Pular para o conteúdo

Apple compra divisão de chips de modem da Intel por US$ 1 bi

Apple compra divisão de chips

A Apple compra divisão de chips de modem da Intel. Com isso, adquiriu maior parte das operações de chips para smartphones da Intel em uma transação de US$ 1 bilhão. Com a compra, a Apple adquiriu propriedades intelectuais, equipamentos e contratos de locação da Intel. No novo negócio, a empresa também restituirá o contrato de 2,2 mil empregados da Intel. O anúncio foi feito em conjunto por ambas as empresas. 

Razões para a compra

A intel buscou investir na área de chips para smartphone, mas até o momento não tinha conseguido produzir chip com tecnologia 5G, por isso resolveu sair do mercado. Com isso, a Apple viu uma oportunidade de investir no negócio. 

Além disso, a Apple chegou a negociar com a Qualcomm para produção de iPhone 5G, com prazo de produção até o ano que vem. Apesar disso, ainda pode acelerar seus negócios com a compra da Intel e ter chips próprios e a longo prazo. O acordo com a Qualcomm provêm de um licenciamento plurianual de chips para aparelhos celulares.

Apesar do negócio fechado com a Qualcoom, a negociação com a Intel deve começar a dar frutos a partir do quarto trimestre de 2019. Tudo depende de aprovação das autoridades regulatórias. Segundo o  vice-presidente de tecnologias de hardware da Apple, Johny Srouji, o trabalho com a Intel deve proporcionar melhores experiências do mundo aos seus usuários. 

Além disso, se o acordo der certo, a aquisição deve elevar o número de patentes de tecnologia sem fio, chegando a 17 mil. O acordo deve focar na projeção da tecnologia 5G, como já vinha sido pensada com a empresa concorrente, Qualcomm.

Leia tambémApple é investigada nos EUA por copiar recursos de terceiros e prática anticompetitiva

Por que vale a pena investir na Intel?

De acordo com dados da Intel, suas ações subiram em 5% em transações e a Apple não mudou muito seu quadro no mercado.  Além disso, a empresa é a única fornecedora de modems para o iPhone XS e XS Max, da Apple. Se o negócio der certo a Apple pode concentrar melhor seu investimento em chips e modens com a tecnologia 5G.

Outra vantagem, com essa negociação a Apple pode desenvolver modens mais otimizados para seu produto iPhone. Além disso, o gasto com a compra da divisão de chips da Intel não é um valor que vai pesar para a Apple. Para a Intel, que vinha perdendo significado no mercado em razão da disputa judicial entre a Apple e a Qualcoom, o investimento é uma grande guinada nos negócios. Entenda abaixo a disputa judicial entre Apple e Qualcoom.

Disputa judicial Apple e Qualcomm

A Intel se via encurralada em relação ao 5G porque ela vinha perdendo espaço no mercado em razão da disputa da Apple e Qualcoom. A empresa teve que assistir a negociação da Apple com Qualcoom, que se prolongava desde 2017. As empresas de tecnologia fecharam um acordo para licenciamento e fornecimento de chips em abril de 2019, deixando a Intel para trás. O prazo do acordo é de de seis anos.  

Com isso, a Intel perdeu o momento de ser a primeira a investir na tecnologia. Logo depois anunciou sua desistência na produção de modens 5G. Porém, antes disso acontecer, com as disputas em jogo entre Apple e Qualcoom, a Intel ganhou espaço fornecendo modens para o iPhone XS e o iPhone XS Max. Isso se deu porque desde a produção do iPhone 7, a Intel dividia o fornecimento de modems para a Apple em conjunto com a Qualcomm.

Nesse vai e vem de perdas e ganhos, quando a Apple e a Qualcoom encerraram suas disputas e entraram em acordo, a Intel perdeu a chance de crescer no mercado. Como a Apple era quem fazia a divisão de modens e poderia transformar em um produto rentável, a Intel abandonou o negócio. Além disso, os maiores fabricantes de Android também tinham preferência pelos produtos da Qualcoom, o que fechou mais o cerco para crescer nesse mercado. 

Contudo, com o anúncio da nova compra da Apple da Intel, a Apple pode gerar lucros e ganhar duplamente no investimento da tecnologia 5G. Ou até mesmo, desvincular-se da Qualcoom, a maior fornecedora do produto e investir na Intel.

Intel no mercado

A Intel entrou nesse ramo de modens logo após a compra das divisões da empresa Infineon, que tinha como propósito concorrer de forma direta com a Qualcomm.

Infelizmente, isso nunca aconteceu. Como vimos, a Intel sempre ficou atrás da Qualcoom que hoje é a líder no ramo de chips. Assim, também não chegou nem perto no ramo de smartphones. Por isso, a Intel acabou desistindo desse mercado. 

Ao longo dos anos, as produções de iPhones tinham todos chip de internet móvel da Qualcoom e a maioria dos Androids também. Mesmo assim, a empresa ainda conseguiu ficar perto da concorrente, quando ocorriam as disputas judiciais entre Qualcoom e Apple.

A Apple diversificava o uso de chips de ambas as empresas, até chegar no acordo final com a Qualcoom. Embora isso, a Intel sempre forneceu em menor escala seu serviço para a Apple. 

Investimento

Certamente, a aquisição deve diminuir a dependência de chips da Qualcoom e até mesmo diminuir os problemas de negociações que podem vir a acontecer entre as empresas. Com uma segunda produção a Apple deixa de depender somente da Qualcoom para produção de chips de modems. 

Como falamos anteriormente, a Apple poderá desenvolver de forma mais otimizada modens para seus produtos iPhone. Além disso, é esperado que a Intel desenvolva, além de chips para iPhones, tecnologias de modem para computadores, veículos autônomos e dispositivos de IoT (Internet das Coisas). Tudo que se espera de mais avançado em 5G.

Para saber quando essa nova tecnologia deve operar no Brasil, confira o artigo sobre a chegada do 5G

Por fim, com a aquisição a Apple deseja ter mais controle sobre as tecnologias primárias presentes em seus produtos. Além, claro, em ter seus primeiros chips com tecnologia 5G disponíveis no mercado. 

E aí gostou do nosso artigo sobre a Apple e sua compra da divisão de chips para modems da Intel? Não esqueça de deixar seu comentário. Fique por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *