A recarga programada é um recurso oferecido pelas operadoras de telefonia móvel e televisão por assinatura para facilitar a vida dos clientes da modalidade pré-paga. Basicamente, o serviço realiza a recarga no seu plano automaticamente e evita que você tenha que se preocupar com o vencimento dos créditos ou fique sem suas franquias.
Neste artigo vamos explicar como funciona a recarga programa de cada uma as operadoras que possuem esse recurso. Também vamos mostrar como contratar esse serviço e realizar o cancelamento quando optar por não seguir mais com as recargas automáticas.
Leia mais: Guia com as melhores séries da TV por assinatura.
Com funciona a recarga programada?
Com a recarga programada o usuário de planos pré-pagos, seja de celular ou TV por assinatura, tem a praticidade de não precisar se preocupar em fazer recargas manualmente.
Para isso, basta informar um cartão de crédito válido, o valor que deseja recarregar periodicamente ou o pacote de canais que deseja contratar. Dessa maneira, o saldo será creditado na sua conta, e os planos ativados automaticamente todo mês.
Recarga automática SKY
Ficar sem assistir ao seu programa favorito ou acabar perdendo uma partida de futebol importante porque esqueceu de colocar créditos na sua televisão pré-paga são inconvenientes por que ninguém quer passar. Pensando nisso a SKY criou a primeira recarga programada em planos de TV por assinatura.
Para ativar o serviço é preciso ter um cartão de crédito válido, no qual será debitada a cobrança das recargas, e escolher um dos pacotes de TV conforme as suas necessidade e preferência.
A contratação do serviço pode ser feito de três formas diferentes.
Lojas SKY
A primeira maneira de contratar a recarga programada SKY é ir pessoalmente até uma loja física da empresa e solicitar o serviço. Você deve ser o titular do contrato e do cartão de crédito e apresentar seu documento de identificação.
Contato por aplicativo
Uma das formas mais práticas de ativar o recurso é através do aplicativo SKY Recargas. Você deve primeiro baixar e instalar o app e fazer login com seus dados de usuário.
No menu principal da plataforma vá até o menu de recarga programada e selecione entre as alternativas de plano com o qual você deseja ativar o serviço. Você deverá optar por Smart, Master, Advanced ou Digital.
Contratação de recarga programada por telefone
Se não quiser baixar o aplicativo ou ir até uma loja física, você também pode entrar em contato com a operadora por telefone em um dos números 10611 ou 4004-3990.
Depois de escutar a introdução da chamada, solicite falar com um atendente e informe que deseja contratar a recarga programada. Em seguida, você deverá escolher entre as opções oferecidas e passar os dados do seu cartão de crédito.
Prazo para ativação de pacotes
Após a efetivação da recarga, a SKY tem um prazo de 24 horas para que o sinal da sua TV seja liberado. Por isso, fique atento, e se a programação não estiver funcionando neste tempo entre em contato com a operadora através de algum dos seus canais de atendimento ao cliente.
Pacotes de recarga programada SKY
A SKY oferece aos seus clientes quatro alternativas de pacotes com recarga programada. As opções variam de tarifas, tipos de recarga e número de canais na grade de programação. Confira quais são os pacotes disponíveis antes de solicitar o serviço.
Plano Smart
Possui três opções distintas de recargas, que podem ser de 15 dias por R$34,90, de 30 dias por R$54,90 ou, ainda, de 60 dias por R$81,90. Oferece 102 canais de notícias, esportes, programação infantil, filmes, além de 52 canais de áudio.
Pacote Master
Nesse plano são duas possibilidades de recarga, sendo por 15 dias R$53,90 ou por 30 dias R$84,90. O cliente terá acesso a 138 canais de programação variada, sendo os mesmos do pacote Smart, mais alguns adicionais.
Pacote Advanced
Esse plano tem a opção apenas de recarga mensal, que custa R$106,90. São disponibilizados 161 canais, sendo todos do plano Master mais adicionais de filmes e séries.
Pacote Digital
Nesse pacote, o mais simples em termos de grade de programação, o cliente terá acesso a dois tipos de recargas, sendo mensal por R$16,90 ou anual por 12X de R$9,90.
O plano tem como particularidade a disponibilidade de sinal digital de todos os canais abertos. Ou seja, não oferece os canais de TV por assinatura, mas sim uma melhora no sinal de Globo, Band, Record, SBT, etc.
Como cancelar a recarga programada SKY
Se o cliente que contratou a recarga programada SKY desejar interromper o recurso, poderá optar pelo cancelamento a qualquer momento. O serviço não possui tempo mínimo de fidelidade, por isso não há cobrança de qualquer multa ou taxa pela desistência da compra automática de créditos.
Para realizar o cancelamento, é necessário ligar para o número 106 11 e falar com um atendente, que irá processar a sua solicitação.
Cancelamento automático de recarga programada
A única maneira de ter um cancelamento de recarga programada na SKY é se o seu cartão de crédito não tiver limite disponível no momento da cobrança.
Caso isso aconteça, a operadora entrará em contato para avisá-lo e seguirá tentando creditar o valor do pacote contratado diariamente, por um período máximo de 60 dias.
Se após esse tempo a cobrança não puder ser efetivada ou você não atualizar os dados do cartão de crédito, a contratação do serviço será cancelada.
Para voltar a utilizar o recurso, será necessário repetir o procedimento de contratação desde o princípio.
Como cancelar recarga programada de operadoras de telefonia móvel
As quatro principais operadoras de telefonia móvel do Brasil também oferecem a seus clientes o serviço de recarga programada. O recurso é voltado para usuários de planos pré-pagos e segue nos pacotes de celular segue o mesmo princípio do que é aplicado à TV por assinatura.
Veja como cancelar o serviço, caso tenha feito a contratação com a sua operadora. Nenhuma das empresas cobra taxas ou multas pelo cancelamento.
Vivo
O recurso oferecido pela Vivo pode ser cancelado através do site da operadora ou pelo aplicativo Meu Vivo. Em qualquer um dos casos você deve localizar a opção Recarga Programada nos menus principais e selecionar a opção de gerenciamento do serviço.
Dentro dessa aba estará a opção de cancelamento. Se tiver qualquer dificuldade com o procedimento, você também poderá entrar em contato diretamente com um atendente através do canais de atendimento Vivo.
Oi
Se você é cliente Oi e quer cancelar o recurso, pode entrar em contato pelo telefone pelos números *880 ou *3000. Ainda, é possível fazer a solicitação por SMS enviando a palavra Cancelar para o número 3000.
O cancelamento também pode ser feito pelo aplicativo Recarga Oi se você já possui cadastro como cliente.
TIM
Na TIM a recarga programada por ser cancelada por telefone, através do número *244, ou ainda acessando o menu Meu TIM pelo site ou aplicativo da operadora.
Você sabia que a TIM tem um serviço de recarga pelo Whatsapp? Veja como usar essa facilidade.
Claro
Até o momento a operadora Claro não disponibiliza o cancelamento de recarga programada pelos canais virtuais. Sendo assim, para finalizar a utilização do serviço é necessário entrar em contato com um atendente através do número 1052.
Nesse outro artigo te contamos como funciona o SOS Recarga Claro, para o caso de necessitar de créditos emergencialmente e não contar com nenhuma forma de fazê-lo naquele momento.
Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais
Leia outras conteúdos do nosso blog se quiser estar sempre bem-informado sobre os principais assuntos do mundo da tecnologia. Estamos muito felizes em te ver por aqui.