Pular para o conteúdo

Quais são os acidentes relacionados ao uso do celular

acidentes relacionados ao uso do celular

Em todo o mundo já é grande o número de acidentes relacionados ao uso do celular. As ocorrências vão desde casos leves, como choques e lesões por distração ao caminhar com o aparelho nas mãos, até casos mais graves, como acidentes de trânsito com morte.

Esse novo contexto gerou a necessidade de criar punições pelo uso indevido dos smartphones. Você sabe em quais situações pode ser multado?

Neste artigo vamos falar sobre isso e os principais tipos de problemas gerados pelo mal uso dos aparelhos, além de ver alguns cuidados de segurança necessários para evitar imprevistos desse tipo. Confira!

Leia mais: Conheça tecnologias para deixar a sua casa inteligente

Jovens são os mais afetados por acidentes relacionados ao uso do celular

Quando estiver andando pela rua, preste atenção a quantas pessoas estão caminhando com os olhos grudados na tela do telefone. Pior ainda é reparar na quantidade de motoristas distraídos por estarem atendendo a ligações ou digitando mensagens enquanto estão ao volante.

Infelizmente essas são cenas normais em qualquer lugar, tanto que muitas vezes nem percebemos que estão ocorrendo, e, inclusive, fazemos o mesmo. A naturalização do uso indevido dos smartphones, entretanto, gerou uma nova demanda de segurança, que busca a prevenção de acidentes relacionados ao uso do celular.

Talvez pela proximidade com a tecnologia, os jovens são as principais vítimas desse tipo de ocorrência. Segundo pesquisa publicada pela Associação Médica Americana, aumentou significativamente o número de lesões leves em jovens com 13 a 29 anos nos Estados Unidos.

O crescimento desses casos nos últimos 20 anos está diretamente relacionado a acidentes ocasionados por distrações durante o uso do celular. Os dados divulgados recentemente são o reflexo de uma nova realidade, a da era digital.

Acidentes leves e graves são cada vez mais comuns

No Japão uma nova sinalização de trânsito virou assunto mundial. As ruas das principais cidades ganharam avisos no chão alertando os pedestres para que prestem atenção aos cruzamentos. A ideia inicialmente parece absurda, mas já reduziu os casos de acidentes por distrações causadas pelo uso do smartphone.

Os acidentes relacionados ao uso do celular por pedestres estão entre os mais comuns e podem levar a danos leves, gerados por choques em obstáculos e em outras pessoas, mas também podem causar atropelamentos sérios.

O levantamento publicado pela Associação Médica Americana constatou também que as lesões mais comuns nesse tipo de acidente são cortes na cabeça e no rosto. Porém, também ocorrem contusões em diversas partes do corpo e até danos a órgãos internos.

Acidentes relacionados ao uso do celular no trânsito

Cerca de 20% dos brasileiros admitiram usar o celular enquanto dirigem, em pesquisa realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O estudo revela ainda que 94% dos acidentes de trânsito são causados por distração. Em grande parte deles a imprudência praticada é o uso de smartphone para realizar uma chamada ou enviar mensagens.

O resultado de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde também é alarmante. Nela, um em cada cinco motoristas admitiu que usa o celular enquanto dirige.

Ainda, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do aparelho ao volante é atualmente a terceira maior causa de acidentes fatais no trânsito. A pesquisa mostra que chega a 150 o número de mortes por dia no país em casos de motoristas usando celular enquanto dirigem.

Punição para motoristas que dirigem ao celular

O uso de aparelho celular ao dirigir é considerada uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e implica em pelo menos sete pontos na carteira de motorista e uma multa de aproximadamente R$300.

Apesar disso, a falta de monitoramento e fiscalização em maior escala faz com que poucos casos realmente sejam punidos. Isso aliado à falta de conscientização entre os motoristas torna a situação ainda mais grave.

Uso consciente evita acidentes por uso do celular

Sabemos que o aumento de acidentes relacionados ao uso do celular é um problema relativamente novo na sociedade. Entretanto, isso não justifica que atitudes prejudiciais sejam mantidas. Muitos dos casos ligados ao tema podem ser evitados com uma simples mudança de consciência e de postura diante de cada situação.

As novas tecnologias trouxeram muitos benefícios e praticidade à nossa rotina. Entretanto, equilibrar o uso dos dispositivos móveis é fundamental para melhorar a qualidade de vida e evitar acidentes dos mais diferentes tipos.

Veja algumas pequenas atitudes que podem aumentar a sua segurança ao usar o celular:

Atenção ao trânsito

Seja como motorista ou como pedestre, a atenção ao trânsito é fundamental para se locomover em qualquer cidade. Evite usar o celular enquanto está caminhando, principalmente para ler ou escrever mensagens. Se precisar fazer isso, pare e execute a tarefa em um lugar tranquilo e seguro.

Se você estiver ao volante, a indicação é de prestar ainda mais atenção. Na velocidade, nos sinais e cruzamentos, nos pedestres, motociclistas e ciclistas.

Para quem dirige o estímulo do próprio trânsito já tem distrações suficientes que podem provocar acidentes. Imagine se você estiver com apenas parte da sua atenção na tarefa de dirigir? Deixe o celular de lado por pelo menos esse tempo e esteja ciente do seu papel como motorista.

Fique atento ao bater fotos

Por incrível que pareça, é cada vez maior o número de acidentes, inclusive com mortes, por distração ao bater uma foto. A facilidade de ter uma câmera nas mãos a todo momento acaba virando um inconveniente e pode causar sérios problemas se você não estiver atento ao local onde a foto está sendo tirada.

Seja uma foto comum ou uma selfie, fique sempre atento ao chão e ao local por onde está pisando. Não se arrisque, pois um bom ângulo pode custar a sua vida e colocar em risco a de outras pessoas também.

A sua saúde em primeiro lugar

Problemas de saúde que afetam a visão, a coluna cervical e as articulações das mãos e dedos são apenas algumas das incidências registradas em decorrência do uso excessivo do celular.

Além de controlar o tempo de uso do aparelho, cuide a sua postura ao olhar para a tela, procure não dobrar tanto o pescoço. Regular o nível de brilho da tela e o tamanho da fonte também ajuda a deixar a sua visão mais confortável.

Não quer precisar estar tão atento ao trânsito? Conheça os melhores aplicativos de carona e evite pegar a direção!

Gosta de estar sempre bem informado sobre celulares, computadores e tecnologia em geral? Então, não perca nenhuma conteúdo do nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *