mais: Aplicativo de música offline: 6 apps para aproveitar sem internet

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *