Comprar livros de forma online ficou cada vez mais fácil, seja por livrarias nacionais e internacionais, seja por sites especializados em sebos virtuais. A Estante Virtual é um desses últimos que citamos. Ela foi criada em 2005 e reúne sebos de todo o Brasil em uma só plataforma.
O site nasceu de um projeto de startup do carioca André Garcia, e é famoso em vendas de livros. Após 12 anos de existência, a empresa hoje faz parte da rede da Livraria Cultura.
Para quem é amante de uma boa literatura e colecionador de obras raras, na plataforma da Estante Virtual você pode se surpreender. Nela, é possível encontrar livros raros, ou que já se esgotaram nas grandes livrarias, por um preço bem mais acessível. O leitor encontra no site mais de 16,5 milhões de livros, dentre eles, seminovos ou usados com mais tempo de uso.
Para se ter uma ideia, a empresa possui cerca de 2,5 mil vendedores de livros cadastrados no site. Quando se fala em compradores assíduos do site, o número cresce ainda mais. Ao todo, são cerca de 5 milhões de usuários cadastrados na empresa, e aproximadamente 10 mil livros vendidos por dia. É praticamente uma livraria nacional com um livro vendido a cada 5 segundos.
Leia também: Dicas de obras para ler na Google Play Livros
O que é a Estante Virtual
Ao longo de sua trajetória de vendas, a Estante Virtual chegou à marca, em 2018, de mais de 20 milhões de livros vendidos. A empresa, em seu site, diz que conecta vendedores a leitores, “ampliando a diversidade literária e o acesso à leitura por meio de uma plataforma tecnológica e inovação com capital e time 100% nacional”.
Dessa forma, os clientes que já são frequentadores de sebos físicos podem encontrar um diferencial na internet. Um único portal com um acervo de mais de 15 milhões de livros cadastrados.
A proposta da empresa é reunir em um só lugar acervo de livros até pouco tempo dispersos, “para facilitar a vida de leitores, em busca de diferentes obras”. A Estante Virtual se tornou referência em livros acadêmicos, bem como lugar frequente para amantes da literatura.
Como funciona o site
Primeiramente, assim como em toda livraria, o cliente precisa fazer um cadastro para efetuar suas compras online. Após isso, já pode pesquisar os livros de sua preferência. Caso o encontre, é só direcioná-lo para o carrinho de compras. Logo na barra superior do site, você encontra uma caixa de pesquisa por título ou autor, facilitando na busca de seu livro pretendido.
Depois desse processo de busca, bem similar ao de outros sites de compras de livros, acontece um caminho diferente: o vendedor poderá em contato. Por email, esse contato serve para satisfazer dúvidas, questões em aberto e para dar andamento à compra de maneira geral. Contudo, se não houver nada nesse sentido, essa etapa pode ser pulada. Depois dessa interação – caso haja – e de confirmado o pagamento, o livro é enviado para o endereço cadastrado.
Assim como nos demais sites, é cobrada a taxa de frete. Quando a compra é feita, dependendo do peso do produto, o frete será cobrado com o valor respectivo. Além disso, o objeto pode ser enviado tanto por encomenda normal – o PAC – quanto por Sedex. Vai depender da preferência do cliente e da comodidade esperada.
Uma dica para quem é ainda principiante no site é fazer várias compras de uma só vez de um mesmo vendedor, se possível. Desse modo, você pode acabar pagando por um único frete, o que pode compensar o preço de um livro que esteja acima do pr犀利士
eço de outro livreiro.
Depois da compra, o cliente tem acesso ao código para rastreamento da encomenda, o que permite acompanhá-la até a chegada ao destino.
O que acontece depois da confirmação de compra
Como falamos, depois da compra o cliente recebe o código para rastreamento do produto. O rastreamento é feito pelo site dos Correios, e pode direcioná-lo a verificar desde o processamento do pagamento e postagem do produto até a saída para entrega e recebimento do objeto em casa.
Em relação ao tempo de entrega, vai depender da localização do cliente. Isso, porque locais mais distantes do local de destino dependem do tempo de transporte. Um produto cruzando o país de norte a sul pode demorar de uma semana a 15 dias de transporte. Além disso, o vendedor tem um prazo de dois úteis após a confirmação do pagamento para enviar a mercadoria para o cliente.
Leia mais: Os melhores sites para compras do país. Clique aqui.
Vale a pena comprar na Estante Virtual
A plataforma Estante Virtual é um grande diferencial para quem ama literatura e quer encontrar comodidade ao comprar livros. Por isso, acaba sendo um espaço apropriado para busca e compra com facilidade, além de preço mais em conta. Ou seja, não pesa no bolso e ainda reúne uma variedade imensa de livros.
Por exemplo, você pode encontrar preços até 50% mais baixos do que encontraria numa livraria. Ainda, ajuda a expandir a economia sustentável, pois, em vez de comprar um livro novo, você adquire um livro usado que estava parado. São livros novos ou seminovos, muitas vezes valendo mais a pena do que gastar mais com algo novo.
Além disso, a Estante Virtual dispõe de recomendações e curadorias de livreiros e especialistas convidados, ajudando os leitores a escolher livros que sejam mais próximos ao seu gosto. Você pode ainda encontrar livros raros, esgotados e, de quebra, encontrar algum autografado, vez ou outra. Acaba levando uma relíquia para casa!
Vale a pena vender na Estante Virtual?
Segundo a empresa, eles são “um canal de vendas especializado em livros, com público altamente qualificado”. Assim, os vendedores podem ter acesso a mais compradores do que teriam em uma loja física apenas. O alcance é maior.
A Estante exemplifica em seu site que chega a ter 45% de vendas fora da região sudeste, ou seja, abrange todo o país e costuma ter 14 buscas por segundo no horário comercial.
Então, para quem não tem conseguido alavancar suas vendas físicas, a Estante Virtual é uma opção para mudança de foco de vendas. Além disso, tem alcance maior de um público potencialmente interessado pelo produto.
O site é seguro?
A empresa é totalmente compromissada com a privacidade e a segurança da clientela, bem como também com as de seus vendedores. Possui proteção contra o roubo de dados, usando o certificado SSL (Secure Sockets Layer). Assim, o cliente e os vendedores encontram um serviço totalmente seguro.
Em relação à forma de pagamento, a Estante Virtual, em “Nossas Garantias” do site, apresenta a explicação sobre o pagamento. Ele é feito exclusivamente pelo Paypal ou pelo Moip, empresas rigorosamente seguras.
Leia mais: Se você quiser conhecer algumas dicas sobre como realizar compras online com segurança, nós preparamos um artigo. Além disso, você pode saber um pouco mais sobre cibersegurança nesse artigo.
Gostou do nosso artigo sobre a Estante Virtual? Saiba mais novidades no nosso site Compara Plano. Não deixe de nos visitar.