Pelo sexto ano consecutivo, em 2019 o número de pedidos de portabilidade numérica no Brasil bate recorde. Conforme dados da ABR Telecom, até o mês de outubro 7,17 milhões de requerimentos de migração entre operadoras haviam sido efetivados. Desse total, 6,68 milhões são números da telefonia móvel.
Esse cenário mostra que empresas de telecomunicações precisam oferecer serviços e vantagens cada vez mais voltados à fidelização do consumidor, que não precisa estar atrelado a uma única operadora para manter o seu número.
Este é o caso do programa Claro Clube, que concede benefícios como resgate de aparelhos, contratação de serviços e descontos em empresas parceiras. Nesse artigo vamos te explicar como participar do programa de fidelidade da Claro e aproveitar todas as suas vantagens.
Consumidor busca o melhor serviço
A portabilidade numérica garantiu ao consumidor o direito de manter o seu número ao trocar a operadora de serviço telefônico. Se o plano contratado pelo usuário não possuir fidelidade que prevê multa por quebra de contrato, o pedido de mudança pode ser feito a qualquer momento sem nenhum custo.
Os dados sobre a portabilidade no Brasil, em vigência há mais de 10 anos, mostram que as operadoras tiverem que aumentar o esforço pela concorrência de mercado, e que o consumidor aprendeu a buscar as melhores ofertas e benefícios. Por mês a ABR Telecom registra aproximadamente 500 mil pedidos de portabilidade, sendo que 80% dos casos são para telefones celulares.
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O que é o Claro Clube
Se o usuário é livre para levar o seu número de telefone para qualquer operadora e, como mostram os dados da ABR Telecom, está sempre buscando as melhores ofertas no mercado, cabe às operadoras oferecer vantagens aos seus clientes.
A Claro faz isso através de um programa de fidelidade chamado Claro Clube. Com ele o cliente recebe inúmeras vantagens ao escolher a operadora e manter-se nela.
Como funciona o programa de fidelidade da Claro
O funcionamento do Claro Clube é igual ao da maioria dos programas de relacionamento. Você acumula pontos e pode trocar por produtos e serviços da própria companhia ou de empresas parceiras.
No atendimento móvel inicialmente o benefício era oferecido somente para clientes dos planos pós-pago e controle, mas há um tempo a operadora decidiu expandir o programa em formato específico para os usuários de números pré-pago.
Além disso, assinantes de serviços residenciais também podem aderir ao programa. Isso inclui clientes tanto da Claro como os que eram da Net, devido à fusão das duas empresas. O funcionamento para cada uma das modalidades é diferente, mas todos oferecem vantagens e prêmios.
Como participar do Claro Clube
Se você já é cliente pós-pago Claro, o primeiro passo é realizar o cadastro no programa. Ele pode ser feito através do site Claro Clube, diretamente do celular digitando *1052# ou enviando uma mensagem SMS para 1052. Há ainda as opções de aderir ao programa diretamente em uma loja oficial da operadora ou acessando o aplicativo Minha Claro. Neste último caso, faça o login como habitualmente e procure pela opção Claro Clube.
Um detalhe importante é que os pontos possuem prazo de validade. Por isso, fique atento à data em que a sua pontuação acumulada expira para não perder os benefícios na troca.
Como acumular pontos
Após realizar o cadastro você recebe 100 pontos e parte da categoria Mega. A partir disso, os pontos começam a ser acumulados a cada fatura paga, sendo que R$1 equivale a 1 ponto. Se você somar de 3,5 mil a 13 mil pontos em até 12 meses, seu plano muda para a categoria Giga, e cada R$1 passa a valer 1,2 pontos. Acumulando mais de 13 mil pontos em menos de um ano, você integra a categoria Ultra, e, a partir daí, cada R$1 pago na conta passa a valer 1,5 pontos.
A adesão a serviços como débito automático, fatura digital, recargas adicionais e campanhas promocionais que dão bônus são outras formas de acumular pontos. Você também é premiado progressivamente pelo tempo em que permanece no programa. Ao completar um ano são acumulados mais 100 pontos, ao completar dois anos, mais 200 pontos, assim sucessivamente, conforme mostra a imagem abaixo.
O que fazer com os pontos do Claro Clube
Entre as opções mais básicas, com os pontos acumulados pelo programa Claro Clube você pode resgatar serviços da Claro como roaming internacional e pacotes de internet ou minutos. Ainda é possível fazer a troca por descontos na compra de smartphones nas lojas da operadora. Em alguns casos o aparelho pode sair até de graça.
Além disso, uma série de outros benefícios são divididos em categorias como entretenimento, conectividade, viagens, esportes e descontos. Entre os destaques estão ingressos para partidas de futebol e cinema, acesso a filmes e lançamentos da TV Now e outras diversas opções de lazer, bem estar, gastronomia e compras. Todas ofertadas por uma lista de parceiros que têm marcas como Nespresso, Smiles, PizzaHut, Magazine Luiza e Natura.
Com efetivar uma troca de pontos
A troca de pontos do Claro Clube só pode ser realizada pelo titular da conta e o resgate possui alguns pré-requisitos. O primeiro deles é ter todas as faturas em dia e não possuir nenhuma dívida pendente com a empresa.
Ademais disso, o benefício escolhido precisa estar vigente no momento da troca, e é necessário possuir a pontuação mínima para cada prêmio escolhido. Se você não tiver todos os pontos necessários para realizar um resgate, é possível optar por um desconto na aquisição deste produto ou serviço.
O resgate de serviços da operada costuma ser bastante simples. Pode ser realizado diretamente no aplicativo Minha Claro ou no site Minha Claro, com a realização de login. No caso de aparelhos, como modens e celulares, é necessário ir até uma loja física da Claro.
Já o resgate de pontos com empresas parceiras do programa é feito com o fornecimento de dados do titular, como CPF e número Claro cadastrado. Você também pode apresentar o seu cartão virtual Claro Clube junto ao documento de identidade.
Claro Clube pré-pago
Na modalidade pré-paga o programa de fidelidade da Claro funciona de maneira distinta. Não há acumulo de pontos, mas, sim, uma oferta de vantagens pelo tempo em que o usuário mantém um número ativo na operadora. Ações promocionais também concedem descontos e vantagens em produtos e serviços de empresas parceiras de forma sazonal.
No caso dos planos pré-pagos, não é necessário realizar nenhum cadastro no programa. Os benefícios de fidelidade são dados automaticamente, conforme o cliente possui o número ativo e realiza pelo menos uma recarga no ano para chamadas de voz.
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