Pular para o conteúdo

Canais infantis: confira a lista de desenhos de cada canal

Com a TV a cabo e os vários serviços de streaming, nunca ficamos sem ter o que assistir. Seja uma série nova ou rever aquela que amamos, estamos sempre vendo alguma coisa. E, isso não fica limitado apenas aos conteúdos mais adultos. Há também vários canais infantis. 

E, é sobre isso que vamos falar hoje. Você vai conferir quais são os melhores canais para as crianças e os programas que fazem sucesso entre os pequenos. 

Leia também: Como controlar vídeos para crianças no YouTube

Canais infantis

A maioria dos canais possui uma programação infantil. Seja nos dias de semana ou apenas no sábado, a TV aberta sempre transmite algum horário de desenhos, séries ou filmes infantis. Por isso, vamos nos focar nos canais da TV a cabo.

Segundo pesquisa feita pela Revista Crescer, 75% dos pequenos consomem TV. E, quase 50% das crianças passam mais de três horas do seu dia vendo programas.

Leia mais: Veja as melhores ofertas de Tablet para o dia das crianças 2022

Disney

Esse é um dos canais infantis que é exclusivo da TV paga. Estreou no dia 5 de abril de 2001 com o filme Rei Leão e tem até hoje uma programação bem diversificada. É transmitido séries tanto para crianças pequenas, quanto as maiores, adolescentes e até adultos.

Tem na sua grade, programas e filmes originais da Disney. Há também séries brasileiras, que foram realizadas em parceria com o Disney Channel Brasil. 

Todas as operadoras de TV por assinatura, SKY, OI, Vivo, Claro NET  têm esse canal em HD. Basta conferir se na sua está disponível para o seu pacote. A Disney já fez parcerias com canais de TV aberta, como a Globo e o SBT. No SBT, tinha o programa “TV Cruj”, que transmitia apenas desenhos da emissora até 2003.

Além do Disney Channel, há também o Disney XD, um canal para séries mais “radicais”, indicado para crianças de 4 a 11 anos. E,o Disney Junior, voltado mais para o público abaixo de 5 anos.

Vamos citar as melhores, tanto que já acabaram – mais ainda passa reprises – quanto as novas! Além dos canais de TV, a Disney já anunciou o lançamento de seu serviço de streaming, que estreia neste ano nos Estados Unidos e em 2020 no Brasil. Saiba mais sobre este serviço neste artigo.  

Leia tambémComo controlar o tempo dos filhos no celular

comparador de tv

Disney Junior

Para bebês, podemos citar alguns desenhos como a Casa do Mickey Mouse. É um desenho que conta as aventuras de Mickey e seus amigos, como o Pateta, Margarida, Minnie, Pluto e Pato Donald. Muito educativo, ensina as crianças que estão desenvolvendo as habilidades motora, de fala, entre outras.

Há também a Doutora Brinquedo. Uma menininha que brinca que é médica dos seus próprios brinquedos. Traz temas atuais como família e diversidade.

Também tem Elena de Avalon, a primeira princesa latina da Disney. O desenho conta a histórias e aventuras de Elena e sua família. Outra que podemos citar de programação nos canais infantis é a Princesinha Sofia. Cada episódio ela aprende uma lição sobre ser princesa. Nessa série, há crossover com todas as outras princesas clássicas, como Ariel e Aurora.

Disney XD

Já para as crianças mais velhas, podemos citar o famoso Phineas e Ferb. Esse desenho é sucesso não só entre as crianças, mas também entre adolescentes e jovens adultos. Conta a história de dois meio-irmãos que inventam qualquer coisa, como um foguete ou uma montanha-russa no quintal de casa. 

A série já acabou com quatro temporadas, mas sempre é reprisada na TV. Além disso, tem um filme e alguns crossover, como Star Wars e Marvel. E já ganhou diversos prêmios como “melhor animação” e “desenho favorito”.

Outro título bem popular é Gravity Falls. Conta as férias de dois irmãos gêmeos, Mabel e Dipper, vivendo aventuras numa cidadezinha chamada Gravity Falls. Mas, a cidade esconde grandes mistérios e eventos paranormais.

Essa série também já foi finalizada pelos criadores, contendo duas temporadas. Mas há seis livros lançados contando essa e outras histórias do programa. Apenas quatro deles têm venda no Brasil. Também já venceu vários prêmios como Melhor Série de Animação, em 2015.

Star vs. as Forças do Mal é uma série de 2015. Conta a história de uma princesa de outro mundo que vem para a Terra como “intercâmbio”, mas continua a lutar contra as forças do mal. Teve sua última temporada exibida ainda esse ano, 2019, totalizando quatro.

Disney Channel

Já séries mais adolescentes, podemos citar as famosas do Disney Channel. Como Os Feiticeiros de Waverly Place, As visões da Raven, Boa Sorte, Charlie!, Hannah Montana, Jessie, Liv e Maddie e Agente K.C

Também transmite as séries latinas que a Disney produziu, como Sou Luna, e atualmente, Bia.

Nickelodeon

A Nick chegou no Brasil em 1996. Transmite tanto conteúdo original, como filmes de outras produtoras. Em 2000, trouxeram os Meus Prêmios Nick, a versão brasileira do Kids Choice Awards. 

Além dos conteúdos americanos, a Nick produziu em 2011 Julie e os Fantasmas, série brasileira. Conta a história de Julie, uma garota tímida que gosta de cantar e conhece três fantasmas que faziam parte de uma banda.

Esse é outro dos canais infantis que possui três blocos de programação, como:

Nicktoons

Esse é onde passa os desenhos e séries que as crianças e adolescentes mais gostam de ver atualmente. Como Bob Esponja Calça Quadrada, que é passado desde 1999, e é um sucesso para as crianças até hoje.

Outro desenho que podemos citar é Os Padrinhos Mágicos. Apesar de ser originalmente da Disney, a Nick assumiu os direitos e continua passando a série até hoje. Mesmo tendo chegado ao fim, com 10 temporadas.

Tem também a série iCarly, que fez um grande sucesso entre 2007 e 2012, com sete temporadas. Esse programa ganhou diversos prêmios, além de ter dois filmes e oito episódios especiais.

E, a série Brilhante Vitctória, que estreou em 2010. Contou com quatro temporadas, e foi o primeiro papel importante que Ariana Grande fez como atriz.

NickAtNight

Como o nome diz, são os programas que passam a noite no canal. São as séries e desenhos da Nick que fizeram muito sucesso nos anos 90 e 2000. Como Hey Arnold, Kenan e Kel, Castores Pirados, Rugrats, Rocket Power, Manual de Sobrevivência Escolar do Ned, Zoey 101 e A Vida Moderna de Rocko

Nick Jr

É transmitido a partir das 6h, com conteúdos voltados para bebês. Como Dora a Aventureira, Bubble Guppies, Patrulha Canina, Shimmer & Shine, entre outros. São todos os programas educativos para a criança desenvolver habilidades.

CartoonNetwork

Chegou no Brasil em 1993. É um dos canais infantis mais assistidos, segundo pesquisa da GPS Pezquiza em 2018. O Cartoon Network também possui um aplicativo onde transmite sua programação, além de jogos e outras interatividades. 

Tem uma programação mais voltada para crianças entre 10 e 13 anos, e adolescentes. As novidades do canal são Hora da Aventura e Apenas Um Show. Além de seus desenhos originais como O incrível mundo de Gumball, Irmão do Jorel, Steven Universe, Os Jovens Titãs em Ação e As Meninas Super Poderosas (novos episódios).

Além do canal principal, o Cartoon também tem o Boomerang, com desenhos mais antigos, como Jetsons, Tom e Jerry e Flintstone. Tem também o canal Tooncast, que passa os sucessos dos anos 90 e 2000, como Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Coragem o Cão Covarde, Du, Dudu e Edu e Luluzinha. O canal também passa filmes como Barbie e Shrek

Não é a toa que é o canal favorito das crianças, o desenho Steven Universo ganhou como Melhor Programa para Crianças e Família, no GLAAD Media Award. Na mesma categoria, estava concorrendo Hora da Aventura, que também é passado no Cartoon. Além disso, Irmão do Jorel ganhou o Prêmio Quirino, na Espanha.

Discovery Kids

Segundo a pesquisa GPS Pesquiza, esse é o primeiro dos canais infantis mais assistidos pelas crianças brasileiras. Fundado em 1996, sendo o primeiro da América Latina a trazer conteúdo voltado para crianças bem pequenas, até 6 anos.

Alguns dos programas principais do canal incluem Backyardigans, George, o Curioso, My Little Pony, O Show da Luna – sendo esse o mais assistido-, e o Peixonauta – desenho produzido por brasileiros. 

O Discovery Kids mantém uma parceria com a Hasbro, que dá direito de transmissão de My Little Pony. Além disso, nas férias de inverno desse ano, o canal montou um parque de atividades itinerante por algumas cidades brasileiras para as crianças brincarem com seus personagens favoritos.

Muitos desses programas são educativos, sendo bons para o desenvolvimento das crianças. São vários canais infantis que você pode confiar para seu pequeno ou pequena assistir. Mas, lembre-se de controlar o tempo que eles passam na frente da TV. Tudo em excesso não é bom para a saúde.

Acompanhe outros artigos relacionados à televisão no nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *