Pular para o conteúdo

O que é e como funciona o Airbnb: saiba tudo sobre este serviço

  • por
celular com app airbnb

O Airbnb é uma plataforma online que conecta pessoas e espaços para se hospedar e ter novas experiências no mundo inteiro. Trata-se de uma ferramenta digital em que é possível alugar quartos, casas e diferentes tipos de acomodações de pessoas comuns.

Na prática, as pessoas disponibilizam suas casas, apartamentos e outros espaços para locação, substituindo o aluguel de hotéis e pousadas.

Entre as vantagens estão os preços mais acessíveis e a oportunidade de viver como um morador local. Embora existam opções com preços mais altos e a possibilidade de se hospedar em locais semelhantes a hotéis de luxo, ou apartamentos elegantes e casas tradicionais.

Além das acomodações, o Airbnb também oferece experiências. Isto é, pessoas que oferecem oficinas, tours, sessões fotográficas, práticas de esportes e outras atividades pela plataforma – sem necessariamente oferecer um quarto ou casa.

O serviço tem ampliado a fonte de renda de milhões de pessoas no mundo, facilitando viagens e ampliando a concorrência para os serviços tradicionais.

Quer saber mais sobre o Airbnb? Então, continue a leitura e entenda como funciona a plataforma e os detalhes do serviço que cresce a cada dia no mundo.

Leia também: Aplicativos para viagens: conheça os melhores de 2019

Como usar o Airbnb

Para usar o Airbnb basta acessar o site e iniciar a busca por um ou mais quartos na cidade e data desejada. A plataforma irá apresentar diversas opções disponíveis, com imagens de cada local e as informações sobre os anfitriões.

Ao escolher o local que deseja alugar, basta clicar em Reservar e fazer o cadastro na plataforma. A partir da reserva, é possível entrar em contato com o anfitrião para tirar dúvidas ou pedir algum serviço adicional.

Com a reserva feita, basta pagar o valor final indicado antecipadamente e comparecer ao local na data reservada. Como boa prática do serviço, é importante fazer a avaliação do local alugado e do hóspede recebido.

Quais as formas de pagamento?

Entre as inúmeras facilidades e vantagens do Airbnb estão os preços e as formas de pagamento, tanto para o anfitrião quanto para os hóspedes.

Os anúncios são registrados gratuitamente na plataforma, sem taxas de cadastro ou filiação. O Airbnb cobra apenas a taxa de serviço do anfitrião a cada nova reserva, que pode variar de 3 a 5%.

Os preços são definidos por cada anfitrião, a partir da região e instalações oferecidas. O anfitrião também pode definir taxas adicionais, conforme exigências ou pedido dos hóspedes ou ainda em épocas específicas do ano, como a alta temporada de verão em casas de praia. Da mesma forma, é possível definir descontos para hóspedes que ficam mais tempo na casa.

Após o anfitrião aceitar a reserva de um novo hóspede, o Airbnb faz a cobrança online antecipada – evitando o risco de não receber o pagamento. O hóspede pode pagar por cartão de crédito, Pay-pal ou outras plataformas disponíveis no país de origem.

O valor é repassado por depósito, Pay-pal ou outras formas disponíveis, 24 horas depois do horário de check-in marcado pelo hóspede. Para saber mais informações sobre o pagamento e repasses do Airbnb.

Vale destacar que o Airbnb tem três modalidades de Políticas de Cancelamento das reservas realizadas. Os anfitriões podem decidir qual adotar, se Flexível, Moderado ou Rigorosa.

Em cada caso há normas e um tempo determinado para o hóspede cancelar a reserva e receber, ou não, o reembolso do valor pago antecipadamente.

Ao aceitar uma nova reserva, o anfitrião poderá ver quantos cancelamentos o hóspede teve nos últimos 12 meses e decidir se quer recebê-lo ou não.

Leia também: E-book grátis: conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Onde tem AirBnb?

Em qualquer lugar do mundo. Ao todo são mais de 2,9 milhões de anfitriões espalhados pelos cinco continentes. O Airbnb estima que por mês sejam adicionados mais de 14 mil novos anfitriões à rede. Por noite, são registradas mais de 800 mil estadias.

Na página inicial da plataforma são recomendados alguns locais para estadias, experiências, aventuras e restaurantes em inúmeras cidades e países.

Nas sugestões de acomodações são apresentadas casas de todos os tamanhos e estilos, tais como:

  • casas e apartamentos de luxo, com piscinas e vistas deslumbrantes;
  • casas ecológicas, com materiais naturais e estilo mais rústico;
  • casas com formatos e estruturas diferentes, etc.

De fato, a arquitetura das casas e apartamentos espalhados pelo mundo são bastante surpreendentes e são marcadas pelo estilo cultura de cada anfitrião. Diferente de hotéis e pousadas que por vezes são padronizados.

Para descobrir novos lugares e possibilidades para se hospedar em outra cidade no Brasil ou qualquer outro país, basta fazer uma busca no site do Airbnb.

O AirBnb é confiável?

O Airbnb possui vários sistemas de segurança tanto para os hóspedes quanto para os anfitriões. Desde a etapa de verificação de dados, até o pagamento e avaliações de cada experiência.

Para poder fazer uma reserva ou se tornar um anfitrião, o novo membro da comunidade do Airbnb deverá ter a sua identidade verificada, a partir do envio de documentos oficiais como carteira de motorista, passaporte ou carteira de identidade.

Com isso, o Airbnb faz a verificação da imagem dos documentos e dados dos hóspedes e anfitriões. As informações são checadas em listas de observação regulatórias, de terrorismo e de sanções no mundo inteiro. Nos Estados Unidos também é realizada uma verificação de antecedentes.

Outro processo que amplia a segurança do Airbnb é o próprio sistema de avaliações e recomendações dos usuários. A cada nova hospedagem, os anfitriões fornecem avaliações sobre a pessoa ou grupo hospedado.

Assim antes de aceitar um novo hóspede, o anfitrião pode verificar os comentários de outros anfitriões que já hospedaram a pessoa e decidir se quer ou não recebê-la em sua casa

Da mesma forma, ao buscar um novo local para hospedagem é possível consultar todos os comentários de outros hóspedes, que em geral dão bastante detalhes sobre o local, segurança e o contato com o anfitrião.

Esses comentários e avaliações formam uma rede de segurança espontânea, em que os membros fornecem informações e notas sobre suas experiências.

Segurança das residências

Outro ponto importante da segurança para os hóspedes são as instalações oferecidas. O Airbnb não é o responsável por isso, mas sim os anfitriões que são incentivados a instalar detectores de fumaça e monóxido de carbono em suas casas.

Não é algo obrigatório, mas nos anúncios são indicados os sistemas de segurança da casa, bem como informações da segurança na região onde o móvel está localizado.

O Airbnb oferece gratuitamente alarmes de fumaça e monóxido de carbono autônomo, alimentado por bateria para os anfitriões elegíveis e em países específicos.

Assim, vale a pena perguntar ao anfitrião se a casa possui sistema de segurança, e se a manutenção está em dia. Outros recursos de segurança como kit primeiros socorros e extintor de incêndio também podem ser oferecidos pelos anfitriões.

Reembolso de danos

Todos os anfitriões possuem um seguro contra danos a propriedade de até US$1 bilhão. Inicialmente os danos, como perda de chaves ou a quebra de algum objeto, devem ser pagos pelos hóspedes.

Mas caso o hóspede não possa ou decida não pagar, o Airbnb possui uma política para reembolso de danos.

No caso, não são reembolsados os danos causados por animais domésticos, desgastes pelo tempo, ou registrados em áreas coletivas de prédios ou condomínios. O anfitrião deverá enviar fotos, recibos ou outros documentos que comprovem os dados.

Mas vale destacar que alguns itens podem ter limitações para cobertura de danos, por exemplo, obras de arte, antiguidades, móveis, jóias, tapetes valiosos e itens de colecionador. O anfitrião da casa deverá consultar a cobertura antes de disponibilizar o móvel para locação – ainda que seja apenas de um quarto.

Em resumo…

O Airbnb é uma plataforma online que permite alugar quartos ou móveis completos, substituindo o tradicional aluguel de hotéis e pousadas. Além dos preços mais acessíveis, o serviço tornou-se popular pela possibilidade de qualquer pessoa tornar-se anfitrião, e ganhar uma renda extra.

Mais do que acomodações, o Airbnb oferece a possibilidade de ter novas experiências e o contato com pessoas de diferentes regiões, culturas e histórias.

Que conhecer outras tendências de serviços digitais? Leia também sobre o aplicativo de caronas BlaBlaCar e  e saiba como funciona o Uber.

Então, acompanhe ao nosso Blog e fique por dentro de todas as novidades da internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *