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Armários para receber encomendas: lockers chegam ao Brasil

Todo mundo que faz compras online e não tem como receber em sua casa a encomenda sabe o medo que dá de perder a mercadoria. Pensando nisso, chegaram ao Brasil os armários para receber encomendas. Desde 2018, eles estão nas estações de metrô do Rio de Janeiro e são a nova solução para receber seu produto quando não houver alguém em casa.

Esses tipos de armários são conhecidos fora do país como Lockers, um modelo popular no exterior. Eles já são sucesso nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.  Em 2018, começaram a ganhar espaço no Brasil e, apesar de ainda não estarem disponíveis em todos os centros urbanos, podem virar uma febre nos próximos anos.

Na experiência internacional, a ideia das empresas é reduzir custos de frete e oferecer, de quebra, mais comodidade à clientela. No Brasil, a proposta está sendo uma inovação e, principalmente, uma alternativa. Além de o preço do frete de compras online vindas do exterior serem altos, o cliente acabava perdendo tempo para receber os produtos. 

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Como tem funcionado no Brasil

Os armários para receber encomendas estão presentes nos metrôs do Rio de Janeiro, em 38 das 41 estações do transporte coletivo. O serviço é oferecido em parceria de MetrôRio e CliqueRetire.

A proposta, além de ajudar na entrega de compras online, visa a facilitar a vida de moradores que residem longe dos Correios e das transportadoras. Ou seja, moradores de localidades de pouco acesso. Ter um armário em um local de fácil acesso e que ajude no recebimento auxilia inclusive pessoas que residem em lugares sem endereço postal.  

Quando surgiu a proposta, ela veio para solucionar o problema de 47% dos clientes de e-commerce do Rio de Janeiro. Essa população tinha dificuldade de receber os produtos comprados de forma online por residirem em áreas que são consideradas de risco ou que, simplesmente, não possuem endereço postal.

Agora, você não precisa mais dar o endereço de um amigo ou familiar para receber suas encomendas. Basta optar pelo serviço no ato da compra do produto na loja online. Cada estação possui 80 armários para receber encomendas, e os clientes podem efetuar compras de mais de 40 milhões de produtos para ser recebidos dessa forma. 

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Como funciona

Para receber é muito fácil. Quando o cliente efetua sua compra em lojas credenciadas com o serviço de armário, recebem um QR Code no e-mail para efetuar a retirada. Ao fazer a leitura desse código na porta do armário, ela abre automaticamente. O cliente não recebe nenhum tipo de cobrança pelo serviço de retirada na estação. Embora a empresa possa realizar a cobrança pelo serviço durante a compra. Então, é sempre bom estar atento. 

Até o momento, não sabemos quais lojas são todas as lojas parceiras. Porém, sabemos que algumas como Casas Bahia, Extra e Ponto Frio possuem o serviço de lockers, com um pouquinho de diferença do disponível nos metrôs. As entregas funcionam pela Via Varejo, donas das redes de lojas explicitadas acima, em conjunto com a rede de postos Ipiranga. Os armários para entregas de encomendas dessas lojas estão espalhados nos postos de gasolina/combustíveis de São Paulo e Rio de Janeiro. Também, estão presentes em 43 agências dos Correios de 11 estados brasileiros.

No caso dos armários da Via Varejo, a opção é uma parceria entre a rede de lojas e o sistema de autoatendimento Retira Rápido. O serviço ainda permite a retirada do produto em lojas físicas. Comprando online, o cliente escolhe a loja de sua preferência para a retirada.

Como retiro meu produto?

O cliente fica sabendo da entrega de seu produto por e-mail, bem como pelo celular cadastrado na compra. O sistema é baseado totalmente no autoatendimento. Os produtos só poderão ser recebidos pelo comprador por meio do escaneamento do código de segurança que é enviado pelo celular. 

Os lockers são administrados pelo sistema Clique&Retire, que também é uma empresa de logística. A ideia é seguir o caminho já utilizado pelos Lockers nas modalidades de frete nos Estados Unidos e na Europa. Além do Rio de Janeiro, a opção também funciona em São Paulo, em lojas de conveniência da rede BR Mania. No Rio de Janeiro, soma-se essa rede com a presente nos metrôs. 

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Principais serviços de Lockers

Via Varejo

Primeiramente surgiram no Brasil os armários para receber encomendas das redes Casas Bahia, Extra e Ponto Frio. No início de 2018, as empresas implementaram o novo sistema de entrega em vários postos de combustíveis na cidade de São Paulo e também do Rio de Janeiro. O serviço tem facilitado a vida de muita gente e funciona 24h por dia. Ótimo para quem quer escolher o horário para retirada que melhor se adeque a seu tempo. 

Amazon Locker

Amazon Locker, famoso nos Estados Unidos, já possui no Brasil mais de 3 mil armários espalhados. No site da empresa, o serviço está descrito como: “Em vez de entregar um pacote ao seu endereço, você pode selecionar um local do Amazon Locker e retirá-lo em um momento conveniente para você”. A encomenda fica disponível por três dias e não custa a mais no bolso do cliente. 

Para que um cliente da Amazon retire o produto, ele precisa inserir o código único que recebeu por e-mail/mensagem, ou, também, pode escanear o código de barras usando o leitor disponível no armário. 

Além de recebimento, o serviço também funciona como devolução. O cliente faz o mesmo procedimento, usando o locker como um dropoff – uma caixa de descarte. Assim, em vez de você retirar, quem vai retirar e devolver à Amazon são os transportadores da empresa.

Lojas de compras com opção Lockers

Além dos armários, precisamos saber quais lojas ofertam essa modalidade de entrega. A maioria delas são lojas virtuais. No Brasil, temos a Magazine Luiza, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e a Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra). Além delas, o Mercado Livre, que permite a retirada nas agências dos Correios. A Magazine Luiza, que já citamos, possui esse serviço de escolha, mas voltado à retirada em lojas físicas.

Nos metrôs, o CliqueRetire está presente em 28 estações do Rio de Janeiro. Em São Paulo não há um número exato declarado. Já sobre o Retire Rápido, a previsão em 2018 era instalar 200 armários eletrônicos em São Paulo e também Rio de Janeiro nas lojas de conveniência BR Mania, nos postos de combustíveis Petrobras. O serviço também está presente na rede Ipiranga. 

Facilidades

O que tem de melhor nesse serviço? Primeiramente, a comodidade de recebimento de encomendas. Em segundo, os armários para entrega de encomendas facilitam o horário do cliente. Ele pode escolher qualquer horário para retirada, pois o serviço costuma funcionar 24 horas por dia.

Além disso, o custo é muito mais barato do que contratar uma transportadora para entregar na porta de casa. Isso, porque as transportadoras acabam fazendo entregas mais volumosas em um único lugar: onde estão os armários.

Por fim, uma última facilidade é a própria segurança da retirada. Você não corre o risco de que o produto seja retirado por outra pessoa. Somente o cliente com o código disponível pode abrir os armários. 

Pontos negativos

Apesar das facilidades de que falamos, ainda o cliente pode cair em algumas ciladas com o serviço. Por exemplo, com mais gente procurando por ele, menos locais de entrega estarão disponíveis. Para melhorar isso, as empresas que dispõem do serviço no Brasil terão que ampliar a instalação de armários. 

Outra questão, em relação aos armários, está nas taxas de implementação e manutenção que são cobradas dos proprietários dos pontos de retirada. Esse pode ser um entrave a dificultar a ampliação do serviço.  

O que esperar daqui pra frente?

Daqui adiante é esperar pelo crescimento deste mercado, seguramente. Com mais gente querendo fazer compras com o serviço, maior serão a melhoria e a ampliação dessa nova modalidade de entrega no país. 

Espera-se, ainda, que a clientela receba de forma cada vez mais positiva  o serviço, para que assim sirva como alternativa às entregas em zonas de risco, geralmente prejudicadas.

Gostou do nosso artigo sobre os armários para receber encomendas? Então, fique atento ao que publicamos no Compara Plano e esteja inteirado das novidades sobre tecnologia no país.

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