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Saiba como funciona a Ouvidoria Claro

Quem possui um plano de celular com alguma operadora sabe que normalmente acontece alguma coisa fora da ordem. Seja no sinal, na cobrança, no serviço prestado, enfim, quase sempre há algum item que precisamos acertar com a operadora. No caso da Claro, o serviço de Ouvidoria Claro é específico para isso.

Faz pouco tempo que a Claro anunciou a incorporação da NET e, com isso, agora quem é cliente NET pode contar também com todos os canais de atendimento da operadora Claro.

Mas, você sabe quando deve entrar em contato com a Ouvidoria? É importante saber que essa é a última instância no atendimento ao cliente.

Leia mais: Conheça planos da Claro, melhor operadora de internet do país

Ouvidoria Claro

A Ouvidoria Claro basicamente é a ouvidoria que lida diretamente com a resolução de problemas envolvendo os usuários, nos casos em que você não consegue resolver a sua questão ao entrar em contato com a central de atendimento da operadora.

Portanto, esse é o canal que você busca para fazer uma nova reclamação quando os outros meios de contato não resolvem o que você precisa o mais rápido possível.

Por isso, antes de procurar a ouvidoria, é importante que você entre em contato com a central de atendimento da empresa e use a ouvidoria somente em último caso.

Explicando as diferenças entre SAC e Ouvidoria

SAC e Ouvidoria não são a mesma coisa. E é bem comum que os consumidores não entendam a diferença entre os dois.

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é a forma direta de comunicação entre cliente e empresa para a resolução de problemas e dúvidas.

Por outro lado, a ouvidoria é um canal mais amplo do atendimento ao consumidor, que funciona como se fosse um coletivo de possibilidades que o cliente pode acessar, inclusive em órgãos de defesa do consumidor, antes de entrar de fato com um processo na justiça contra a empresa.

Entrar em contato com a ouvidoria deve ser a última tentativa de comunicação do cliente com a empresa antes de um processo judicial ser iniciado.

Para ter acesso à ouvidoria, um cliente precisa primeiramente entrar em contato com o SAC. Se o atendente do SAC não solucionar o problema, então ele deve entrar em contato com a ouvidoria. Finalmente, se o canal de ouvidoria não resolver o problema, o cliente deverá acessar o órgão regulador da categoria ou ir à justiça para garantir seus direitos.

Assim sendo, podemos entender a ouvidoria como a última instância dentro da empresa que lhe presta o serviço, a quem devemos recorrer quando não há mais meios de conversa e comunicação nos canais mais comuns.

Outros canais

Antes, então, de entrar em contato com a Ouvidoria Claro, saiba como você deve tentar resolver seus problemas em outras esferas primeiramente. Para isso, a Claro oferece alguns canais específicos para lhe ajudar:

Por meio desses telefones da Claro você consegue contratar serviços, recarregar os créditos do seu celular, tirar dúvidas sobre o serviço de televisão e de internet banda larga Claro, alterar dados cadastrais, fazer cancelamentos ou reclamações, além da solicitação da segunda via do boleto.

Saiba como entrar em contato com a Ouvidoria Claro

Você poderá entrar em contato com a Ouvidoria Claro caso seu contato com os canais de atendimentos de serviços não tenham sido satisfatórios.

Mas, para isso, sempre é bom ter o protocolo de atendimento em mãos. Através desse número você terá atendimento para telefonia móvel, para telefonia fixa, banda larga ou TV.

O primeiro passo para fazer uma reclamação na Claro é usando a própria Central de Atendimento da operadora (discando 1052). Caso isso não seja suficiente, você deve ter o protocolo de atendimento em mãos e fazer o contato com a ouvidoria diretamente pelo Minha Claro.

A partir daqui você deve seguir esse passo a passo: acesse a área de clientes com o seu login e senha, informe o número do protocolo e o problema, aguarde o retorno por telefone ou pelo email cadastrado no sistema.

O prazo de resposta é de 5 dias úteis. Se, mesmo assim, a sua questão não for resolvida, você pode fazer uma reclamação na Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, que supervisiona as operadoras de telefonia no Brasil.

Esse espaço na Claro serve para você dar alguma sugestão, fazer uma crítica ou até mesmo um elogio referente à prestação dos serviços ou reclamação não solucionada pelos outros Canais de Relacionamento.

No caso de reclamação, antes de entrar em contato com a ouvidoria, é necessário que você já tenha buscado solução junto à Central de Relacionamento da Claro e tenha aguardado o prazo informado para o atendimento de sua solicitação. Se for isso, não se esqueça: tenha sempre o protocolo de seu atendimento em mãos.

Se você optar por entrar em contato com a ouvidoria via telefone, fique atento, pois ela funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h.

Ouvidoria Claro via App

Bem, se o seu caso é realmente a ouvidoria, você pode entrar em contato com a Claro Ouvidoria pelo canal de autoatendimento Minha Claro de duas maneiras: primeiro, pelo site, através da área de assinantes, ou pelo aplicativo, que está disponível para Android e iOS.

O prazo de resposta da Ouvidoria para qualquer solicitação é de cinco dias úteis. Por isso, fique atento aos seus telefone e email depois de mandar uma mensagem para lá.

Caso você precise, vale a pena lembrar os outros telefones da Claro para tentar resolver o problema antes de contatar o canal.

Redes sociais

É óbvio que uma empresa de comunicação não iria deixar de estar atuante nas redes sociais. Então, caso você não goste de tratar dos seus problemas pelo telefone e também não gosta de mandar SMS, você pode entrar em contato com a Claro nas principais redes sociais e por lá tentar resolver sua dúvida, sua pendência.

No Facebook, a Claro é encontrada como “ClaroBrasil”. Já no Twitter, não esqueça de colocar a arroba, assim, @ClaroBrasil. Para o Instagram vale a mesma dica, @ClaroBrasil.

Além dessas opções, você também pode ir a alguma loja física da Claro para tentar resolver seu problema. A operadora dá muitas opções para o cliente entrar em contato em muitas plataformas diferentes. Esse é um bom sinal de quem está empenhado em solucionar as questões de seus clientes.

E, como vimos, a Claro opta por segmentar em vários canais seu atendimento para os diversos tipos de serviço que a empresa oferece. Portanto, o cliente que procura entrar em contato com a Claro já não perderá tempo para ser destinado até o ramal que cuida especificamente daquele serviço desejado.

Agora, é importante falar também que, se o seu problema não foi resolvido em todas as esferas oferecidas pela Claro e nem mesmo a Ouvidoria Claro deu conta da situação, o poder público está aí para te ajudar na fiscalização do mau atendimento.

Procon

Os Procons são órgãos vinculados aos governos estaduais que atuam na defesa dos direitos dos consumidores. Os procedimentos variam de acordo com os estados, mas há características comuns. Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer reclamações, que devem ser oficializadas por meio do site consumidor.gov.br ou presencialmente nas sedes e postos de atendimento.

Não há cobrança de taxas para o auxílio, e alguns Procons possuem sistemas próprios para receber reclamações pela Internet.

Os órgãos atuam em qualquer relação de consumo, com algumas exceções. Para fazer a reclamação, é preciso apresentar documento de identificação, comprovante de residência, comprovante da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato) e outros documentos (como boleto, garantia etc…).

Leia mais: Saiba qual é o melhor plano de celular para redes sociais

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