Pular para o conteúdo

Aplicativos de sustentabilidade: mude de hábitos!

aplicativos de sustentabilidade

Ao mesmo tempo em que a tecnologia pode potencializar os efeitos negativos da atividade humana, ela também pode servir para minimizar e combater esse impacto. Aplicativos de sustentabilidade, softwares desenvolvidos para profissionais da área, inovações no tratamento de água, informatização de sistemas e processos de trabalho e até a computação em nuvem são alguns exemplos do uso direto ou indireto da tecnologia a nosso favor do planeta.

Quanto aos aplicativos de sustentabilidade, as possibilidades são muitas: ferramentas com dicas de práticas sustentáveis, indicadores de níveis de poluição do ar nas cidades, plataformas que conectam serviços e usuários, entre outros.

Neste artigo você vai conferir uma seleção com os melhores apps sobre o tema. Confira abaixo!

Leia mais: Como fazer o descarte de pilhas e baterias?

 

Eco Charge

Você sabia que manter a bateria de um dispositivo abaixo dos 100% de carregamento pode ajudar a aumentar a vida útil da sua bateria? Alguns notebooks, por exemplo, desativam o carregamento quando a bateria chega na capacidade máxima e, mesmo conectados, só o retomam quando ela volta a reduzir para um nível determinado.

No entanto, a grande maioria dos smartphone continuam consumindo energia de forma desnecessária mesmo após a carga completa. Além de ser uma atitude pouco sustentável, deixar o celular plugado na tomada reduz o tempo de vida da bateria, e talvez você precise trocá-la antes mesmo de trocar de aparelho.

O Eco Charge foi desenvolvido para ajudar quem costuma esquecer o smartphone carregando por horas. O aplicativo irá enviar uma notificação toda vez que o aparelho atingir os 100% de carga, para que você lembre de resgatá-lo e poupe energia.

O software ainda traz informações adicionais sobre a bateria, como superaquecimento, notificações sobre picos de alta tensão, voltagem e o uso que está sendo feito por cada aplicação.

 

Cataki

Criado com o objetivo de aproximar geradores e catadores de resíduo, o Cataki é um dos aplicativos de sustentabilidade mais interessantes entre as plataformas desse segmento.

Os desenvolvedores destacam que aproximadamente 90% dos resíduos coletados para reciclagem no Brasil são feitos pelo trabalho de catadores, que muitas vezes sobrevivem dessa função pouco reconhecida e não-regulamentada.

O Cataki facilita o contato entre pessoas ou empresas com os catadores de resíduos. Na plataforma os trabalhadores podem criar um perfil para disponibilizar seu trabalho. O app é recomendado principalmente para quem está atrás de um destino a materiais como móveis velhos, restos de poda e entulhos de construções.

O app é colaborativo, sem fins lucrativos e busca também voluntários para ampliar a rede e ajudar a cadastrar novos catadores. Segundo o site do Cataki, os 1.400 trabalhadores cadastrados no app representam uma pequena parcela do 800 mil brasileiros que trabalham recolhendo resíduos recicláveis

Disponível tanto para Android na Google Play Store quanto para iOS na App Store, o Cataki é também uma plataforma premiada entre os aplicativos de sustentabilidade.

O projeto já recebeu uma série de reconhecimentos, como o Prêmio Brasil Criativo de Artes Visuais e o Prêmio Lixo Zero na Categoria Educação e Conscientização.

Leia mais: 342Amazônia: conheça o app de ativismo ambiental

 

Sai Desse Banho

O Sai Desse Banho foi desenvolvido no contexto do movimento de conscientização pela sustentabilidade SWU (Starts With You). O app é uma espécie de despertador ecológico com o objetivo de incentivar banhos menos demorados (como o nome já sugere, não é mesmo?).

Acostumado com um banho rápido de 5 minutos? Tente reduzir para 4. Banhos de 10 minutos? Que tal tentar 8? Fica horas debaixo do chuveiro? Bem, comece com o despertador de 12 minutos, então.

Você define o tempo que o app vai levar para te tocar. Quando o tempo encerrar, uma música especialmente irritante vai te apressar para que você saia do banho.

O Sai Desse Banho ainda reúne informações sobre a quantidade total em litros de água que você passa a economizar com a nova rotina.

 

Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável

Desenvolvido pelo projeto multiplataforma Planeta Sustentável, de revistas e sites da Editora Abril, o Manual de Etiqueta Sustentável é um dos aplicativos de sustentabilidade que reúnem dicas de mudança de hábitos e costumes para redução de impactos ambientais.

Ao todo, são 50 práticas sugeridas pelo app, classificadas por dimensão do impacto, nível necessário de esforço para mudança e temáticas: água, cidadania, consumo, energia e reciclagem.

Com uma interface simples, amigável e interativa, o usuário pode destacar os hábitos que adotou e calcular o quanto sua mudança contribui com a sustentabilidade do planeta.

O software possui ainda funções de sincronização com redes sociais para possibilitar o compartilhamento das dicas por Facebook, Twitter e e-mail, por exemplo. 

 

Pollution

Pollution é um aplicativo desenvolvido para apontar os índices de poluição atmosférica nas cidades. Por meio de dados importados do Google Maps, o software apresenta dados referentes à poluição do ar, da água, do solo e eletromagnética.

Com um mapa interativo e de simples consulta, o app está disponível para medir em tempo real a qualidade do ar de 1.380 cidades ao redor do mundo. Estão presentes no app capitais brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

O aplicativo ainda traz informações acerca de normas ambientais relacionadas à poluição e potenciais riscos à saúde.

O Pollution está disponível apenas em inglês, e para iOS, na Apple Store. 

Leia mais: Cidades inteligentes: veja de que forma elas vão mudar o mundo

Forest

Por fim, temos um aplicativo que já apareceu antes em nossas listas de recomendações aqui no blog do Compara Plano. O Forest foi recomendado quando falamos de aplicativos de produtividade que podem facilitar o seu dia a dia. Entretanto, o software também cabe bem entre os aplicativos de sustentabilidade

O objetivo principal da ferramenta é ajudar o usuário a ficar mais concentrado em uma determinada tarefa. Não importa se você quer estudar com qualidade, trabalhar de forma mais concentrada ou apenas se sentir mais presente nas atividades do seu cotidiano. O Forest foi pensado com a intenção de te afastar da sua principal distração: o seu smartphone.

Com uma premissa simples, bem humorada e criativa, o app permite que você configure um período de tempo pelo qual pretende ficar longe do seu celular. Uma arvorezinha irá ser cultivada na tela do seu aparelho. Se você conseguir se manter sem navegar por outros aplicativos, a árvore cresce com sucesso e vai parar na floresta digital do seu perfil. Do contrário, você perde e a árvore morre.

Quanto mais árvores você cultiva, mais moedas virtuais você ganha. E aqui está o motivo de o Forest estar em nossa seleção de aplicativos de sustentabilidade. Com as suas moedas virtuais, é possível personalizar a sua floresta com novos tipos de vegetação ou, então, plantar árvores de verdade.

Isso, porque o Forest possui uma parceria com uma organização chamada Trees for the Future, e, a cada 2.500 moedas virtuais que um usuário gasta, a equipe do software realiza uma doação para a instituição plantar uma árvore.

Agora que você conheceu alguns aplicativos de produtividade, dê uma olhada no blog do Compara Plano para mais artigos com dicas e curiosidades do mundo da tecnologia e da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *