Pular para o conteúdo

Carregador turbo: qual o melhor?

carregador turbo

Já imaginou um carregador turbo capaz de carregar seu celular até quatro vezes mais rápido do que o convencional? Sim, este tipo de aparelho já existe.

Os celulares fazem parte do nosso dia a dia, seja para trabalho ou para lazer. Ainda mais para o brasileiro! Você sabia que Brasil ocupa 5º lugar no ranking global sobre o tempo de uso no celular? A média nacional fica em mais de 3 horas por dia no celular, segundo pesquisa realizada pela App Annie, empresa de análise do mercado mobile.

Para ficar tanto tempo no celular, é preciso que eles tenham bateria, e não fiquem sempre pendurados em uma tomada. Então é aí que o carregador turbo entra na história. Também conhecido como turbo charger, carrega os celulares com altas quantidades de energia no início do carregamento e a medida que a bateria vai ficando carregada, a distribuição de carga vai diminuindo.

Quer saber como funciona e qual é o melhor carregador turbo? Então confira as dicas e a lista dos 8 modelos mais conhecidos. 

Leia também: Descubra quais são os celulares mais caros do mundo

Como funciona um carregador turbo

Ninguém gosta de ficar um tempão esperando para o celular carregar, não é mesmo? Afinal, precisamos estar sempre com os aparelhos carregados. Foi pensando nisso que as grandes marcas da tecnologia facilitaram esse processo com a criação do carregador rápido. Eles são responsáveis por diminuir o tempo de carregamento e a temperatura do dispositivo. Além disso, prometem carregar a bateria de um celular 4 vezes mais rápido.

A saída de energia de um carregador é determinada pela tensão que é medida em volts (V) e pela corrente que é medida em amperes (A). Um carregador tradicional coleta corrente elétrica da tomada e converte em uma corrente menor para carregar uma bateria sem danificá-la. Normalmente ele fornece uma tensão de 5V e uma corrente que pode variar entre 0,5 e 1A para um total de 5 watts (W) de energia.

Já um carregador turbo fornece uma carga de energia maior do que a do carregador tradicional, gerando tensão de 20V e correntes de 2 ou 3A, mas atenção: para isso, o smartphone precisa aceitar o recebimento da carga mais alta para não ser danificado.

Em entrevista para a UOL, o professor Luiz Carlos Kretly, da Faculdade de Engenharia Elétrica da Unicamp diz que “ao fornecer mais carga mais rapidamente, gera uma dissipação maior dentro dos mecanismos de carga da bateria e com isso há um ligeira elevação de temperatura”. Ele ainda ressalta que as baterias têm temperaturas de funcionamento adequadas, o que ajuda a aumentar a vida útil delas. Este fator é considerado pelos fabricantes.

Leia também: Quais os melhores planos de celular

8 modelos de carregador turbo para você

OnePlus Dash Charge

Da gigante chinesa OnePlus, fabricante de smartphone, o carregador turbo Dash Charge fornece 20V de tensão e entrega 5A de corrente na saída de carga com um circuito interno específico e máximo de 25W de energia. É baseado no sistema Oppo Flash Charging que carrega 75% da bateria em 30 minutos. Ele aumenta a corrente em vez da voltagem para oferecer taxas de carga mais altas. O único problema é que ele não é compatível com outras marcas, sendo utilizado apenas com aparelhos da própria marca.

Huawei SuperCharge

Criado com uma tecnologia própria da Huawei, este carregador turbo usa tensões acima da média para oferecer carregamento mais rápido. O SuperCharge adapta automaticamente a tensão e a corrente de entrada com base na condição da bateria do telefone e na temperatura interna do dispositivo. Oferece até 22,5W que pode carregar 3000mAh em menos de 40 minutos com 5V de tensão e saída de corrente de 2,5A. A boa notícia é que é compatível com Qualcomm Quick Charge, carregamento de alta velocidade para smartphones. Alguns aparelhos da Huawei, como o P20 Pro, Honor 10 e Honor View 10 já vêm com o acessório.

Qualcomm Quick Charge

Assim como o modelo da Huawei, o carregador turbo Qualcomm, fabricante de chips de celular, também usa uma solução própria. A tecnologia Quick Charge é uma das primeiras soluções de carregamento rápido no mercado e existe desde 2012. A Qualcomm usa uma negociação inteligente para tensão ideal para identificar a tensão mais eficiente em qualquer momento do carregamento. Fornece tensão de 12V e corrente de 1,5A na saída. São compatíveis com aparelhos anteriores e com as marcas Nokia, Xiaomi, LG, HTC e Razer.

USB Power Delivery

O USB Power Delivery é o carregador turbo compatível com outras marcas e não usa tecnologias próprias, no entanto suporta apenas conexão USB-C que é uma evolução do USB 3.0 com tamanho menor. É compatível com dispositivos Android e é recomendado pelo Google. Apresenta uma baixa potência comparado aos demais, sendo ela de 10W de energia.

Samsung Adaptive Fast Charge

Modelo de carregador que a Samsung traz dentro das caixas da maioria dos seus smartphones e tablets, desde o Galaxy S9, até a linha J4. Usa a tecnologia Qualcomm Quick Charge 2.0 e entrega 15W de potência e opera em até 5V e 3A ou 9V e 2A para um máximo de 18W de potência. A maioria dos dispositivos da Samsung é compatível com os acessórios Qualcomm Quick Charge.

Apple Fast Charge

Este carregador turbo compatível com iPhone 8, 8 Plus e iPhone X. Ele usa a tecnologia USB Power Delivery e deve ser comprado separadamente, não vindo, portanto, junto com os aparelhos. Existem modelos mais potentes que são compatíveis com iPads e Macbooks. É o carregador turbo mais eficiente, com 29W de potência.

Motorola Turbo Charge

Baseado na tecnologia Qualcomm Quick Charge 2.0/3.0, o carregador turbo Charge da Motorola, transfere a mesma energia do Samsung, com 15 watts de potência e vem junto com os dispositivos da marca.

Mediatek Pump Express

Pertence a Mediatek, empresa de Taiwan que desenvolve processadores para equipamentos eletrônicos. O carregador turbo Mediatek Pump Express usa a tecnologia do seu principal concorrente, a Qualcomm. O carregador acompanha aparelhos da Sony, Motorola e Meizu, e entrega 18W de potência.

Segurança e vida útil

Agora que você aprendeu como funciona um carregador turbo e tirou suas dúvidas, fica mais fácil definir qual pode ser o melhor para a sua necessidade e o seu aparelho. Mas será que usar frequentemente estes acessórios é uma boa ideia?

A sugestão é: antes de adquirir um carregador rápido, verifique a voltagem do carregador tradicional para encontrar um turbo semelhante.

Quando se fala de segurança no quesito temperatura, não há perigo, visto que os fabricantes garantem essa questão, salvo problemas de fabricação como aconteceu com o Samsung Note 7. O alto número de acidentes como explosões do aparelho ao carregar fez com que a fabricante fizesse um recall e desse novas unidades aos consumidores. 

Mesmo com a garantia do fabricante quanto a temperatura, dispositivos móveis quando carregados por fontes mais potentes tendem a aquecer naturalmente. Assim, ficam expostos a altas temperaturas por mais tempo, o que não é recomendado. Por isso, é muito importante desconectar o seu aparelho do carregador assim que a bateria estiver 100%. Ou seja: evite deixar seu aparelho a noite toda plugado ao carregador na tomada.

Você pode estar se perguntando, “será que um carregador turbo reduz a vida útil da bateria ou do aparelho celular?”. A resposta é: depende. Se o seu aparelho vier de fábrica com um carregador rápido, você não precisa se preocupar. Isso porque o aparelho é fabricado para receber esse tipo de carga diariamente.

Vale destacar que cargas rápidas por um período curto de tempo repetidas vezes, poderá representar uma deterioração gradual. Em outras palavras, o ideal é carregar a sua bateria de uma única vez.

Usar um carregador turbo pode facilitar a vida do usuário, porque economiza  tempo carregando smartphones mais rapidamente. Mas, não se esqueça: o ideal antes de comprar um carregador turbo é conhecer o seu dispositivo e limitações dele consultando o fabricante. Assim você evita problemas com o seu dispositivo.

Encontre mais dicas como essas no Blog Compara Plano! Acesse agora clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *