Veja 5 dicas para arrasar na foto selfie

Há quem pense que as selfies só surgiram depois da internet e com a fotografia digital, mas a história do autorretrato é mais antiga do que você imagina. Neste artigo, você encontrará a história da selfie, as fotos mais famosas da história e dicas de como arrasar na imagem. 

Para começo de conversa, você precisa saber que as selfies nada mais são do que autorretratos fotográficos. Hoje em dia é fácil tirar uma selfie, basta usar a câmera frontal do seu celular, mas nem sempre foi assim. Muitas selfies eram tiradas na frente do espelho ou então, segurando a câmera fotográfica na sua frente, sem saber exatamente o que estava sendo fotografado.

O termo “selfie” surgiu na Austrália, em 2002 e é uma abreviação da palavra inglesa Self-Portrait, que significa autorretrato e foi registrada pela primeira vez em um fórum online.

Leia também: FaceApp: veja como funciona o aplicativo que envelhece as pessoas

5 dicas para tirar uma boa selfie

Para tirar uma boa selfie é importante prestar atenção em alguns pontos principais, como a luz, o ambiente e o ângulo.

1- Utilize a iluminação correta

Para a foto ficar com uma boa qualidade e evitar sombras, é importante que a fonte de luz esteja sempre na sua frente. Caso você tire uma foto, onde a fonte de luz esteja nas suas costas, o seu rosto ficará escuro e o foco estará todo em sua silhueta. Se a fonte de luz vier de cima, o seu rosto pode ficar com sombras, deixando profundas olheiras, por exemplo.

O ideal é que a fonte de luz seja maior do que o seu rosto, pois assim ele ficará iluminado de forma homogênea. A luz natural costuma ser melhor, pois atribui à foto um aspecto mais natural de cores. Já as luzes artificiais, como brancas ou amarelas, podem distorcer as cores, deixando seu rosto mais pálido ou amarelado.

A fonte de luz também não deve ser direta e forte, e sim indireta e difusa, por isso o flash não é recomendado.

Veja algumas dicas para tirar boas fotos:

  • Posicione-se na frente de uma janela para usar a luz natural. A luz do sol está muito forte? Então coloque uma cortina fina (ou um pano) na frente da janela para deixá-la mais difusa;
  • Para fotos noturnas, ou com luz artificial, a dica é se posicionar de frente para um abajur, pois sua luz costuma ser menos intensa e a cúpula faz com que ela não seja direta.

2- Defina o ângulo ideal para sua selfie

O ângulo da sua foto também faz muita diferença. Para selfies o ideal é que você posicione o celular mais alto do que seu rosto e que a foto fique “de cima para baixo”. Isso faz com que seu rosto se afine, as sombras diminuam e o espaço da imagem torna-se mais amplo. Assim, aparecem mais detalhes como o seu cabelo ou o ambiente.

Se a foto for tirada de baixo para cima, a tendência é que o rosto fique mais largo. Além disso, a luz formará  sombras que deixarão o seu pescoço mais grosso.

Normalmente o melhor ângulo do rosto de uma pessoa, é o lado em que ela possui mais controle de suas expressões. Para descobrir isso, basta saber qual lado você costuma usar para arquear a sobrancelha e piscar com um olho só. Além dessa dica, vale se conhecer, olhe para o espelho e tire várias selfies para encontrar o seu melhor ângulo.

Leia também: Gopro 7: pontos positivos e negativos

3- Cuide da sua postura e do cenário

É importante você estar com uma boa postura ao tirar uma selfie. Para uma boa pose, endireite as costas, empurre os ombros para trás e posicione levemente o seu queixo para cima.

Além disso, é importante cuidar o ambiente onde a foto está sendo tirada. Existem inúmeros casos na internet, onde uma simples selfie acabou chamando mais atenção  por objetos indevidos aparecendo ao fundo da foto. Sendo assim, garanta que sua foto terá um plano de fundo bonito, ou neutro.

4- Utilize aplicativos para melhorar a selfie

Segundo a blogueira e apresentadora Mari Moon, o ideal é utilizar algum aplicativo de fotos para tirar a selfie, e não o aplicativo nativo da câmera do seu celular. Isso porque aplicativos como o Instagram, Snapchat ou Huji possuem filtros e opções que podem valorizar a sua imagem.

Algumas pessoas gostam de criar uma “identidade” para suas selfies, seguindo sempre um padrão. Mari Moon, por exemplo, conta que sempre gostou de tirar fotos fazendo caretas ou poses que remetem a desenhos japoneses e busca sempre usar os mesmos filtros.

5- Tire as melhores selfies em grupo dando um passo à frente

Hoje em dia é muito comum as selfies em grupo, quando todos querem aparecer na foto, ainda mais em shows ou comemorações. Mas é sempre muito difícil, às vezes quase impossível, encaixar todas as pessoas na tela do celular.

A dica de ouro para esse tipo de foto é: a pessoa que vai bater a foto, deve se posicionar mais à frente do restante do público da selfie. Dessa forma, o ângulo da foto fica maior e mais pessoas vão aparecer na imagem.

Leia também: Tik Tok: o app mais baixado que Facebook e Instagram

Curiosidades sobre as selfies

A primeira Selfie da história foi tirada em 1839

A história da selfie começou há muito tempo, mais precisamente em 1839. Relatos dizem que o primeiro autorretrato fotográfico foi tirado por Robert Cornelius na Filadélfia, nos Estados Unidos. O vendedor de lâmpadas havia tirado a foto, aos 30 anos de idade, do lado de fora de sua loja. Naquela época era necessário ficar parado por mais de 15 minutos em frente à câmera.

selfie

A famosa Selfie na frente do espelho

Quem viveu nos anos 2000 com certeza se lembra das famosas selfies na frente do espelho. Era o começo da febre das câmeras digitais. Mas não foi nessa época que esse “estilo” de fotografia surgiu.

Em 1914, a duquesa Anastásia Nikolaevna, de apenas 13 anos, tirou a primeira selfie na frente do espelho. Ela enviou a sua foto com uma carta para o seu pai, Nicolau II. Na carta ela havia dito que foi difícil tirar a foto, pois suas mãos estavam trêmulas.

Esse tipo de foto ganharia popularidade nos anos 2000, principalmente com o surgimento das redes sociais.

selfie

Selfie é considerada a Palavra do Ano

Em 2013 a palavra Selfie teve um aumento de 17.000% em suas buscas, sendo então classificada como a “palavra do ano” pelo dicionário Oxford. Neste mesmo ano algumas selfies ficaram famosas. Um exemplo é a foto do então presidente americano Barack Obama com David Cameron e Helle Thorning, primeiro-ministro dinamarquês.

A famosa Selfie do Oscar

No ano seguinte, em 2014, a apresentadora do Oscar Ellen DeGeneres disse que queria ter a foto mais retuitada de todos os tempos. Então ela tirou a famosa “Selfie do Oscar” ao lado de grandes nomes como Bradley Cooper, Jennifer Lawrence,  Meryl Streep, Brad Pitt, Angelina Jolie, entre outros. A foto então alcançou o seu objetivo e foi considerada a foto mais retuitada da história, perdendo seu posto apenas em 2017, para o Tweet de um garoto que pediu Nuggets ilimitados por um ano para uma rede de fast-food americana.

selfie
Em 2014, a apresentadora Ellen DeGeneres reuniu astros como Bradley Cooper, Jennifer Lawrence,  Meryl Streep, Brad Pitt e Angelina Jolie na selfie que até 2017 era a mais retuitada da história. Foto reprodução Twitter

 

E se as fotografias mais famosas da história fossem Selfies?

O jornal sul-africano, Cape Times, criou uma campanha muito divertida com o nome “You can’t get any closer to the news”, em português “Você não pode ficar mais perto da notícia”.

Na campanha o jornal reproduziu as fotos mais famosas da história, como se tivessem sido tiradas em formato de selfie. A campanha viralizou na internet e as imagens ficaram sensacionais. Abaixo você encontra alguma delas:

selfie
Príncipe Willian e Kate Middleton no casamento. Reprodução/Cape Times
selfie
John Kennedy com a sua mulher, Jackie, comemorando a vitória da eleição para presidente dos EUA. Reprodução/Cape Times
selfie
Beijo na Times Square. Reprodução/Cape Times

Gostou do artigo? Veja mais dicas e curiosidades sobre tecnologia e telecomunicação no nosso blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat