Pular para o conteúdo

Conheça 6 aplicativos que vão te ajudar a relaxar

aplicativo para relaxar

A rotina incessante do dia a dia pode acabar se tornando estressante e, em alguns casos, desenvolver males como ansiedade ou outras enfermidades de cunho social. E, se você deseja tranquilidade total, já deve ter ouvido falar de algum aplicativo para relaxar que promete essa dádiva.

Existem milhares de métodos para relaxar e desacelerar a rotina, e, em meio a tantos, a mais antiga e que muito se destaca, sendo praticada por milhões de pessoas no mundo, é a meditação.

Praticada por muitos povos e de formas diferentes, a meditação é uma forma de desligar a mente de tudo e todos ao redor do praticante, para que, assim, se consiga alcançar a paz interior.

Pode ser feita sozinha ou em grupo, de forma rústica ou modernizada, com guias lidos ou falados e, inclusive, com acompanhamentos musicais.

Algumas empresas resolveram unir essa técnica tão antiga à modernização do mundo: agora é possível utilizar aplicativos para realizar sessões incríveis de meditação, bem na tela do seu celular.

Se você se interessa pelo assunto, ou tem curiosidade em saber como funcionam esses aplicativos, separamos aqui cinco aplicativos interessantes para desvendar e aprender sobre essa técnica milenar que está tão em alta.

Leia também: Conheça o Google Fit, o app de saúde do Google

Um pouco de história

Antes de descobrirmos mais sobre aplicativos que ensinam e pregam a meditação para uma qualidade de vida maior, é interessante pensar na história da meditação. Sua origem não é bem certa, como também não é possível identificar à qual religião pertence.

A meditação pode ser praticada em todas as religiões, de acordo com suas crenças e costumes. Apesar disso, existem registros que mostram que a meditação tem raízes na Índia, nos templos hinduístas.

Praticada com o intuito de estimular o pensamento, clarear a mente, trazer o autoconhecimento e proporcionar a libertação, sua realização constante gera resultados duradouros e ricos, que podem ser sentidos por seus adeptos em pouco tempo de exercícios.

Hoje, no Brasil, a meditação vem ganhando espaço, principalmente com a popularização do canal MOVA, que conta com a participação da monja Coen. Zen budista, Coen prega os valores da sua religião, ao mesmo tempo em que estimula seus ouvintes a praticarem a meditação.

Aplicativo para relaxar: Head Space

Desenvolvido pela Headspace Inc., e o mais famoso entre os apps de meditação, Head Space é um dos aplicativos mais baixados no mundo e pode ser encontrado tanto na App Store quanto na Google Play.

O aplicativo possui uma versão paga, apesar de a sua versão gratuita ser muito completa para quem está iniciando no mundo da meditação. Criado por um monge budista americano chamado Addy PuddiCombe, o app conta com exercícios curtos, com duração de 1 a 10 minutos.

Além disso, é possível encontrar uma introdução à meditação e um programa de 10 dias que tomam apenas alguns minutos para serem executados, se tornando uma boa escolha para quem está se familiarizando com a tradição.

São muitas as opções de técnicas, que vão de acordo com o que o você procura melhorar na sua vida. E tudo isso dentro de uma interface muito agradável e fácil de usar.

Leia também: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas

Aplicativo para relaxar: Medite.se

Desenvolvida pela I.ndigo, que tem sua casa aqui no Brasil, Medite.se é um aplicativo muito indicado para quem não tem nenhuma noção sobre meditação.

O aplicativo é voltado para esse ensino ao mesmo tempo em que tenta desconectar o usuário do mundo ao seu redor. Com ele é possível baixar as meditações para praticar em todos os ambientes, e seu principal objetivo é promover o autoconhecimento do ser através da meditação.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo é totalmente gratuito.

Aplicativo para relaxar: Lojong: reduza a ansiedade

Você provavelmente já passou por esse aplicativo enquanto navegava pelas lojas de aplicativos. O Lojong é muito famoso no meio dos aplicativos de saúde, e parte disso está no fato de possuir uma interface clara e intuitiva, que agrada aos olhos dos usuários.

Esse app conta com diversos recursos para criar a rotina de meditação no usuário. São centenas de meditações guiadas, que ajudam a lidar com a ansiedade do dia a dia. Uma delas, por exemplo, é a meditação CEB, reconhecida mundialmente.

O aplicativo ainda conta com caminhos interativos, nos quais o usuário é guiado por 10 etapas introdutórias à meditação, vídeos animados que apresentam os conceitos da meditação, entre muitas outras interações e funções legais para quem está realmente engajado em adentrar nesse mundo.

O objetivo do Lojong é claro: ajudar seus usuários a alcançar o equilíbrio e a inteligência emocional de forma simples e agradável.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e é distribuído de forma gratuita. Porém, é possível fazer compras dentro do app.

Aplicativo para relaxar: Vivo Meditação

Seguindo a onda de aplicativos no segmento de meditação, a Vivo também desenvolveu um voltado para meditação e bem-estar. Guiadas pela voz do mestre Satayanatha, as meditações possuem trilhas sonoras relaxantes para esse momento, além de vídeos e animações que ajudam em exercícios de respiração e consciência corporal.

Com ele é possível traçar objetivos, como, por exemplo, meditação para crianças, alívio de stress, controle de ansiedade, respiração e sono para uma vida melhor e mais saudável.

O aplicativo pode ser adquirido na própria loja da Vivo, pela Google Play ou App Store, e seu valor de R$14,99 é pago mensalmente. Se você é cliente Vivo, existem alguns planos que oferecem o app de forma gratuita, então confira a disponibilidade direto com a operadora.

Aplicativo para relaxar: Calm

Calm é um aplicativo que está na corrida para se tornar um dos melhores aplicativos para meditação. Diferentemente dos outros, o app tem como objetivo melhorar o sono dos seus usuários.

É possível encontrar exercícios para todos os níveis de meditação, inclusive para iniciantes. Também é possível selecionar o tamanho das meditações, que vão de 3 a 25 minutos, de acordo com a sua necessidade.

O aplicativo já se mostrou valioso na luta contra o stress e a ansiedade, além de ajudar nas questões de sono. Um dos diferenciais do Calm está em suas atualizações constantes.

Todos os dias o aplicativo acrescenta um novo ciclo de meditação com duração de 10 minutos para ajudar o usuário a se desconectar de fatores externos e prepará-lo para uma boa noite de sono.

Calm está disponível para Android e iOS e é totalmente gratuito.

Aplicativo para relaxar: Zen

Desenvolvido pela ZenApp.Inc, o aplicativo de meditações tem como objetivo maior equilíbrio emocional para seus usuários. Para alcançar esse objetivo, ele atualiza suas meditações guiadas semanalmente.

Essas meditações guiadas são divididas em categorias, e é possível escolher qual fator você quer focar e melhorar. Estão disponíveis, também, sons e vídeos para relaxamento, além de áudios ASMR, que executam uma massagem mental, relaxam e resultam em um sono profundo.

O carro chefe do Zen é o acompanhamento emocional, numa espécie de diário no qual o usuário pode registrar seu humor e manter um acompanhamento para futuras análises.

Disponível para Android e IOS, o aplicativo é gratuito, mas oferece compras dentro do app.

A meditação tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas por melhorar os mais diversos campos da psique humana. Se você sofre de ansiedade, depressão, stress ou fadiga, se aventurar no mundo da meditação pode ser uma ótima ideia. Isso, pois ela gera resultados significativos nas vidas pelas quais passa.

Dê uma chance para os aplicativos de meditação, e tente todos os que selecionamos até descobrir o que se encaixa melhor na sua rotina e nos seus anseios.

A meditação trabalha diretamente com o cérebro, por isso separamos um post interessante, no qual você pode conhecer 20 jogos de raciocínio lógico para exercitar o cérebro.

Curiosidade

E, para fechar com chave de ouro, aqui vai uma curiosidade para você! Você sabia que praticar o ato de meditação fortalece o sistema imunológico?

Além de todas as vantagens já citadas, meditar tem um papel central no equilíbrio do sistema imunológico. A Universidade da Califórnia fez um teste com 60 pessoas em um período de 3 meses. Dentre essas pessoas, metade meditava e a outra não. A parcela de pessoas que praticava meditação possuía 30% a mais de telomerase, enzima que ajuda na prevenção de doenças. Curioso, não?

Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre Dicas e Curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Todos os dias trazemos assuntos variados para te manter informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *