Pular para o conteúdo

Conheça os melhores aplicativos de meditação

mulher meditando com aplicativos de meditação

Meditação e ciência andam cada vez mais próximas. Estudos vêm conseguindo mostrar evidências de que a prática promove melhorias no sono, no humor, no sistema imunológico e, consequentemente, na saúde. No entanto, para conseguir esses resultados é preciso muita prática e dedicação. A tecnologia pode ser uma aliada nessa tarefa. Por isso, listamos os melhores aplicativos de meditação para você começar a praticar e testar os benefícios desse hábito.

Leia também: Google Fit: o App de saúde do Google

Meditação vai além da prática espiritual

Se houve um tempo em que meditar era coisa de monge oriental, esse tempo já não existe mais. Há alguns anos a meditação começou a ganhar espaço entre os países ocidentais e seus benefícios são tantos que a atividade não para de ganhar novos adeptos.

A ciência também começou a olhar para a prática com mais interesse. Por isso, atualmente está mais comum encontrar pesquisadores estudando os seus efeitos. Inclusive na área da medicina está crescendo o uso da meditação como terapia associada a tratamentos de pacientes com doenças crônicas.

Em alguns hospitais do país, médicos já que estão incentivando a prática da meditação paralela ao tratamento, principalmente, de casos como diabetes, câncer e hipertensão. Além de doenças psíquicas, como estresse, ansiedade e depressão.

Os principais efeitos alcançados por meio da meditação como uma terapia auxiliar em tratamentos de saúde são:

  • ajuda na aceitação da doença
  • melhora nos quadros de estresse, depressão e ansiedade
  • prevenção e controle do agravo de doenças mentais
  • melhora do humor
  • aumenta da qualidade do sono
  • fortalecimento do sistema imunológico

Aplicativos de meditação estão cada vez mais populares

Além de a ciência estar reconhecendo os efeitos benéficos do hábito de meditar, a atividade também se popularizou muito no mundo corporativo. Ela vem sendo cada vez mais usada para reduzir os níveis de estresse e melhorar o desempenho dos colaboradores dentro das empresas.

Com a prática virando assunto em tantos meios diferentes, é natural que as pessoas comecem a buscar essas melhorias na qualidade de vida e formas de desenvolver o hábito de meditar. E, nesse contexto, surgem os aplicativos de meditação.

Melhores aplicativos de meditação para começar a praticar

Os apps para celular podem ser ótimas ferramentas para quem quer meditar e não sabe como começar. Hoje em dia as lojas de aplicativos estão cheias de opções que vão desde meditações guiadas por áudio ou induzidas por mantras até categorias bem específicas, como seções voltadas para ansiedade, medo, insônia, entre outros.

Listamos alguns dos apps mais baixados e explicamos como cada um deles funciona, para você escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Confira!

Sattva – app para iniciantes

Esse é um aplicativo bom para iniciantes porque oferece meditações guiadas muito simples de seguir. Além disso, oferece recursos que vão ajudar você a acompanhar os resultados das suas práticas. Como, por exemplo, uma ferramenta para registrar o seu humor antes e depois de cada seção.

Com ele também é possível monitorar a sua frequência cardíaca e controlar o tempo com um timer exclusivo.

O Sattva está disponível gratuitamente para celulares com sistemas operacionais Android e iOS.

5 minutos – pausas agendadas no dia a dia

A proposta do 5 minutos é ajudar você a criar o hábito de fazer pausas para relaxar durante a sua rotina estressante. Com a ferramenta é possível agendar em quais momentos do dia você deseja realizar a meditação e ele irá avisá-lo de que está na hora dar um respiro na correria.

Ao ativar a meditação, serão cinco minutos de pausa com música relaxante e orientações para você melhorar a sua respiração e a sua postura.

O app pode ser baixado sem custos tanto na Play Store quanto na Apple Store.

Medite-se – o aplicativo brasileiro

Esse aplicativo de meditação é totalmente em português porque foi desenvolvido por um brasileiro. A intenção do idealizador da plataforma é desmistificar a prática e aproximá-la da vida dos seus conterrâneos.

As meditações guiadas são desenvolvidas por professores especializados, e um diferencial bacana do Medite-se é que os seus áudios podem ser baixados para você escutá-los também quando estiver sem internet.

O app está disponível para celulares com iOS e Android.

Vivo Meditação – app oficial da operadora

A operadora de telefonia móvel Vivo lançou o seu próprio aplicativo de meditação. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o monge brasileiro Davi Murbach, de nome monástico Satyanatha.

A plataforma tem mais de mil meditações exclusivas, todas guiadas por Murbach. Para isso, o instrutor segue a base da sua formação como monge por sete anos na Índia.

O app é gratuito, mas as práticas estão disponíveis sem custos somente por sete dias. Depois é preciso contratar um dos planos, semanal por R$5,99 ou mensal por R$24,99.

Ademais disso, o app só está disponível para clientes Vivo.

Aura – aplicativo de meditação personalizada

Esse app tem uma proposta um pouco diferente. Primeiro ele irá pedir um cadastro e fará uma série de perguntas sobre a sua rotina. O objetivo é medir os níveis de estresse e ansiedade do seu dia a dia para, então, oferecer as melhores opções de meditação conforme seus objetivos.

A plataforma é gratuita para Android e iOS e ainda oferece as opções de contratar um coach pessoal e configurar mensagens motivacionais dentro do app.

Insight Timer – entre os melhores aplicativos de meditação

O Insight Timer é um dos aplicativos de meditação mais usados no mundo, e tem versão em português. A plataforma oferece diversos recursos para incentivar a prática da meditação, mas um dos diferenciais mais interessantes é a possibilidade de interagir com outros usuários.

Além das mais de nove mil meditações guiadas, separadas por temas de interesse, o app oferece cronômetro personalizável, cursos, e tem essa característica bacana de rede social.

Na página inicial ele mostra o número de “meditadores” que estão cadastrados na plataforma, em torno de 12 milhões. Adicionando a sua localização em tempo real, também é possível encontrar pessoas que estão meditando próximas a você, acessar os seus perfis, adicionar amigos e trocar dicas e ideias sobre o tema.

O  Insight Timer tem a proposta realmente interessante de formar uma rede de usuários que meditam para disseminar a prática.

O app é gratuito, embora tenha cursos e recursos avançados pagos, e está disponível para iOS e Android.

Relax Meditation: Sleep Sounds

Se você já tem um pouco de experiência com a meditação e procura uma biblioteca de sons para realizar as suas práticas, o Relax Meditaton pode ser uma boa opção. Ele oferece mais de 100 áudios que simulam sons de floresta, chuva, pássaros e natureza em geral.

O app pode ser usado por usuários iOS e Android e também tem algumas opções de aulas sobre postura, respiração e autoconhecimento, embora não seja seu foco principal.

Leia mais: Saiba qual é o melhor plano de celular para redes sociais

Quer saber tudo sobre outro aplicativo de meditação que está muito popular no Brasil? Então, conheça a plataforma Calm, da qual falamos neste outro artigo no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *