Pular para o conteúdo

Google Fit: o App de saúde do Google

celular com google fit

Uma vez que passamos grande parte do dia com um smartphone na mão, não seria ótimo poder utilizar o aparelho para manter o corpo em forma e ter hábitos mais saudáveis? Essa é a proposta do Google Fit, o aplicativo oficial da Google que estimula o cuidado com a saúde monitorando sua rotina e gerando relatórios completos sobre suas atividades físicas e hábitos diários.

Desenvolvida inicialmente para rodar em sistemas Android, a plataforma já está disponível também para iOS e permite armazenar e compartilhar informações sobre a sua rotina diária de atividades. Para isso o app monitora e gera estatísticas sobre os seus movimentos e organiza informações compartilhadas por outros aplicativos que gerenciam, por exemplo, suas horas de sono e sua alimentação. Tudo é apresentado em uma única plataforma com interface de design claro e simples.

Seja para começar a praticar exercícios físicos ou aumentar a intensidade deles com mais consciência e organização, a ferramenta gratuita promete ser uma boa aliada em obter resultados. Confira como funciona a plataforma.

Leia também: Conheça 6 aplicativos que vão te ajudar a relaxar

Google Fit e suas funcionalidades

O aplicativo de saúde da Google chegou ao mercado com a proposta de ser muito mais que uma planilha para guardar informações. Através de um conjunto de recursos chamados Interface de Programação de Aplicação (API), a plataforma combina dados de outros apps que funcionam como medidores e sensores para monitorar a saúde. A iniciativa tem parceiros de peso, como Nike, LG, Motorola e RunKeeper, o que incrementa suas funcionalidades e eficiência.

Relatórios de atividades

Para gerar relatórios o Google Fit captura de forma autônoma, através do smartphone ou relógio inteligente Android e iOS, informações sobre caminhadas, corridas e pedaladas. Com isso gera relatórios que podem ser diários ou semanais. Se utilizado de maneira isolada esta é a função básica do aplicativo, o que o torna muito similar a outros apps da categoria.

Entretanto, a plataforma tem como grande diferencial a capacidade de conectar-se a outros aplicativos de rastreamento de atividades físicas, reunir dados e gerar relatórios completos. A eficiência dos dados e capacidade de monitoramento do aplicativo vai depender diretamente da forma como você gerencia os seus controles e o alimenta com informações.

Metas e estatísticas no Google Fit

Um dos primeiros passos indicados para começar a utilizar a plataforma é estabelecer metas. Conforme o seu tipo de atividade e objetivos, elas podem ser de tempo, passos, calorias queimadas, distância, entre outros.

Assim que você dá início ao monitoramento dos exercícios físicos é possível levar em consideração velocidade, ritmo, elevação do trajeto e distância percorrida. Esses dados são armazenados de forma automática na sua conta Google e utilizados posteriormente para avaliar o seu desempenho na semana ou no mês. As estatísticas são apresentadas em gráficos de fácil leitura e compreensão.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Integração de dados

Como falamos anteriormente, a grande sacada do Google Fit está em reunir e cruzar informações de outros aplicativos de maneira inteligente. Desta forma, é possível ter avaliações completas da sua saúde, passando pela alimentação, qualidade do sono e atividades físicas. Para isso, a plataforma possui conectividade com dezenas de apps especializados em rastrear esses dados.

Vale lembrar que o acompanhamento automático das informações geradas durante a prática de exercícios requer que você carregue o aparelho com o aplicativo instalado no momento da atividade. Ou seja, se for praticar corrida, por exemplo, precisa ter junto ao corpo um relógio inteligente ou o seu smartphone. Para enriquecer ainda mais a base, alguns dados também podem ser inseridos manualmente.

Como emagrecer com o Google Fit

Todos sabem que emagrecer é um entre tantos benefícios de ter uma vida mais saudável. No caso do Google Fit esta é uma das consequências do conjunto de ações estimuladas pelo aplicativo através do controle e análise dos dados gerados. Se o seu principal objetivo é o emagrecimento, você pode começar por estabelecer como parâmetro uma meta em peso e atualizá-lo com frequência determinada para acompanhar o progresso.

A vantagem de usar o Fit como ferramenta de apoio em um projeto de emagrecimento é que você poderá ter uma visão detalhada da sua rotina. Desta forma, será possível buscar informações sobre o que está funcionando melhor ou não está gerando o resultado esperado, conforme os hábitos monitorados.

Personal trainer digital

O Google Fit foi lançado em 2014 e desde então passou por diversas atualizações e melhorias. A maior delas ocorreu no ano passado quando o app passou a contar com um tipo de personal trainer digital, além de ganhar novos recursos e passar por uma grande reformulação no visual.

A ferramenta de inteligência artificial que representa o personal trainer do Fit pretende ser como um coaching de desempenho físico. De acordo com os relatórios de monitoramento da rotina de atividades, o app gera dicas de exercícios personalizadas ao usuário para melhorar seus resultados.

A iniciativa foi lançada pela Google junto ao anúncio de parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação Americana do Coração (AHA). O apoio dessas organizações proporcionou um incremento na função da plataforma que passou a focar suas métricas principalmente em pontos cardíacos e minutos de movimentos. Ou seja, o usuário é incentivado a bater metas de minutos em movimento por dia através de atividades que estimulam o bombardeamento do coração.

Como começar a usar o Google Fit?

O primeiro passo para começar a utilizar o Google Fit é ter o aplicativo no seu smartphone. Muitos celulares com o sistema operacional Android já possuem o app instalado como padrão. Se não for esse o caso do seu aparelho não há problema, basta ir até a Google Play e baixá-lo. Nos aparelhos com sistema operacional iOS é necessário ir até a Apple Store e fazer a instalação. Em ambos casos o Fit está disponível gratuitamente.

Google Fit para Android

Após instalar o app, será necessário fazer um cadastro com suas informações básicas. Nesta etapa é importante informar com precisão dados como data de nascimento, peso e altura para que a plataforma indique atividades que são adequadas ao seu perfil.

Em seguida serão exibidos os termos e condições que você pode ler e clicar para ir adiante. Na próxima tela você verá um breve tutorial de como funciona o aplicativo.

Nos próximos passos você começará a definir suas metas. A primeira etapa será estabelecer quantos minutos de atividade física você pretende realiza por dia. Depois disso virá a meta de cardio, ou seja, quantos pontos você pretende acumular diariamente com exercícios de maior intensidade, como corrida e ciclismo.

Esses pontos irão representar o seu indicativo de esforço. Para obter melhores resultados e proteger a sua saúde, é indicado que essas metas sejam estabelecidas com o suporte de um médico e um profissional de educação física.

Google Fit para iOS

Após instalar o aplicativo através da Apple Store e abrí-lo você deverá logar na sua conta e, em seguida, selecionar a opção para monitorar automaticamente. O próximo passo é ativar todas as categorias e permitir acesso ao aparelho. Dadas essas permissões você começará a configurar seus dados iniciais. Primeiro ajuste os minutos de atividade física que você pretende programar por dia, depois faça o mesmo com os pontos cardio.

Na tela inicial do aplicativo são mostradas as principais informações sobre a sua rotina. Ao deslizar para cima você acessa os gráfico e também as opções para inserir manualmente registros de peso e altura, além de atividades. Entre as abas você pode alternar entre “Diário” para ver os seus dados e gráficos ou “Perfil” para ver suas informações básicas e alterar configurações.

Além do Google Fit existem outros aplicativos para monitoramento da saúde, mas será que apps para emagrecer funcionam? Confira neste outro artigo do Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *